A CARREGAR

Type to search

A poinsétia, também designada pelos nomes de manhã de Páscoa (em Portugal), bico-de-papagaio, rabo-de-arara e papagaio (no Brasil), cardeal, flor-do-natal, ou estrela-do-natal é uma planta originária do México, onde é espontânea. O seu nome científico é Euphorbia pulcherrima, que significa “a mais bela (pulquérrima) das eufórbias”.
É uma planta muito utilizada para fins decorativos, especialmente na época do Natal, devido às suas folhas semelhantes a pétalas de flores vermelhas. Como é uma planta de dia curto, floresce exatamente no solstício de Inverno que coincide com o Natal.
Efetivamente, aquilo que muitas pessoas julgam ser flores são apenas brácteas modificadas que envolvem as pseudo-umbelas onde estão as pequenas flores, envolvidas por uma camada de tecido verde e uma glândula amarela que nasce apenas num dos lados da flor.

Ficha
Família: Euphorbiaceae
Nome vulgar: Poinsétia, Estrela-de-Natal
Origem: México
Porte: Arbusto
Tempo até à altura máxima: 1 a 2 anos

Quinta da Fidalga

Numa visita à Quinta da Fidalga, no Seixal, encontrámos este bonito arbusto mas, esta planta, também é comercializada em centros de jardinagem. É uma planta caducifólia, típica de climas quentes, embora possa ser localizada dentro de casa em climas frios mas com luz (se não houver luz, as folhas começam a cair), sendo a temperatura mínima de 13° a 15° e numa zona sem correntes de ar.
Ao nível da irrigação, é necessário manter o substrato húmido, evitando que ele seque completamente, mas sem inundá-lo. O método mais apropriado de irrigação é a imersão, que é para colocar a unidade em uma tigela ou um prato com água não é muito frio, deixando cerca de 15 minutos, antes de removê-lo e permitir que o excesso de água seja drenado.

Estamos perante uma planta que se renova se tivermos algum cuidado com ela:
Poda / Normalmente, no final de janeiro, a planta ficará sem folhas, sendo a melhor época para realizar a poda. Para isso, as hastes devem ser cortadas deixando-as com cerca de 10 cm de comprimento, aconselha-se o uso de luvas, pois a seiva, conhecida como látex, é irritante para a pele e mucosas. Após o corte, é importante selar a ferida com cera de uma vela derretida.

Descanso de inverno / Até a chegada da primavera, é melhor localizar a planta longe do aquecimento, embora a irrigação ainda seja necessária, embora mais espaçada.
Transplante de primavera / Com a chegada da primavera, podemos transplantá-lo para um vaso maior, renovando o substrato com um substrato de qualidade universal.
A planta começará a se desenvolver especialmente a partir dos novos brotos, o que pode ser ainda maior se também fornecermos nutrientes extras por meio de um fertilizante.
Floração dezembro / Para que a planta de Natal volte a florescer em dezembro, enchendo-se com as folhas vermelhas características, é necessário que a partir do final de setembro ou início de outubro, que eles passem em 12 e 14 horas por dia na escuridão total.
Para fazer isso, simplesmente cubra a planta durante a noite com um plástico escuro, com papelão grosso ou com um capuz protetor coberto com papel alumínio.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo