A CARREGAR

Type to search

Agricultura cósmica

SAMSUNG CSC

Um terceiro protótipo da iniciativa de ciência civil AstroPlant fez sua estreia, na semana passada, no festival Border Sessions, na Holanda. A estufa da área de trabalho permite que as pessoas ajudem a coletar dados sobre potenciais culturas para crescer no espaço.

Assim como a agricultura revolucionou a colonização humana na Terra, também será um fator crucial no espaço. Mas primeiro precisamos de dados.

O Micro-Ecological Life Support System Alternative (Sistema Alternativo de Suporte à Vida Micro-Ecológica), ou MELiSSA para abreviar, trabalha há mais de 27 anos para criar ecossistemas para astronautas. Estão a aperfeiçoar o modo como microrganismos, produtos químicos, catalisadores, algas e plantas interagem para processar resíduos e abastecer de forma permanente oxigénio, água e alimentos.

Para ajudar a acelerar o processo, a equipa está a recrutar cientistas civis com a iniciativa AstroPlant. A ideia foi concebida na conferência Border Sessions, em 2016, para pedir aos jardineiros, escolas, agricultores urbanos e outros entusiastas para sustentar sementes selecionadas pela equipa MELiSSA.

Em abril passado, mais de 40 participantes em toda a Europa realizaram uma troca de ideias sobre o protótipo e outros aspetos da iniciativa, incluindo a conceção de equipamento, interface de usuário e desenvolvimento de negócios. O resultado é o terceiro protótipo apresentado, na semana passada, à audiência da Border Sessions.

O AstroPlant é um laboratório de plantas equipado com sensores que acompanham todo o ciclo de crescimento. A temperatura do ar e da água, os níveis de humidade e a temperatura das folhas, entre outras estatísticas, são enviadas através de uma aplicação, juntamente com outros dados coletados pelo usuário. A equipa MELiSSA analisa, então, os dados da cultura para o potencial uso na agricultura espacial.

Uma campanha de “crowd funding” (financiamento por multidões) está prevista para setembro para financiar uma série de kits para os participantes interessados. A iniciativa espera eventualmente ter kits AstroPlant instalados nas escolas secundárias, como parte dos seus objetivos educacionais.

Saiba mais AQUI!

(via ESA)

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo