A CARREGAR

Type to search

17H30 Conferência de Abertura

Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima

Emanuel Trueb, Presidente da World Urban Parks

Francisco Bergua Vizcarra, Presidente da Associação Espanhola de Parques e Jardins Públicos (AEPJP)

Sr.  Abu Camará,  Secretário de Estado do Território de Guiné-Bissau

18H00 Assinatura do Protocolo de Geminação da Região de Cacheu com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho

18H30 Inauguração da Feira dos Espaços Verdes de Ponte de Lima 2015 com Verde de Honra

1432671223728

O presidente da câmara de Ponte de Lima,  Victor Mendes,  salientou a importância para a economia local da indústria ligada aos jardins,  tanto o Festival Internacional de Jardins como espaços como a Lagoa de Bertiandos que abra êmbolo milhares de visitantes todos os anos.

O presidente agradeceu ainda a todos que colaboraram tanto na candidatura de Ponte de Lima para receber o congresso World Urban Parks e a todos os que ajudaram a tornar esta iniciativa uma realidade.

1432671222941

Mencionou ainda que esta primeira feiras de espaços verdes é uma de muitas,  dando a entender que no futuro se iram realizar iniciativas semelhantes neste sector.

Emanuel Trueb,  vice-presidente da World Urban Parks,  antiga IFRA, pela primeira vez apresentada em Ponte de Lima agradeceu à organização salientado também a importância da renovação de imagem da instituição que era a IFRA.

Francisco Bergua Vizcarra,  salientou a importância deste tipo de iniciativas para troca de experiências entre profissionais e autoridades de diferentes países.

O Sr. Abu Camará,  da Guiné-Bissau, veio apresentar uma estratégia de cidades verdes e preservação da biodiversidade da região,  23% da região é reserva ecológica.  Há uma grande potencialidade de turismo de natureza,  também devido a estarem apenas a 4 horas da Europa. Neste momento há 4 cidades piloto onde estão a ser aplicadas estas estratégias de cidades verdes Bafatá,  Bissau,  Bolam,  Cachéu. O objectivo é aumentar a capacidade económica da população, melhorar a qualidade ambiente,  educação etc. foi de seguida apresentado todo o plano de como estas medidas iram ser aplicadas.

1432671223198

Foi ainda assinado o Protocolo de Geminação da Região de Cachéu com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho,  um protocolo de cooperação tendo em vista um crescimento sustentável de ambas as instituições. O Sr. Rui Gonçalves governador da região de Cachéu salientou a importância desta parceria para benefício de ambas as comunidades. O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho felicitou Ponte de Lima como organizadora deste evento,  e a importância deste tipo de iniciativas no seio da região do Alto Minho.

No final foi inaugurada a feira de espaços verdes,  uma iniciativa organizada pela APPPFN,  Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais.

1432671223478

Logos-Stihl-Viking

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo