A CARREGAR

Type to search

Eranthis hyemalis conhecida por Acónito de Inverno

A plantar agora os bolbos que vão florir na  Primavera assinalando assim uma mancha dourada no final do Inverno.

As flores são parecidas com narcisos e as duas espécies mais comuns de Eranthis a E.hyemalis e a E.ciclicidus são muito parecidas. A primeira tem flores com 2 cm de largura a 2ª tem flores maiores com 4 cm e folhas mais estreitas verde-bronze.

winter-aconite-720790_1920

Fácil de cultivar e resistente a doenças  com capacidade de auto propagação, requerem solo húmido e bem drenado. Deve ter cuidado com as lesmas e caracóis que gostam muito das folhas desta planta. Se não forem muitos pode retirá-los com a mão ou em alternativa colocar pratinhos de cerveja à volta da base das plantas.

moluscicida KBNo mercado existem alguns produtos moluscicidas eficazes nomeadamente da gama Naturen Limex vocacionado para jardins e hortas familiares. Tem a vantagem de ser utilizável em agricultura biológica.

Logo no início do Outono plante no jardim debaixo dos arbustos  tendo assim a sombra de que necessitam. Nos jardins de rocha ou nas sombras junto aos muros aproveitam o calor refletido pelas rochas e pedras e florescem rapidamente.

Também se encontram nos pequenos bosques o seu ambiente mais natural, preferem solos alcalinos (calcários), podem formar pequenos tapetes ao longo de carreiros e na base de árvores caducas. Também se naturalizam facilmente num relvado e ficam bem junto de outros bolbos com flor no Inverno e no início da Primavera como os Galanthus.

Florescem bem em vasos no caso de ter uma varanda ou um pátio.

winterling-275030_1920

No final do Verão ou início do Outono escolha tubérculos rijos e não secos, antes de os colocar na terra dê um banho de água fria durante a noite. Para ajudar pode lançar algumas pedras de forma natural assinalando as zonas onde pretende plantar os tubérculos. Para cada um deles cave um buraco com 15 cm de profundidade e encha-o com 8 cm de terra . A colocação nos buracos deve ser de forma lateral assim  quando crescerem voltam-se para cima. Enchas os buracos junte revestimento vegetal. Se o clima for seco regue novamente o solo. Para a plantação  ser bem sucedida mantenhas as herbáceas afastadas dado que o Eranthis não consegue competir com as plantas que retiram humidade ao solo.

Eranthis

No início da Primavera quando em plena floração pode transplantar o que ajuda a enraizar rapidamente.

No Verão não deixe secar o solo. Regue e cubra o terreno para reter a humidade.

Estas plantas podem atingir alturas entre 8 e 20 cm e larguras entre os 5 e os 10 cm.

winterling-275024_1920

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo