A CARREGAR

Type to search

MySustainableForest, projeto europeu para novo futuro florestal

GMV_RGBrojo_negro

As florestas são os pulmões do nosso planeta, mas o seu papel não é apenas fundamental para o ambiente, pois a sua repercussão social e económica tem um peso cada vez maior. Os benefícios diretos que se extraem delas são tão significativos como os indiretos, sendo por isso uma necessidade de primeira ordem, a nível mundial, conservá-las e dar-lhes uma utilização responsável.

Cerca de 40% da superfície da Europa é ocupada por floresta e há duas décadas que se tem vindo a trabalhar em mecanismos, iniciativas, acordos e políticas em prol de um equilíbrio dos ecossistemas florestais.

É imprescindível um marco político, mas é ainda mais importante pôr em prática as iniciativas. O dia 21 de Novembro de 2017 foi uma data de extrema importância e que marcou um ponto alto rumo a um desenvolvimento mais sustentável e eficiente em matéria florestal. Neste mês de Novembro, fez-se o lançamento oficial de um dos projetos mais ambiciosos do panorama europeu: MySustainableForest.

Trata-se de uma iniciativa de inovação cujo propósito consiste em integrar tecnologia e ferramentas de observação da Terra na gestão florestal, com o objetivo de fomentar uma utilização mais sustentável.

Um dos pontos centrais deste plano é o programa Copernicus de observação e monitorização da Terra, liderado pela Comissão Europeia. O Copernicus usa dados de vários satélites, incluindo a família de satélites “Sentinel” que prestam serviços desde 2014, salvaguardando os ecossistemas e a segurança da cidadania, antecipando possíveis desastres naturais ou catástrofes. Estes satélites estão a ser desenvolvidos e lançados faseadamente sendo que se prevê que sejam mais de 20 satélites em 2030.

A avaliação de biomassa, a elaboração de mapas de qualidade da madeira, o desenvolvimento de uma estratégia tendo em conta as alterações climatéricas e a deteção de vulnerabilidades são, entre outras, as aplicações que se desenvolverão durante a evolução deste projeto de investigação concebido a longo prazo e com uma duração de 36 meses.

Este projeto integra 11 entidades que trabalharão em conjunto num consórcio liderado pela GMV. A multinacional tecnológica GMV colaborará durante estes três anos com a sua filial no Reino Unido, com a empresa portuguesa The Navigator Company (Instituto de Investigação da Floresta e Papel: RAIZ), Instituto de Investigação Florestal croata (Hrvatski Sumarski Institut, CFRI), com a Universidade Florestal Empresarial de Mendel (Mendelova Univerzita V Brne, UFE – República Checa), com a Associação Florestal de Navarra (FORESNA), a Associação de Proprietários de Bosques da Lituânia (Lietuvos Misko Savininku Asociacija, FOAL), o Centro Nacional Francês de Proprietários Florestais (Centre National de la Propriete Forestiere, CNPF), a empresa espanhola Madera Plus (MADERA+), a Föra (também espanhola) e o Instituto Europeu Florestal (European Forest Institute, EFI).

Esta iniciativa insere-se no Horizonte 2020 que é o Programa-Marco de Investigação e Inovação da União Europeia e o financiador de projetos I+D+i em diferentes áreas de desempenho.

 

Sobre a GMV

A GMV é um grupo tecnológico internacional fundado em 1984 que opera a nível mundial nos seguintes setores: Aeroespacial, Defesa e Segurança, Cibersegurança, Sistemas Inteligentes de Transportes, Saúde, Telecomunicações e TI para a Administração Pública e grandes empresas. Em 2016, a GMV apresentou receitas superiores a 143 milhões de euros contando com uma equipa de cerca de 1.500 profissionais. Atualmente, a GMV tem filiais em Espanha, Alemanha, Colômbia, França, EUA, Malásia, Polónia, Portugal, Reino Unido e Roménia sendo que 65% da sua faturação resulta de projetos internacionais e 10% desse valor é aplicado em I&D. A GMV atingiu o nível 5 de CMMI (Capability Maturity Model Integration), o modelo de melhoria de processos mais prestigiado a nível mundial, e é detentora de numerosas patentes internacionais. A GMV é atualmente a principal fornecedora mundial de Sistemas Terrestre para operadores de satélites comerciais de telecomunicações, bem como líder Europeia no processamento do Segmento Terrestre de Sistemas de Navegação (EGNOS e Galileo). Adicionalmente, é a principal fornecedora de sistemas de comando e controlo C3I do Exército Espanhol e o principal fornecedor Ibérico de sistemas telemáticos para o transporte público. No sector das TIC, a GMV é considerada uma referência enquanto fornecedor de serviços e soluções avançadas de cibersegurança em redes IP, aplicações de mobilidade e aplicações para o setor público e desenvolvimento do e-Governement.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo