As plantas são geralmente vendidas em vaso e o preço varia de acordo com a sua dimensão. Nos centros de jardinagem são vendidas ao longo de todo o ano, o ideal é adquiri-las quando pode comprovar a cor das folhas e das flores.
Fáceis de transplantar podem permanecer no vaso em que foram adquiridas desde que tenham a proporção certa, a planta deve ser proporcionada entre as raízes e a parte aérea em relação ao vaso que a contém.
O ideal é serem adquiridas no início da sua estação vegetativa se quiser transplantá-las logo no jardim, sendo que as plantas que ainda não desenvolveram rebentos adaptam-se mais rapidamente.
Outros aspetos a ter em conta:
De forma a controlar o crescimento a planta em vaso deve ter um aspeto ordenado, compacto e mais uma vez proporcionado. Os caules murchos devem ser retirados.
É importante efetuar o controlo das raízes, vire o vaso para verificar se elas saem pelos furos de drenagem, é um sinal de que a planta está há muito tempo dentro do vaso e pode não reagir bem ao transplante.
Olhe para as folhas que devem ser frescas e de cores vivas, sem manchas ou parasitas, os botões se existirem devem ser numerosos e rijos.
As plantas com folhas amarelas ou manchadas devem ser evitadas, é sinal de deficiente nutrição e podem ressentir-se com o transplante.
Folhas enroladas é um sinal de parasitas que podem infestar o resto do jardim ou terraço.
Assegure-se que a planta não tenha caules ou folhas secas, porque podem estar doentes ou ter recebido pouca água.
No caso de adquirir pequenas árvores observe bem o tronco que deve ser robusto e suster-se sem tutor, o aparato radicular tem que estar bem desenvolvido criando o suporte suficiente.
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.