A CARREGAR

Type to search

As minhas Plantas: Ameixoeira-dos-jardins

A Ameixoeira-dos-jardins (Prunus cerasifera Ehrh.) é uma pequena árvore com uma flor de grande beleza e elegância. Foi esta a principal característica que me atraiu para fotografar esta árvore que tem o início da floração no mês de Março e seu fim em Abril.
As imagens foram obtidas no Jardim do Cerco, em Mafra, onde existem cerca de 6 a 7 árvores situadas junto à famosa nora.

Os frutos são comestíveis, podendo ser doces e saborosos ou ácidos, muitas vezes usados em compotas.
Não tem exigências quanto ao tipo de solo, vegetando inclusivamente em solos pobres mas com humidade suficiente e bem drenados. Cresce, contudo, melhor em solos com uma camada superficial rica e em situação de boa exposição solar ou meia sombra. Resiste a secas médias, geadas, e alguma contaminação. Requer manutenção baixa e pode ser multiplicada por sementes ou por estacas; as variedades por enxerto.

Texto: Portal do Jardim e Serralves Fotografia: Vasco de Melo Gonçalves

Descrição
A ameixoeira-dos-jardins é um arbusto ou pequena árvore caducifólia, que pode atingir 8 m de altura. Os ramos são frequentemente espinhosos, os novos glabrescentes, verdes e lustrosos e tronco liso ou ligeiramente reticulado, de cor castanha-acinzentada. As folhas são simples, alternas, oblongas ou ovadas, de 2 a 7 cm de comprimento, com a margem serrada, com pequenos dentes pequenos e arredondados, afuniladas em ambas as extremidades, lisas e brilhantes na página superior e com nervuras pubescentes na página inferior. Esta variedade pissardii, possui as folhas avermelhadas e a casca do tronco mais escura. Apresenta floração precoce, ocorrendo antes das primeiras folhas, com muitas flores hermafroditas, solitárias ou aos pares, cada uma com 2,5 cm de diâmetro, constituídas por 5 sépalas, 5 pétalas, numerosos estames e ovário glabro, com estilete e estigma bem visíveis. Os frutos são drupas, lisas, elipsoidais ou subglobosos, de 2 a 3,5 cm de comprimento, de cor amarela, vermelha ou roxo escura.

Folha simples com margem dentada

Ficha

Espécie: Prunus cerasifera
Descritor: Ehrh.
Género: Prunus
Família: Rosaceae
Ordem: Rosales
Sub-classe: Rosidae
Classe: Magnoliopsida
Sub-divisão: Magnoliophytina (Angiospermae)
Divisão: Spermatophyta
Tipo de Reprodução: hermafrodita
Forma de Vida: árvore
Ínicio de Floração: março
Fim de Floração: abril
Perenidade: caducifólia
Inflorescência: solitária
Cor da Flor: branco
Tipo de Folha: simples
Inserção de Folha: alterna
Margem da Folha: dentada
Limbo da Folha: oblongo
Tipo de Fruto: drupa
Consistência do Fruto: carnudo
Maturação do Fruto: setembro

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo