A CARREGAR

Type to search

Concluído o projeto de recuperação das Estufas da Quinta da Pena

A Parques de Sintra concluiu recentemente o projeto de recuperação das Estufas da Quinta da Pena, localizadas no Parque da Pena, com um investimento de aproximadamente 325 mil Euros ao longo de 8 meses. Este incluiu o restauro das duas estufas de trabalho e da estufa principal, a requalificação dos patamares onde estes edifícios se situam e a instalação de uma ferramentaria e área técnica de envasamento.

Numa fase posterior, nesta mesma área, o aviário será restaurado, a casa de jardineiro adaptada a cafetaria, e serão instalados edifícios semienterrados que darão lugar a uma loja, instalações sanitárias para o público e áreas técnicas para a caldeira de aquecimento e lixos.

3_Estufas_Parque_da_Pena_lowres_creditos_PSML_Wilson_Pereira

A recuperação das três estufas foi realizada de acordo com os planos de construção originais, tendo as suas funções sido mantidas. As coberturas, com estrutura de madeira e telhas de vidro individuais, em ruína, foram recuperadas com os mesmos materiais e dimensões. O mesmo sucedeu com os rebocos e pavimentos à base de saibro e cal. Os viveiros foram limpos e tratados e o seu sistema de águas original reposto em funcionamento, alimentado por água proveniente de minas do Parque da Pena. Na estufa principal, a caldeira existente foi restaurada e musealizada. Os antigos tubos de ferro do aquecimento central, demasiado corroídos, foram substituídos por novos do mesmo material e diâmetro. As caleiras, em alvenaria cerâmica revestida a reboco estanhado, foram recuperadas. Foi também reposto no interior da estufa o sistema de prateleiras de exposição de vasos, em cantaria. No patamar da estufa principal, os muros foram recuperados e os caminhos infraestruturados e adaptados ao acesso de pessoas com mobilidade condicionada.

2_Estufa_Parque_da_Pena_lowres_creditos_PSML_Wilson_Pereira

As pérgolas em madeira foram reconstruídas e efetuaram-se também intervenções de arboricultura para limpeza das árvores existentes. O projeto incluiu ainda a requalificação dos espaços exteriores envolventes, nomeadamente o jardim de azáleas.

No interior da estufa de exposição foi plantada, em vasos, uma coleção de orquídeas, begónias, bromélias, plantas carnívoras, plantas suculentas e fetos, dando-se especial destaque a espécies autóctones com estatuto de conservação prioritário, como o feto-folha-de-hera (Asplenium hemionitis), o feto-do-botão (woodwardia radicans) ou a carnívora Pinguicula lusitanica. Nos estufins foram reproduzidas variedades portuguesas de hortícolas, a aplicar na horta da Quinta da Pena, e espécies para reposição de canteiros no interior do Parque, nomeadamente os gerânios, que eram muito usados no século XIX.

1_Estufa_Parque_da_Pena_lowres_creditos_PSML_Wilson_Pereira

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo