A CARREGAR

Type to search

Open House Porto este fim-de-semana!

Iniciado há 23 anos em Londres o Open House é uma iniciativa que procura dar a conhecer a um público alargado uma diversidade grande de edifícios e infra-estruturas que pelo seu valor arquitetónico, pela sua função específica ou localização privilegiada, merecem toda a atenção. Sobre estes objetos arquitetónicos o Open House favorece uma abordagem única (e gratuita!) de visita revelando espaços quotidianamente inacessíveis ao público, proporcionando a construção de novas formas e ver e pensar a cidade.

unnamed

Abrangendo três cidades – Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia – O Open House oferece uma lista de cerca de 40 edifícios, cujas visitas contarão sempre que possível com os autores dos respetivos projetos ou de outros convidados familiarizados com a obra. Incluindo projetos de Álvaro Siza, Souto de Moura ou Rem Koolhaas, o Open House é também a oportunidade para dar a conhecer edifícios menos mediatizados mas não menos interessantes.

Da casa privada ao equipamento público, o Open House estimula um enquadramento histórico da cidade procurando no passado lições de transformação e adaptabilidade às exigências do presente. Edifícios históricos, recuperações, remodelações ou edifícios de raiz estiveram na base dos critérios de seleção mas também infraestruturas, como a refinaria de Matosinhos que, não sendo projetada por arquitetos, não deixa de oferecer pensar sobre a energia que faz mover as cidades.

A 1ª edição do Open House Porto marca a estreia de uma segunda cidade portuguesa no roteiro deste evento internacional que abrange trinta cidades em todo o mundo. De 4 a 5 de Julho, a arquitetura vai estar de portas abertas. Estão todos convidados a descobrir, de forma totalmente gratuita, um roteiro que vai desde casas privadas a teatros, passando por mosteiros e espaços industriais, entre outros. O público é convidado a criar o seu próprio itinerário e explorar a arquitetura e a cidade através de um novo olhar.

O que distingue este evento e que torna a experiência especial, é a possibilidade de visitar os espaços de diferentes formas: visita livre, acompanhada por assistentes ou através das visitas comentadas pelos autores e especialistas de diferentes áreas.

São ao todo 42 espaços que ilustram a riqueza e diversidade arquitetónica da Frente Atlântica do Porto, promovendo assim a proximidade entre o cidadão e os profissionais da arquitetura.

Depois de Londres, Nova Iorque, Praga ou Lisboa, é agora a vez do Porto juntar-se à Open House Family e abrir as portas de espaços extraordinários desde os clássicos à arquitetura contemporânea.

Descubra os 42 espaços AQUI!

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo