A CARREGAR

Type to search

Com flores espetaculares e algumas vezes perfumadas, crescem em arbustos do fim do Outono até ao Verão.

As flores variam quanto ao tamanho e forma mas detêm bonitas marcas contrastantes nas pétalas. Podem nascer solitárias ou em panículas grandes.

É um grupo muito apreciado porque contem milhares de híbridos e espécies. Caducifólias ou perenes, com flores das mais diversas cores. Podem chegar a grandes árvores com 25 m de altura ou serem apenas arbustos com pouco mais de 12 cm.

rhododendron-245633_1920

Todos exigem solos ácidos (sem calcário). Os rododendros têm uma enorme utilidade num jardim: as espécies alpinas anãs são as ideais para um jardim de rocha e os tipos maiores são excelentes para aquele recanto à sombra. As variedades mais compactas podem ser cultivadas em vaso num terraço, pode ser uma alternativa caso o seu solo não seja ácido.

Suporta temperaturas até -15° C mas é sensível à geada.

rhododendron-branco

Cultivo

Solo húmido com boa drenagem, solo ácido, idealmente com um pH de 4,5-5,5. Se possível colocar em local de sombra filtrada no entanto a maioria das espécies anãs toleram o sol direto. Não plantar muito fundo com o topo do torrão ao nível do solo, cobrir a terra todos os anos com folhas ou composto sem calcário.

Deve tirar com a mão as flores velhas e murchas torcendo ligeiramente para o lado, com cuidado para não danificar os novos lançamentos logo abaixo, que contém as flores do ano seguinte. Certifique-se de que a drenagem é boa para evitar o apodrecimento da raiz.

rhododendron-3345479_1920

Planta divide-se em 3 grandes grupos:

Rododendros arbóreos são plantas grandes, vocacionadas para parques e jardins. Perenes e rústicos ficam muito bonitos durante a floração e alguns têm casca igualmente bonita.

Azáleas caducifólias apresentam folhas de tamanho médio e flores pequenas. Apresentam tons Outonais muito bonitos. Na Primavera e início do Verão formam tufos de flores do rosa salmão ao vermelho ou diversos tons de amarelo quase sempre perfumadas. Como crescem em altura devem ser podados ocasionalmente, mas não de forma drástica.

Rododendros arbustivos são os mais comuns formam arbustos arredondados cujo tamanho vai de 1 a 4 m. Os cachos de flores podem ser pequenos ou grandes panículas numa vasta gama de cores vivas. Excelentes como pano de fundo para composições de plantas no jardim.

rhododendron-rebento

6867_Adubo_Hortensia_Acidofilas_750G_Naturen_KBRecomendamos a utilização do produto da Gama Naturen Adubo Hortensias e Acidófilas

Ideal para todas as variedades de plantas acidófilas entre elas as hortensias, azáleas, rododendros, camélias e gardenias.

Até 3 meses de nutrição completa graças à sua composição orgânica

Favorece o crescimento ótimo e contínuo.

Dose média de 50-150 g/m². Adubo organo-mineral NPK (MgO) 7-4-5+2

Utilizável durante todo o ano é vendido em saquetas de 750 gr.

Saiba mais em http://www.kb-jardim.pt/nossos-produtos/adubos-para-plantas

com duas cores

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo