A CARREGAR

Type to search

Rabanetes Raphanus sativus

Dos legumes mais fáceis e rápidos de cultivar e muito apetitosos.

A vantagem é que toda a planta é comestível. As folhas jovens cozidas são ótimas e as flores dão um toque exótico às saladas.

radishes-1337056_1920

O rabanete de Primavera (desenvolvimento rápido entre 23 e 30 dias) tem cor vermelha, rosa ou branca, a forma é esférica, oval ou cilíndrica e o seu aroma é menos intenso que as variedades de Inverno.

São 4 grupos de variedades dos rabanetes de Inverno e que demoram mais tempo a desenvolver (entre os 45 e os 68 dias). Os denominados rabanetes Daikon têm raízes brancas e compridas e polpa branca adocicada.

Podem ser plantados entre filas de outros legumes como cenouras e alfaces. Se colocados em solos pesados deverão ser cobertos com areia para melhorar a drenagem e impedir a acumulação da água na base das plantas.

salad-2228890_1920

Plantação e Manutenção

radish-330206_1920

Distribua adubo por toda a zona a semear. Misture o adubo com a terra, revolvendo-a até 30 cm de profundidade. Ao longo de filas faça buracos de 3 em 3 cm . Coloque semente em cada um e cubra com a terra. Quando desenvolverem 1 a 2 folhas desbaste as plântulas. Mantenha o terreno húmido.

O cultivo dos rabanetes é uma tarefa que pode fazer com as crianças. Podem escolher as saquetas de sementes e participam na experiência desde o início. Sobretudo os de Primavera em que o resultado é visível mais rapidamente. Compre saquetes de diferentes variedades para ter colheitas na Primavera e no Inverno. Rejeite plantas que tenham dificuldade em enraizar. As sementes germinam facilmente.

plant-1146418_1920

Atingem altura de 8 a 20 cm de altura e de 5 a 15 cm de largura. Querem o sol direto e solo fresco e rico.

Deixe florir algumas plantas, as suas flores amarelas, cor de rosa ou brancas vão dar um pouco de cor à sua horta.

kitchen-garden-788629_1920

 

agriculture-1870017_1280

No início da Primavera semear os rabanetes primaveris assim que o terreno aquecer. Semeie todas a semanas de forma obter colheita continua; meados e final do Verão semeio os rabanetes invernais de modo a puder colhe-los antes que o frio comece a atrasar o crescimento.

No Outono deixe os rabanetes na terra. O ideal é assim que o frio começar, colocar alguma palha no solo, assim pode continuara a colher durante o Inverno.

radishes-1623915_1920

6864_Adubo_Legumes_Aromaticos_750G_Naturen_KBRecomendação

Recomendamos a utilização dos Adubos Granulados para legumes e aromáticas da Naturen. Utilizável em agricultura biológica, contem azoto de origem 100% orgânico. Aplicado no momento adequado em Março ou Abril, permitirá que a sua cultura de desenvolva da melhor maneira.

Fornecidos em Saquetas de 750 gr .

Para mais informações sobre a gama Naturen visite www.kb-jardim.pt

radishes-1485888_1920

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo