A CARREGAR

Type to search

Começa hoje festival de artes de Viseu, Jardins Efémeros!

O festival de artes de Viseu, que se realiza entre 3 e 12 de Julho, escolheu a Luz como tema para a sua quinta edição e introduziu como novidade uma programação pensada também para os mais novos. É, portanto, uma Luz produtora de momentos únicos, uma Luz que celebra a cidade e a comunidade.

E assim acontece uma vez mais no Centro Histórico de Viseu que será transformado num grande jardim, este ano a lembrar os grandes espaços barrocos que adornavam palácios reais. Artistas locais, nacionais e internacionais a celebrarem as artes numa constante experiência com o público. Ao som, juntam-se as artes visuais, a dança, o teatro, as conferências, a arquitectura, as oficinas, os mercados, o cinema, a fotografia…

Jardins-Efémeros-2015

Na Casa do Sonho, crianças e jovens têm à sua disposição uma biblioteca e ludoteca construída pela comunidade viseense. É onde o Sonho começa e que ocupará um dos mais bonitos edifícios da Rua do Comércio (nº 94). Na Casa estarão todos os livros e jogos infantis recolhidos pelos comerciantes e oferecidos pelas gentes de Viseu, assim como, o trabalho de investigadores, cientistas, universidades e criadores do programa, aplicado a 43 actividades com mais de 1500 vagas em oficinas preparadas especificamente para as crianças. E as escolhas são muitas. Há sons para descobrir, cozinha saudável para saborear, momentos de relaxe, passos de dança para aprender, animação para fazer, fotografia, desenho, jogos, canções, convívio entre filhos e pais, entre vizinhos e visitantes…

Na Sé de Viseu, o pianista ucraniano Lubomyr Melnyk e, nos Claustros, a produtora Holly Herndon marcam presença com espetáculos únicos. Puce Mary, Quiltland, Caterina Barbieri e Eli Gras vão povoar musicalmente o Museu Nacional Grão Vasco. Há ainda para descobrir as composições de HOMO , Jonathan Saldanha e a criação única “Cidade Museu”, performance dirigida por Pedro Rebelo.

imagem-logradouro

Destaque ainda para a exposição “moderno & medieval camuflado” com curadoria de Miguel von Hafe Pérez com obras de Pedro Cabrita Reis, Mário Cesariny e Álvaro Lapa, entre outros, e com a participação especial de Eduardo Souto Moura, Da Alemanha chega uma peça aço inoxidável e aludibond cromado da autoria de Anita Ackermann, que celebra a Luz.

O Portal do Jardim destaca a oficina Vamos Criar o Nosso Jardim, que acontece dia 4 de julho,  que tem como objectivo primário a participação das pessoas (moradores, voluntários e crianças) na criação de um novo espaço verde de carácter público. A equipa participará na plantação de espécies ornamentais nas paredes do jardim e de espécies que constituirão as hortas. A realização da oficina para o segundo dia dos JE’15, 4 de Julho, permitirá que o público possa usufruir de um novo jardim nos restantes dias do evento. Durante os JE’15, sensibilizar-se-ão as pessoas para ajudar na manutenção do espaço, com acções de rega, vigília e limpeza, conferindo, assim, aos moradores e às pessoas que vivem aquele espaço, o sentimento de pertença. O espaço transcende, deste modo, o efémero, obtendo um carácter contínuo e duradouro.

4-600x400

Destacamos ainda na categoria de arquitectura A Contemporaneidade do Jardim Barroco, a marcação de eixos, de simetrias, as formas vegetais e topiária, os elementos escultóricos, as fontes de água e os partérres irão estar presentes na Praça D. Duarte ao longo da sua metamorfose, culminando este processo de transformação num Jardim Barroco contemporâneo. Ao longo da Praça, e através de um eixo longitudinal, é possível vivenciar a rigidez de formas e simetrias do Jardim Barroco. As plantas transformadas pela topiária irão criar túneis e passagens verdes por entre bolas, cones e espirais de plantas. No intermédio de alguns elementos verdes é possível encontrar esculturas e vasos característicos da época barroca, embora de uma forma reinventada. Elemento fundamental desta época é a água que estará representada por várias fontes incorporadas em cornucópias de vegetação ao longo da Praça.

Para além de outros eventos que constam deste program que poderá ter acesso neste LINK!

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo