A CARREGAR

Type to search

Entrevista a Monique Briones: Jardins com Alma, espaços exteriores maximalistas

“Todo jardim começa como um sonho de amor…”

Texto:Catarina Gonçalves Fotografia: Monique Briones

Maximalismo é o termo usado pela própria paisagista Monique Briones ao descrever o seu estilo de plantação e a sua abordagem ao jardim.

Esta entrevista é uma inspiração para todos mas principalmente para jovens profissionais que queiram começar a trabalhar nesta área. Uma verdadeira aula não só da experiência pessoal de Monique mas de como ela conseguiu, pensando um pouco “outside the box”, não só evoluir na sua carreira, como também ganhar um mediatismo importante  com a sua forma de comunicar e expressar a sua paixão pelas plantas e pelos jardins com alma.

Numa entrevista informal aquando da nossa visita à sede da Internaco na Coruña, Monique fala-nos do seu percurso, desde a formação no Brasil aos desafios na sua carreira e de como, com teimosia e preseverança, chegou  a um patamar de reconhecimento do seu trabalho que vai além fronteiras.

Projecto Valdemarín

Monique nasceu no Brasil mas o seu pai é Espanhol, depois do seu curso no Brasil surgiu a oportunidade de fazer um estágio em Valência, Espanha  e Monique não hesitou. A sua mudança mais definitiva para Espanha viria a acontecer mais tarde e foi em Madrid que encontrou a sua “segunda casa”.

Projecto Aravaca Valdemarín

Licenciada em Engenharia Agrónoma, Monique conta nesta entrevista como foi a  sua evolução,  como foi grande parte do seu percurso ao nível da aprendizagem e do caminhar no sentido que ela mais desejava. Foi muito autodidata, aprendeu com a  tentativa e erro e a teimosia sempre presente. Acreditou  nos seus conhecimentos e na sua habilidade  para conseguir conciliar o que era um sonho seu com uma carreira profissional.

Projecto Aravaca Valdemarín

 

Projecto Aaranjuez

Um passo chave no seu percurso profissional foi quando decidiu pedir um empréstimo bancário para construir um jardim na sua própria casa, um espaço por si idealizado e que iria funcionar como  mostruário do seus conhecimentos e do seu trabalho.

Ao longo da sua construção foi tirando fotos e documentando em estilo de diário esse percurso.  Com as fotos do jardim fez um vídeo para o seu canal de You Tube e a partir daí foi ganhando notoriedade e muitos fãs. O seu programa televisivo para um canal de cabo Espanhol surgiu no seguimento deste sucesso, aliado ao facto de Monique ser uma pessoa que comunica muito bem e que se entrega de corpo e alma aos seus projetos.

Monique está a residir em Espanha desde 2007 mas em conversa e também nos seus projetos está muito patente o seu Brasileirismo, a exuberância da vegetação e a profusão é algo que,  admite,  às vezes, lhe faz falta.

No seu website pode-se ler uma quadra da autoria de Rubem Alves; “Todo jardim começa com um sonho de amor. Antes que qualquer árvore seja plantada ou qualquer lago seja construído, é preciso que as árvores e os lagos tenham nascido dentro da alma. Quem não tem jardins por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles…

Acho que descreve lindamente os valores e conceitos inerentes ao seu atelier La Paisagista. Com sede em Madrid Monique Briones tem projetos em vários países nomeadamente Brasil, Argentina, China e brevemente vai ter um projeto em Sintra. Os contactos  que tem tido e, apesar do seu programa televisivo, afirma que têm sido  na sua maioria muito através de buscas no Google e do seu website.

Projecto Boadilla del Monte

Monique Briones desenvolve também trabalho como embaixadora da marca Husqvarna.

De acordo com Nanda Roca, responsável de marketing na Internaco,  quando lhe perguntámos da importância de ter embaixadores de marca como Monique, comentou: “O objetivo é associarmos a marca a alguém que é profissional e reconhecida por imensos fãs, trabalhando connosco dá-nos  credibilidade. A Monique já trabalhava com equipamentos Husqvarna antes, mas esta parceria veio reforçar uma ligação que é muito importante para nós também. Como profissional dá o seu testemunho sobre os equipamentos e a sua experiência com os mesmos, este trabalho de reconhecimento da marca junto aos seus fãs e no nosso blogue é mais um aposta que fazemos para comunicar com o cliente final.

Numa entrevista filmada com cerca de 40 minutos, Monique explica com mais detalhe o seu percurso e evolução profissional. Este filme que se encontra disponível no nosso canal de you tube tem informação importante para todos,  nomeadamente para profissionais do sector.

Monique  tem uma entrega total a cada projeto que desenha e constrói.

Projecto Arturo Soria

Projeto Arturo Soria

A partir de um antigo terraço dos anos 80, Monique criou um paraíso de vegetação, água e madeira. Um pequeno espaço cercado por quatro paredes transformadas com muita criatividade.

Trepadeiras que sobem ao céu em cordas de cânhamo e trazem privacidade para o terraço, permitindo que as refeições não sejam interrompidos pelos olhares dos vizinhos.

A casa tinha uma antiga fonte de ferro que se transformou num elemento mais moderno e discreto, que adiciona o som de água ao jardim, sem ser protagonista.

Num espaço com madeira ipê, foi colocado um sofá resistente a intempéries que oferece um canto para partilhar e aproveitar este pequeno oásis no centro da cidade.

Todos os espaços estão em harmonia e são  emoldurados por floreiras de aço corten. Uma cobertura de madeira espetacular  está  no espaço cercado por borboletas.

Projecto Galapagar

Projeto Galapagar

Uma casa com um grande jardim e uma relvado generoso e uma piscina para as crianças era o principal desejo dos habitantes da casa. Adicionaram-se muitos cantos para socialização e descanso, mas de onde as crianças podiam ser observadas.

Ao adicionar uma pérgula, conseguiu-se ter um lugar com sombra para os dias mais quentes, mas também  camas de redes brasileiras em diferentes pontos e uma fogueira de jardim para desfrutar das noites ao ar livre.

Para reduzir o consumo de água e manutenção, foi criado um tapete de relva, também resistente a a um pisoteio mais frequente nomeadamente para jogos.

 

Projecto Aravaca Valdemarín

Projeto Aravaca Valdemarín

Um jardim familiar projetado para suavizar a arquitetura moderna da casa, oferecendo um refúgio aos seus moradores. Cores e aromas durante todo o ano.

Uma casa moderna de design contemporâneo, mas sóbria. Era preciso um jardim para enquadrar e dar cor.

O ponto principal da área exterior da casa é uma piscina transbordante espetacular rodeada por uma plataforma em ipê, madeira tropical e muito nobre, com uma grande resistência às condições climáticas. Cuidado especial dado às cores para que combinassem harmoniosamente.

O jardim também tem duas áreas de relvado para jogos e para aqueles que gostam de se deitar num espaço mais fresco no Verão.

O design do mobiliário oferece conforto e cantos de descanso ou para reunião. Com um cuidadoso design estudado para funcionar bem ao longo de todo o ano.

Projecto Aravaca Pueblo

Projeto Aravaca Pueblo

Cada jardim tem uma história. Não contém apenas plantas e elementos decorativos, um jardim contém no seu interior um mundo inteiro.

Uma pequena parcela na forma de um “L”, que sofreu as consequências da reforma no interior da casa. Solo compacto, detritos e um aspeto desolado.

O desejo do cliente era sentir-se transportado para o seu país natal, a Venezuela, e ter um recanto onde pudesse esquecer o bulício da vida quotidiana.

O resultado é um jardim com área de piscina onde foi colocado o piso de madeira sintética, outra área mais funcional com forno a lenha e churrasqueira americana e uma área ornamental e relaxante.

Um oásis tropical cheio de vida e verde, uma transformação absoluta. Vegetação, água e madeira. Um corredor transformado com engenho e criatividade. Um espaço leve e fresco para partilhar e desfrutar. No coração de Madrid, um jardim encantador.

A finalizar Monique fala-nos um pouco de outros projetos paralelos, nomeadamente cursos que está a desenvolver e sobre o seu livro que será lançado em Fevereiro de 2019.

Siga o canal do YouTube La Paisagista TV https://www.youtube.com/user/LaPaisajistaTV

 

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo