A CARREGAR

Type to search

Exposição de Camélias e Orquídeas em Sintra

No fim de semana de 21 e 22 de fevereiro, a Parques de Sintra promove a exposição “Camélias e Orquídeas em Sintra”, em parceria com a Associação Portuguesa de Camélias (APC) e o Clube dos Orquidófilos de Portugal (COP). A exposição realiza-se no Terreiro em frente ao Palácio Nacional de Sintra, com entrada gratuita, e tem como objetivo promover o valor botânico associado às Camélias e Orquídeas em Sintra.

Crédito Jonas Tavares

Crédito Jonas Tavares

A vertente do evento relativa às Camélias conta com a participação das Quintas Históricas de Sintra e com os sócios da APC e da Sociedade Española de la Camelia, para além da habitual representação das Camélias dos parques e jardins sob gestão da Parques de Sintra. Assim, no Terreiro em frente ao Palácio de Sintra, será possível observar os melhores exemplares de Camélias de cada um dos participantes, bem como as cultivares vencedoras do concurso que, através da avaliação de um júri especialista na matéria, identificará as melhores.

Crédito Jonas Tavares

Crédito Jonas Tavares

O evento (que em anos anteriores apenas incluía Camélias) ganha este ano uma nova cor e dimensão com a mostra de Orquídeas neste certame de flores delicadas. A Parques de Sintra associou-se ao COP, cuja existência tem como objetivo a promoção e divulgação das orquídeas como hobbie em Portugal. Em Sintra, este hobbie tem despertando grande interesse, quer através do cultivo de pequenas coleções pessoais de orquídeas, quer através da participação em workshops e encontros de orquidófilos. Haverá também a possibilidade de comprar orquídeas de produtores nacionais e estrangeiros.

Crédito Gerald Luckhurst

Crédito Gerald Luckhurst

Em simultâneo com a exposição, decorre o concurso para distinguir a “Melhor Camélia 2015” e a “Melhor Camélia Portuguesa”. Os vencedores são anunciados no sábado (21 de fevereiro), às 15h00, pelo administrador delegado do Conselho de Administração da Parques de Sintra, Dr. Manuel Baptista; pela presidente da APC, Dr.ª Eduarda Paz; e pelo presidente do COP, Dr. José Santos.

Nesta altura será também divulgado um pequeno vídeo encomendando pela Parques de Sintra e realizado pela Aidnature sobre as Camélias do Parque da Pena, alvo da distinção como Jardim de Camélias de Excelência pela International Camellia Society, em 2014.

Para além das Camélias e Orquídeas em exposição, estas também estarão à venda no local, assim como outros produtos derivados destas flores como óleos, sabonetes e compotas, entre outros.

Crédito José Santos

Crédito José Santos

Atividades paralelas

O dia 21 de fevereiro (sábado) é dedicado às orquídeas. Na Sala Manuelina do Palácio Nacional de Sintra, tem lugar um ciclo de quatro palestras sobre vários temas da orquidofilia: desde as orquídeas silvestres existentes no nosso país às orquídeas exóticas originárias de países longínquos, as suas características, o seu cultivo e os seus segredos. As palestras realizam-se às 11h00, às 12h00, às 14h00 e às 15h30.

A 22 de fevereiro (domingo), entre as 15h30 e as 17h30, decorre o workshop “Camellia Sinensis – Origem e Sabor do Chá”, nos Aposentos da Rainha D. Maria Pia, no Palácio Nacional de Sintra, pela especialista em chá, Nina Gruntkowski.

Os participantes aprenderão sobre a história do chá e as zonas em que é produzido, as diferentes variedades, a cultura e a cerimónia do chá do Japão. Numa segunda parte, haverá uma degustação de 4 qualidades de chá (chá branco, chá verde puro, mistura de chá verde com erva-príncipe e chá tostado).

Ambas as atividades requerem inscrição prévia para o endereço de email comercial@parquesdesintra.pt ou pelo telefone n.º 21 923 73 00.

 

PROGRAMA:

Crédito Jonas Tavares

Crédito Jonas Tavares

Exposição “Camélias e Orquídeas em Sintra” (entrada livre):

Terreiro em frente ao Palácio Nacional de Sintra

Sábado, 21 de fevereiro, 15h00 – 17h30

Domingo, 22 de fevereiro, 10h00 – 17h30

 

Anúncio dos vencedores do concurso “Camélias em Sintra” (entrada livre):

Terreiro em frente ao Palácio Nacional de Sintra

Sábado, 21 de fevereiro, 15h00

 

Workshop “Camellia Sinensis – Origem e Sabor do Chá”:

Aposentos da Rainha D. Maria Pia, Palácio Nacional de Sintra

Domingo, 22 de fevereiro, 15h30 – 17h30

Oradora: Nina Gruntkowski

Tarifário: 10€/participante (inclui acesso ao Palácio Nacional de Sintra)

Mínimo de participantes: 10

Inscrição prévia (até 18 de fevereiro): comercial@parquesdesintra.pt; +351 21 923 73 00

 

Crédito José Santos

Crédito José Santos

Ciclo de palestras sobre orquídeas (entrada livre):

Sala Manuelina do Palácio Nacional de Sintra

Sábado, 21 de fevereiro às 11h00, 12h00, 14h00 e 15h30

Tarifário: gratuito

Inscrição prévia (até 18 de fevereiro): comercial@parquesdesintra.pt+351 21 923 73 00

 

 

 

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo