A CARREGAR

Type to search

No ALEGRO aprenda a criar a sua horta biológica

Se procura fazer uma alimentação mais saudável e biológica então esta é a oportunidade perfeita para si. O Alegro Alfragide vai promover o conceito de Horta Biológica, com workshops dedicados às famílias para a promoção de práticas ecológicas.

O Alegro Alfragide celebra a natureza com a promoção de uma alimentação biológica e sustentável. A proposta é incentivar as famílias e as crianças a criarem a sua horta biológica caseira e desfrutarem do contacto com a terra e as plantas, enquanto aprendem um pouco mais sobre este tema.
Para isso, vão decorrer no centro comercial Workshops dedicados à Horticultura, ao longo de quatro fins de semana, com a abordagem de temáticas como: Plantar ervas aromáticas, Instalação de culturas, Ervas daninhas, entre outras.
Os Workshops são de entrada livre e todos podem participar, desde os mais pequenos aos adultos, num convívio saudável entre familiares e amigos. Os ensinamentos ficam a cargo da equipa da The Company Garden, que vai assim ajudar todos os interessados em criar a sua própria horta com plantas hortícolas e aromáticas, através de canteiros elevados e de estruturas que aproveitam os espaços verticais de locais como varandas e cozinhas, com os princípios adequados a uma agricultura sustentável. As plantas terão uma placa a identificar cada participante e no final cada um pode levar consigo as suas próprias plantações, prontas para serem cozinhadas.
Os workshops vão decorrer ao fim de semana, na Praça Principal do Alegro Alfragide, entre 10 de agosto e 1 de setembro, das 11h00 às 19h00. A participação é gratuita!

FASE 1: Instalar as culturas
Data: 10 e 11 de agosto
Plantar hortícolas – Vamos instalar as primeiras culturas hortícolas. Plantamos alfaces, couves, cenouras e outras variedades! No momento da plantação colocamos um pouco de vermicomposto na terra (húmus de minhoca), para ajudar as plantas a crescer sem produtos químicos.
Data: 17 e 18 de agosto
Plantar aromáticas – Neste fim semana instalamos as primeiras plantas aromáticas. Salsa, aipo ou cebolinho é só escolher, plantar e regar! Estas plantas vão ajudar a proteger as hortícolas contra algumas pragas comuns. Queres descobrir porquê?
FASE 2: Cuidar da horta
Data: 24 e 25 de agosto
Cuidar da horta – Conhecer os animais amigos da horta. É tempo de regar a horta! E é também preciso sachar a terra e retirar algumas plantas “daninhas” para que as nossas plantas se desenvolvam. Sabias que existem muitos animais que são “amigos da horta”, como as joaninhas e as abelhas? Vamos descobrir porquê e aprender como atraí-los para a nossa horta biológica
FASE 3: Colher as variedades
Data: 31 de agosto e 1 de setembro
Colheita – Finalmente vamos poder colher e levar para casa o que plantámos e vimos crescer!
(Para quem não participou anteriormente nesta atividade, temos também plantas extra para oferecer).

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo