A CARREGAR

Type to search

Em floração: Estrelícia Strelitzia reginae Ait.

A Strelitzia reginae Ait., também conhecida por Estrelícia e Ave-do-paraíso, é muito popular em Portugal. É frequente encontrarmos esta planta exótica nos nossos jardins e espaços verdes. Numa recente visita, ao Jardim Botânico da Ajuda, tivemos a oportunidade de fotografar esta planta que produz um forte impacto visual no espaço onde está inserida.

Ficha da planta
Herbácea vivaz, nectarífera, acaule, rizomatosa, com 2 m de altura e 1-1,5 m de diâmetro.

Folhas oblongo-lanceoladas, ápice agudo, com base arredondada ou acunheada, pecíolo até 1m e limbo até 50 cm.

Flores solitárias, laranja, azul e verde, protegidas por uma bráctea (espata) verdes esfumadas de púrpura; flores com 6 pétalas, agrupadas em 2 grupos: as externas são ligeiramente lanceoladas e de cor laranja e as 3 mais internas possuem a forma de uma flecha e apresentam a cor azul-metálico.

Frutos cápsulas.

Habitat/Ecologia
Prefere locais com clima ameno, em pleno sol ou meia sombra e solos férteis e bem drenados; tolera o vento, a geada fraca e a salinidade do solo.

Período mais favorável à observação
Floração: novembro-maio.

Utilizações e curiosidades
Utilizada em jardins pela beleza das suas flores, assemelhando-se à cabeça de uma ave. Espécie produzida para flor de corte. Propaga-se por semente e por divisão de toiça. Strelitzia reginae significa estrelícia da rainha em homenagem à rainha Charlotte Sophia, duquesa Mecklemburg Streliz. A beleza das suas flores atrai os beija-flores, polinizadores que procuram o néctar da estrelícia.

Origem
África do Sul.

Fonte / Mitra-Nature: Biodiversidade da Herdade da Mitra. (2014). Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas-Ecosystem Functioning and Conservation Group, Universidade de Évora. www.mitra-nature.uevora.pt

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo