A CARREGAR

Type to search

As minhas Plantas: Oxalis pes-caprae L.

Confesso que nunca tinha dedicado muita atenção à Erva-azeda-amarela pois, desde novo, estou habituado a vê-la em abundância nos nossos campos. Era uma planta vulgar e sem grande beleza!
O olhar e o ver são coisas distintas. Este ano decidi ver a Erva-azeda-amarela com mais atenção e descobri uma planta elegante, simples e de uma grande beleza… e foto-graficamente interessante.
Espero que gostem das fotografias e passem a ver as plantas e não apenas a olhar para elas.

Fotografias: Vasco de Melo Gonçalves / Portal do Jardim

Descrição
Oxalis pes-caprae é uma planta herbácea perene, de até 40 cm de altura, sem caule aéreo, mas com rizoma, ramificado ou não, com delgadas raízes laterais acinzentadas que podem atingir os 20 cm de comprimento. Os pecíolos são verticais e esbranquiçados na base, verdes na região distal, dispostos em roseta com origem num bolbo com alguns centímetros de comprimento, ovóide e acuminado, envolto numa túnica de coloração acinzentada.
Os bolbos ocorrem profundamente enterrados e o rizoma pode estar rodeado por alguns bolbilhos, também centimétricos. No ápice do bolbo estão implantadas, formando uma roseta basal, as folhas trifoliadas, estipuladas (com estípulas rectangulares, de ápice ciliado) pecioladas (pecíolo de 3–20 cm, com tricomas glandulíferos), com folíolos obcordiformes escotados, de 6-22 por 10–40 mm, com a página superior glabra e margens e dorso mais ou menos pilosos (este último, finamente alveolado). As folhas são de coloração verde, frequentemente com manchas violáceas nas duas faces. As folhas fecham-se, por meio de um pulvínulo peloso conformado por anéis móveis, retraindo-se os folíolos para baixo quando a insolação é forte, abrindo-se apenas quando a radiação solar é menos intensa.

A inflorescência é uma cimeira umbeliforme de 1-20 flores pentâmeras terminais inseridas num pedúnculo glabro de 6–35 cm de comprimento. Os pedicelos da umbela são pilosos, de 1,5–2 cm de comprimento. A base da umbela apresenta brácteas e bracteolas triangulares a lanceoladas apicalmente terminadas por um par de excrescências de coloração alaranjada.
As flores apresentam sépalas lanceoladas, de coloração verde-clara, pilosos e com duas excrescências tuberculiformes no ápice. As pétalas, em número de 5, embora por vezes a corola seja dupla (dobrada), de 12-25 por 10 mm, são glabras ou esparsamente pilosas, coloração amarelo-dourado. O perianto retrai-se, enrolando as pétalas quando escurece, fazendo o ciclo contrário ao das folhas. O gineceu apresenta um ovário pentacarpelar com 5 estilos livres e pilosos, enquanto o androceu apresenta 10 estames com filamentos glabros e anteras amarelas, organizados em 2 verticilos. Os estames do verticilo interno são mais longos os do verticilo externo.
O fruto, quando existe, é uma cápsula oblongocilíndrica curta (5–8 mm) e de ápice agudo, subglabra, com 3-4 sementes milimétricas por lóculo, globosas, agudas e alveoladas de coloração acinzentada.

Ficha da planta
Espécie: Oxalis pes-caprae
Descritor: L.
Género: Oxalis
Família: Oxalidaceae
Ordem: Oxalidales
Sub-classe: Rosidae
Classe: Magnoliopsida
Sub-divisão: Magnoliophytina (Angiospermae)
Divisão: Spermatophyta
Tipo Fisionómico: Geófito
Distribuição Geral: Oriunda de África do Sul; subespontânea na Região Mediterrânica e W Europa
Nome(s) comum: Amendoim-bravo; Azedinha-amarela; Erva-azeda-amarela; Erva-canária; Erva-mijona; Erva-pata; Erva-praga; Praga-má; Santas-noites; Sardinha-fresca; Trevinho; Trevo-azedo; Trevo-mau.
Habitat/Ecologia: Terrenos cultivados; Terrenos incultos; Ruderal
Sinonimias: Oxalis cernua Thunb.
Época floração: Janeiro – Abril
Fonte: UTAD

Tags:

1 Comments

  1. Rita 12 de Janeiro de 2020

    Muito bonitas. Adoro esta planta. Obrigada 🙂
    Visite o meu local se gostar aqui.
    Beijinhos 🙂

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo