A CARREGAR

Type to search

As flores de corte: arranjos e cuidados básicos

Antes de comprar pense: Quero flores para um centro de mesa para um jantar especial com família e convidados, para oferecer a uma amiga ou simplesmente para ter numa jarra de flores na mesa do escritório?

Se puder comprar em proximidade e as flores da estação dando oportunidade de negócio aos produtores locais, tanto melhor. Esta solução pode não ser fácil num grande centro urbano mas se tiver uma florista de confiança …
Se tem o talento necessário para fazer os seus arranjos recomendamos vivamente que reutilize os materiais evitando a utilização única, nomeadamente as espumas florais, os arames, os vasos…
Definitivamente temos que ter as flores na nossa vida e se possível todos os dias.

Ambiente festivo com rosas e hortenses. ©Pexels

Cuidados básicos: sabia que no caso das flores de corte a hidratação deve ser a preocupação número um? Quanto mais hidratadas mais bonitas e mais duram.
Quando prepara as flores tem que assegurar um corte na obliqua em cada haste antes de as colocar em água. Use uma tesoura bem afiada dado que se assim não for pode esmagar a haste e impedir a correta absorção de água.
Certifique-se que o jarro onde vai colocar o seu ramo está perfeitamente limpo. Resíduos de bactérias provocam a morte mais rápida das flores de corte.
Adicione à água uma mistura açucarada que pode fazer em casa. Há quem junte 1/2limão, 2 colheres de açúcar e duas de vinagre branco para 1 litro de água
A maior parte das flores querem água fria, mas algumas variedades com hastes mais duras. como peónias e as rosas, podem ser colocadas em água mais quente ou à temperatura ambiente, abrem mais rápida. A temperatura mais elevada acelera a absorção da água desde o fundo até à cabeça da flor.
Retire todas as folhas para que não fique nenhuma abaixo da linha de água dado que pode encorajar o desenvolvimento de bactérias e claro que menos folhas ajudam a uma hidratação mais rápida das flores.
Colocar sempre as flores num lugar fresco dado que o calor as afeta e murcham mais depressa, e muito importante, evitar correntes de ar.
Flores lenhosas como os lilases precisam dum corte diferente e que permita a correta absorção da água, raspe bem o fundo da haste e dê alguns cortes esquartejando.
As papoilas têm que ser cauterizadas antes de colocadas em água. Para o fazer queime cerca de 2,50 cm da haste com um isqueiro depois dê um corte e coloque em água fria.
As hortenses também bebem a partir das pétalas pelo que humedecê-las é muito importante para além de colocar as hastes em água.
No caso de temperaturas elevadas a maior parte das flores gostam de ser vaporizadas.
Para aquele arranjo feito com alguma antecedência estar perfeito na hora da festa a vaporização é fundamental.

©Monica Christian Espinosa Nieto

Utensílios essenciais
Tesoura para corte de hastes e ramos. A manter bem limpa e afiada para não esmagar as hastes.
Tesoura de poda para aparar ramos e hastes lenhosas
Canivete para cortes mais precisos.
Fita adesiva existem em várias cores.
Fio de arame revestido a verde é uma dos principais elementos para a feitura dos arranjos florais. Junta as flores e amarrando-as permite moldar na forma que pretendemos. Podem ter vários diâmetros.
Corta arame e, finalmente, o kenzan, também chamado de sapo espetado, é um dispositivo específico usado na arte japonesa de arranjo de flores Ikebana para fixar as flores num recipiente. É basicamente uma placa de chumbo pesada com agulhas de latão erguidas onde se fixam a hastes.
Pode ser importante ter também arame de capoeira e prumos florais para suporte.
Quanto a bases e vasos há que ter várias opções , dos mais baixos aos mais altos.
Se for uma jarra para um ramo há que escolher um de vidro ou cerâmica com alguma altura. Não precisa de nenhuma preparação especial, deve estar bem limpo.
Vasos cilíndricos são ótimos para os arranjos. Basta criar uma grelha no topo colar com fita adesiva e assim vai conseguir manter as flores no lugar que idealizou.

Recomendamos para sua orientação e caso pretenda iniciar-se nos arranjos florais para sua casa, o livro Flower Colour Guide da Phaidon e acompanhe o trabalho dos autores Darroch and Michael Putnam.
Este livro é uma ajuda preciosas para selecionar as flores para os seus arranjos está organizado por cores e é ótimo para identificar as plantas.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo