A CARREGAR

Type to search

Tags:

Gramíneas ornamentais

Protagonistas robustas em jardins privados ou espaços públicos

Sol, espaço e terreno bem drenado, estas plantas estão muito em voga e formam canteiros que duram anos.
As gramíneas ornamentais constituem um instrumento essencial para o jardineiro dos nossos dias. Podemos ver que tomaram conta de muitos espaço públicos e até rotundas das nossas vilas e cidades.
As gramíneas são esteticamente muito apetecíveis pelo jogo de transparências e luz que criam, pelo movimento, pelas mudanças cromáticas e também porque estabilizam rapidamente.
Existe uma grande variedade que combinadas com algumas flores, nomeadamente Salva, Equinácea-purpurara ou Zinias formam bordaduras e canteiros muito decorativos.
As gramíneas têm estruturas variadas, altas – Cana-do-reino ou Uniola paniculada, médias – Chocalheira-intermédia e Carriço-malhado e baixas – Fetusca glauca e Pennisetum entre outras. Uma variedade grande de combinações é possível.
Um espaço repleto de gramíneas ornamentais é fácil de gerir. Quase todas estas plantas de folhagem produzem belas inflorescências no verão e permanecem decorativas mesmo durante o inverno.

Exemplo duma combinação
1 – Limpe um canteiro com 2 m de largura e 3,5 m de comprimento
Plante Eulálias (Miscanthus)ao longo do lado posterior deixando 2 m entre plantas. Estas têm cerca de 1,20 m de altura, tufos densos e folhas graminóides estreitas, as inflorescências são de cor cobre no Outono.

2 – Plante Eulálias “Purpurascens” num dos lados curtos. Com 90 cm de altura é uma planta compacta com folhas verdes avermelhadas e inflorescências prateadas no final do Verão, folhas vermelho brilhante no Outono que passam a vermelho acastanhado no Inverno.

3 – Distribua as Pennisetum do mesmo lado mais à frente. Atingem 45 cm de altura, são tufos densos de folhas estreitas e arqueadas, espigas longas e estritas púrpura escuro do final do Verão ao início do Outono. Mais baças no Inverno.

Tithonia rotundifolia

Salvia verbenaca conhecida como jarvão

4 – Na Primavera semeie as titónias. Plantas anuais, atingem entre 1,2m e 1,80 de altura, com flores tipo margarida vermelho-alaranjadas e as folhas são arredondadas (como alternativa opte pelas Equináceas como mostra a ilustração da Garden design tools),   proceda ao desbaste as plântulas e quando germinarem plante os jarvões. Estes atingem 1,20 m altura, formam pequenas coroas de flores no Verão e Outono. Tufos baixos de folhas verde-escuro.
5 – Regue abundantemente e arranque as herbáceas.
6 – No final do Inverno as gramíneas devem ser cortadas pela base. Se as plantas ao crescerem se tornarem demasiado grandes devem ser divididas após a poda utilizando um machado pequeno.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo