A CARREGAR

Type to search

Inauguração da Exposição “No Mundo das Invasoras” em Vila do Conde

No próximo dia 28 de janeiro, terá lugar a inauguração da exposição “No Mundo das Invasoras”, às 18h30 e haverá uma palestra proferida pelo Doutor Francisco Arenas (CIIMAR-UP) subordinada ao tema “UM NOVO OCEANO COM NOVAS CRIATURAS… A AMEAÇA DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS e das INVASÕES”, que decorrerá no  auditório, às 19h.

A exposição estará patente, nas nossas instalações, até 27 de maio e poderá ser visitada de segunda-feira a sexta-feira entre as 10h-12h30 e 14h-18h.

12418092_917846191596302_3427233329787426837_n

Sobre esta exposição:

A introdução destas espécies pode dar origem à predação ou competição com espécies autóctones.

As espécies invasoras são uma ameaça crescente em Portugal, ocorrendo em todo o Mundo em proporções alarmantes, afetando a diversidade biológica, as atividades económicas (agricultura, silvicultura e pesca) ou a saúde pública (causando doenças ou alergias).

As espécies invasoras são espécies exóticas, que se expandem naturalmente, sem a intervenção direta do Homem, em habitats naturais ou semi-naturais.

Muitas das espécies exóticas são a base da nossa alimentação e economia não causando problemas.

De todas as espécies exóticas que são introduzidas só uma pequena percentagem apresenta um comportamento invasor.

Esta exposição pretende dar a conhecer aos cidadãos os diversos grupos de espécies invasoras que têm impactos nocivos em Portugal e na Europa. Através de um conjunto de painéis, vídeos, jogos e atividades educativas, a exposição pretende sensibilizar todos os cidadãos para a problemática das espécies invasoras. Serão também abordadas medidas de controlo e utilizações positivas.

A exposição é dirigida a toda a população, desde o público escolar, crianças, adolescentes, estudantes universitários, cientistas e famílias.

São também disponibilizadas diversas atividades pedagógicas e visitas escolares/ associações/ATL/grupos adaptadas aos diferentes níveis de ensino.

Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde
Av. Marquês Sá da Bandeira, 320 | 4480-916 Vila do Conde
Tel: 252 637 002 | cmia@cm-viladoconde.pt
Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo