Bioblitz em Serralves, 15 a 21 de maio, entrada gratuita

Categorias: As Notícias, Eventos, Iniciativas

Tags: ,

Comentários: sem comentários | Partilhar!

15 de Maio de 2017até21 de Maio de 2017

1704_bioblitz_j2_71005639058f89e386309eSerralves apresenta, de 15 a 21 de maio, a 4ª edição do Bioblitz, uma inventariação relâmpago de espécies de animais e plantas do Parque, de entrada totalmente gratuita e aberta a famílias, professores, alunos e a todos os que queiram descobrir os segredos da biodiversidade do Parque de Serralves. Ao contrário de uma inventariação científica, que é limitada a biólogos e cientistas, o Bioblitz é aberto a todos. É uma oportunidade única de contribuir para aumentar a lista de espécies identificadas, trabalhar lado a lado com investigadores e conhecer melhor a fauna e flora de Serralves.

O Bioblitz é um momento marcante na programação anual de Serralves, uma iniciativa ímpar em Portugal, que atrai milhares de visitantes e que tem um papel fundamental na educação e sensibilização dos públicos para o ambiente e a biodiversidade.

Em 2017 o Bioblitz continua a crescer. Nesta quarta edição são dois os dias abertos a todos os públicos, 20 e 21 de maio, sábado e domingo. Nestes dias as atividades do Bioblitz, todas gratuitas, são abertas a todas as famílias, que podem viver uma aventura à descoberta da biodiversidade do Parque de Serralves. À semelhança do que aconteceu em 2016, também este ano o Bioblitz tem uma semana inteira dedicada às escolas, de 15 a 19 de maio, em que alunos e professores podem participar, de forma gratuita, nas atividades propostas.

O programa completo do Bioblitz 2017, inclui as atividades que decorrem em cada uma das seis Estações de Inventariação distribuídas pelo Parque, correspondentes a outros tantos grupos biológicos: Aves, Anfíbios e Répteis, Micromamíferos e Morcegos, Insetos, Plantas (árvores e arbustos e briófitas) e ainda Cogumelos.

O programa inclui saídas de campo conduzidas por investigadores especializados do CIBIO-InBIO, que permitem aos públicos ficar a conhecer o trabalho realizado por cientistas na área da inventariação da biodiversidade. Os públicos serão também desafiados a realizar atividades em autonomia, com recurso a kits de monitorização de espécies. Será possível identificar animais e plantas, inventariá-las e registar os dados na plataforma online de Serralves “Biodiversidade e Ambiente”.

O Bioblitz oferece também aos seus visitantes um programa de oficinas educativas (que enquadram os temas da Biodiversidade de forma lúdica e divertida) e o BioQuiz, um jogo desafiante de perguntas sobre biodiversidade.

Na edição de 2017 associa-se mais uma vez ao Bioblitz, como mecenas exclusivo, a LIPOR, a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos produzidos pelos oito municípios que a integram: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde. A LIPOR é uma organização de referência na área do ambiente e do desenvolvimento sustentável e apoia o Bioblitz pelo seu papel relevante ao permitir o acesso de um maior número de pessoas à informação e às problemáticas do ambiente e da sustentabilidade.

O CIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Laboratório Associado) continua a ser parceiro científico de Serralves na organização do Bioblitz, sublinhando o papel deste evento na inventariação biológica e divulgação científica, através da presença de dezenas de investigadores associados que durante uma semana se juntam aos públicos para uma grande aventura de descoberta da fauna e flora do Parque de Serralves.

Mais informação AQUI!

Partilhar!
  • Facebook
  • Twitter
  • MySpace
  • Digg
  • Live
  • del.icio.us
  • Google Bookmarks
  • NewsVine
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Technorati
  • LinkArena
  • LinkedIn

Sobre o autor

O Autor

A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.

O que achou deste artigo?

Deixe o seu comentário!

nome
(obrigatório)
e-mail
(obrigatório) (não será mostrado)
website
comentário
 

Relacionados

Produtos Seleccionados

pub



Secções
em Destaque

As Dicas
Conselhos úteis!
Plantas Ornamentais
Rosas, Orquídeas e muito mais!

Junte-se
a nós!




PUB

Votação

  • Pensa adquirir ou já adquiriu algum equipamento a bateria para manutenção dos jardins?

    Ver Resultados

    Loading ... Loading ...

Jardineiros
online

  • 7 Jardineiros Online
  • Jardineiros: 6 Convidados, 1 Bot