A CARREGAR

Type to search

Tags:

Floração em Abril: Glicínia-do-Japão

É Primavera e “fomos invadidos” pela Glicínia-do-Japão Wisteria floribunda

As flores da Primavera são muito abundantes, uma trepadeira que pode assumir mil e uma formas, quase como se duma árvore se tratasse. Flores em cachos de cor lilás ou branca, verdadeiro espetáculo primaveril com cascatas de flores, Muito semelhantes às das ervilheiras, abrem-se junto à base do cacho para depois progredir sucessivamente em direção ao ápice. Após a floração aparecem as folhas compostas.
Muito fácil de cultivar é de crescimento rápido e muito perfumada atrai abelhas como poucas. As suas folha são muito decorativas que passam de verde intenso a amarelo no Outono. Requer o sol direto e solos médios bem drenados. Pode atingir uma altura de 3 a 12 m e largura idêntica.
A cor de alfazema é a mais tradicional das Glicínias mas pode ter muitas variações- A variedade “Issai” é cor de violeta ou azul enquanto a Texas Purple” tende a ser violeta desde jovem.
Os cachos de flores podem atingir os 90 cm na variedade “Longissima”.

Onde plantar
As Glicínias do Japão são plantas vigorosas que necessitam de espaço para se desenvolverem melhor. Qualquer parede se pode transformar num espetáculo graças ás suas hastes retorcidas, ás flores em cascata e às folhas que necessitam de suporte robusto.
Ao longo das caleiras das casas criam uma espécie de cobertura muito decorativas com franja de flores e folhas.

Parcerias ideais
Podem servir para delimitar um fundo de jardim, para cobrirem pergúlas, ou simplesmente comporem bordaduras em parceria com as glicínias brancas ou com outras plantas, por exemplo azáleas.

Outras alternativas
A glicinias do Japão também podem ser convertidas em pequenas árvores se plantadas em vaso. O ideal é plantar por enxerto . Se forem germinadas de semente vai ter que esperar 10 anos para ter flor.

Ao longo das estações:
Inverno início de Primavera
Plantação e Poda
Plante as glicínias quando o terreno puder ser trabalhado e as plantas estiverem ainda em repouso. Antes do início do crescimento deverá cortar os ramos em excesso e encurtar os demasiado emaranhados. Ter atenção para não cortar os botões redondos e duros.

Primavera
Fertilização
Estimule o crescimento das plantas jovens fertilizando-as desde o início.

Verão
Desbaste e Condução
Elimine os crescimentos desordenados e até os ramos compridos com laços frouxos +para dar à planta a forma desejada. Assim a trepadeira cresce adequadamente

Doenças
As larvas de algumas borboletas atacam as folhas. São da mesma cor das folhas com cabeça vermelha. As borboletas adultas são castanhas com manchas brancas.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo