A CARREGAR

Type to search

Celebrar as hortas urbanas, a revolução verde preconizada pelo Minigarden começa a marcar o espaço urbano.

A facilidade com que se pode cultivar, colher e comer sabendo exatamente que contem cada uma das plantas hortícolas, ervas aromáticas ou frutos que estamos a ingerir começa a ter um peso cada vez maior e o conceito Minigarden tem contribuído para isso mesmo.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

A Horta Urbana instalada no espaço dos Coruchéus em Lisboa, fez 1 ano e foi o motivo do evento do passado dia 25 de Junho que incluiu um interessante programa.

A propósito do cultive você mesmo e coma saudável, assistimos à montagem do Kitchengarden, um sistema modular de 7 andares, verdadeira horta vertical.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

O segredo do cultivo está nos nutrientes que são adicionados á água e que contêm o alimento de que cada planta precisa para se desenvolver plenamente.

O kit vem completo e é muito fácil de instalar como demonstrou Mário Esteves que faz parte da equipa Minigarden e que acompanha desde o início esta horta urbana vertical em plena cidade de Lisboa

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Após a montagem do Kitchengarden seguiu-se a preparação duma salada feita pelo Chef Pedro Marques que aproveitando esta belíssima horta dos Coruchéus decidiu aí mesmo colher todos os ingredientes para confecionar a sua salada – espinafres, folha de beterraba, cebolinho, morangos, tomates cereja, amores-perfeitos a que acrescentou um queijo e o molho vinagrete. Destacou a importância da horta na autenticidade dos sabores.

salada 2

Um pormenor interessante que salientou é que o facto de algumas plantas estarem comidas pelos caracóis é positivo pois é sinal de baixo índice de poluição neste local.

Seguiu-se a apresentação da Drª Mariana Chaves, nutricionista e autora do Livro “A Dieta Única” que focou a importância da horta numa alimentação saudável.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

A Origem Cozinha Saudável fez as honras com a oferta de algumas bebidas aromatizadas, chás, sumo e bolo de laranja e chocolate.

A tarde terminou animada com sorteio de ofertas entre 3 dos participantes inscritos via página Minigarden no Facebook.

Mais sobre a Horta Vertical dos Coruchéus

Esta horta é uma iniciativa das Galerias Municipais da EGEAC e tem o objetivo de envolver a comunidade com a temática das hortas urbanas na cidade de Lisboa.

A equipa do Minigarden pretende que esta horta, que é já um sucesso junto das escolas, seja promovida e replicada, requalificando os espaços e mobilizando a sociedade civil para a importância do cultivo das plantas.

Está instalada na área do jardim de acesso condicionado do complexo cultural dos Coruchéus, um espaço público integrado no bairro de Alvalade, construído nos finais dos anos 60.

Através de programas e atividades, articuladas com as instituições locais do bairro, como as escolas e a academia sénior, a horta vertical acolhe pessoas de todas as idades. A instalação conta com rega e nutrição automatizadas.

Courgettes, cebolas, tomates, pimentos, pepino.... podem crescer numa pequena porção de terra.

Courgettes, cebolas, tomates, pimentos, pepino…. podem crescer numa pequena porção de terra.

As crianças tiveram um papel de relevo na plantação da horta, mostrando grande entusiasmo com esta atividade. Segundo os responsáveis por este projeto, “a aceitação das crianças, ao cuidar da horta, através de plantações ou recolha de ervas aromáticas, alfaces, etc.… para as suas refeições foi esplêndida!”

Inicialmente foram plantadas a maior variedade possível de plantas comestíveis (apelando ao lado didático) que, pelas suas características, se adequassem a este modo de produção e localização: dezenas de ervas aromáticas, alfaces, rúcula, agrião, nabo, rabanete, beterraba, couves, amores-perfeitos, cravos túnicos, pimentos, morangos, tomate cereja, etc.… Saiba mais em www.minigarden.pt

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo