A CARREGAR

Type to search

Funcho, Foeniculum vulgare Mill.

Foeniculum vulgare Mill. , popularmente erva-doce, funcho, funcho-doce, funcho de Florença ou fiolho é uma herbácea fortemente aromática comestível utilizada em culinária, em perfumaria e como aromatizante na fabricação de bebidas espirituosas e planta medicinal. O funcho é nativo da bacia do Mediterrâneo, com variedades na Macaronésia e no Médio Oriente, onde ocorre no estado silvestre, mas é hoje cultivado, sob diversas formas varietais, em todas as regiões temperadas e subtropicais.
Coloniza baldios e incultos em sítios secos, podendo atingir grandes densidades e originar funchais. Ocorre também em clareiras de matos degradados, bermas de caminhos, campos de cultivo.

Fotografia: Portal do Jardim
Texto: Wikipédia, Cantinho das Aromáticas e Utad

Descrição
O funcho é uma planta herbácea perene, de caules erectos múltiplos, com até dois metros de altura (mas em geral com menos de 80 centímetros), de cor verde intenso, por vezes glauco, tornando-se azulada quando em locais expostos à secura e a intensa radiação solar.
As folhas são longas (até 40 cm) e delgadas, finamente dissecadas, terminando em segmentos filiformes a aciculares (com cerca de 0,5 mm de diâmetro), muito flexíveis, mas que, quando expostos à secura, endurecem exteriormente para evitar a perda de água.
Produz inflorescências terminais compostas, umbeliformes, com 5 a 15 cm de diâmetro, contendo 20 a 50 flores pediceladas inseridas num único ponto do ápice da inflorescência, sobre pedúnculos curtos. As flores são minúsculas têm de 2 a 5 mm de diâmetro, amarelo a amarelo-esverdeadas.
O fruto é uma semente seca, fortemente aromática, ovóide, de 4 a 9 mm de comprimento e 2 a 4 mm de largura, achatada e com entalhes longitudinais simétricos em ambos os lados.
A raiz é rizomatosa, esbranquiçada e muito suculenta, armazenado grande quantidade de água.
O cheiro e sabor característicos (em geral designados por “anis” ou “erva-doce”) resultam da presença de anetol, um composto fortemente aromatizante.

A ter em conta
O Cantinho das Aromáticas (https://www.cantinhodasaromaticas.pt/produto/funcho-foeniculum-vulgare-2/) comercializa Funcho e ajuda a perceber melhor sobre a utilização desta planta bem como plantá-la.
Forma de propagação: O Funcho é propagado através da sua semeação. É aconselhável plantar as sementes utilizando a técnica in situ na primavera ou no outono. Por vezes nos jardins, esta planta auto-semeia-se livremente.
Partes utilizadas: As folhas picadas ou cozinhadas tem um sabor forte a anis e podem ser utilizadas na decoração ao empratar; O caule e as flores podem ser cozinhados e ingeridos; A semente é utilizada na aromatização de bolos e derivados da padaria e pastelaria.
Poda: A divisão desta planta deve ser efectuada em março para obter melhores resultados na sua multiplicação e transplantação.

Curiosidade
O nome da cidade do Funchal deriva da planta Foeniculum vulgare, a planta do funcho. Relatos da época indicam-nos que ao desembarcar na ilha a primeira visão foi a de um vale denso em arvoredo e em funcho, planta essencial na gastronomia e doçaria regional.

Ficha da planta
Espécie: Foeniculum vulgare
Descritor: Mill.
Género: Foeniculum
Família: Apiaceae
Ordem: Apiales
Sub-classe: Asteridae
Classe: Magnoliopsida
Sub-divisão: Magnoliophytina (Angiospermae)
Divisão: Spermatophyta
Tipo Fisionómico: Hemicriptófito
Distribuição Geral: Região Mediterrânica
Nome(s) comum: Erva-doce, Fiôlho, Fionho, Funcho, Funcho-amargo, Funcho-bravo, Funcho-de-Florença, Funcho-doce, Funcho-hortense.
Habitat/Ecologia: Ruderal
Sinonimias: Foeniculum vulgare Mill. subsp. Vulgare; Foeniculum vulgare Mill. subsp. piperitum (Ucria) P. Cout.
Época Floração: Julho – Agosto
Fonte: UTAD

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo