A CARREGAR

Type to search

The Telegraph Garden de Andy Sturgeon no RHS Chelsea Flower Show de 2016

Texto: Catarina Gonçalves Fotografia: Lobo do Mar, D.R.

Com a aproximação de mais um RHS Chelsea Flower Show revisitamos o jardim The Telegraph Garden da autoria de Andy Sturgeon que ganhou medalha de ouro e foi considerado Best in Show na edição do anos passado.

Andy Sturgeon

Andy Sturgeon

Um dos mais reconhecidos designers a trabalhar em Inglaterra, Andy Sturgeon, teve o seu primeiro trabalho pós-graduação o designer de jardins David Stevens, ele próprio um vencedor do Best in Show no Chelsea, e inúmeros prémios e medalhas. Em 1989 Andy Sturgeon decidiu começar a trabalhar como freelancer.

Para fazer face às despesas, ele projetou durante a noite, e levou a cabo a manutenção de jardins durante o dia. A experiência de cuidar de relvados e glicínias foi inestimável mais tarde, mas Sturgeon admite que houve uma altura que precisava de fazer algumas alterações à sua carreira. “Eu era bem-sucedido. Logo, tinha funcionários e quatro carrinhas, mas após cinco anos a cortar relvados, eu estava aborrecido. “Quando era criança e crescia em Hinchley Wood, Surrey, Sturgeon tinha considerado ser veterinário. Mas isso nunca foi realmente colocado em prática, nunca estudei o suficiente.”

DSC_0149

Depois da escola secundária, Sturgeon “comecei na área da jardinagem em parceria com o meu irmão mais novo. Eu gostei da criatividade e da natureza física do trabalho ”

Matriculou-se num curso de paisagismo no Colégio Welsh de Horticultura, agora Northop College, em Flintshire, e trabalhou no jardim da Royal Horticultural Society, no Wisley.

SAM_4096

O sonho pós-Chelsea está em projetar jardins por todo o mundo no estilo que ele tem mostrado ano após ano, mas numa escala maior.

Inspirado pela magnitude dos eventos geológicos que deram forma e moldaram a paisagem ao longo de milhões de anos, este é um jardim sobre a perspetiva de tempo e escala. Lembra-nos do nosso próprio momento relativamente insignificante e fugaz na Terra.

SAM_4102

 

Bulbine frutescens 'Hallmark'

Bulbine frutescens ‘Hallmark’

 

Anigozanthus flavidus × rufus group

Anigozanthus flavidus × rufus group

 

O jardim representa uma “paisagem capturada”, no qual existe um espaço gentilmente ajardinado dentro de um cenário maior, mais selvagem. Placas de bronze dramáticas representam uma escala de montanha antiga, com um fluxo de água corrente no desfiladeiro. O plantio é quente e semiárido, uma comunidade de plantas que ecoam o chaparral da Sierra Madre na Califórnia ou matagal do sopé dos Andes do Chile.

O jardim destaca a necessidade de adaptar jardins aos seus ambientes e um futuro contra as mudanças climáticas.

Rhaphiolepis indica

Rhaphiolepis indica

Helianthemum 'The Bride'

Helianthemum ‘The Bride’

Euphorbia ceratocarpa

Euphorbia ceratocarpa

Destaque:

A Plurimármores situada na zona de Pêro Pinheiro – Sintra com mais de 20 anos no mercado.

A área de negócios é a importação e exportação de mármores, granitos, calcários, ardósias e outras pedras, para transformação e comercialização.

Nas suas instalações, um parque com mais de 1800m2, poderá encontrar desde o material em bruto (blocos, chapas) ao produto acabado (ladrilhos, degraus, cantarias) de medidas diversas que se destinam ao revestimento de pavimentos, paredes (interiores, exteriores, fachadas) cozinhas e casas de banho, assim como pedras para decoração de jardins.

Uma empresa Portuguesa que tem estado presente em alguns dos jardins do Chelsea Flower Show nomeadamente este da autoria de Andy Sturgeon. O ano passado participou no jardim The Outdoor Room, que fez capa da revista Tudo Sobre Jardins nº 32.

SAM_4095

 

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo