A CARREGAR

Type to search

Tags: ,

Abacate – Árvore elegante de frutos oleosos e extremamente nutritivos

O seu sabor a avelã faz com que fique lindamente em saladas, sopas, mousses, batidos.
O abacate (Persea americana) é uma árvore perene com copa grande.
As variedades anãs podem atingir o máximo de 5m.

São três raças de abacate Antilhana, Guatemalteca e Mexicana, sendo esta mais resistente ao frio, floresce precocemente tem frutos pequenos com sementes grandes e pouca polpa. As de raça Guatemalteca têm frutos maiores e as de raça Antilhana são mais sensíveis ao frio e os frutos amadurecem no Verão.
Em Portugal o consumo tem sido bastante elevado sem grande preferência pelas variedades que se apresentam disponíveis na grande distribuição.
No nosso país existem produções significativas já com dimensão nomeadamente no Alentejo e Algarve.
Grande parte é para exportação o que obriga os consumidores a comprarem abacates provenientes de outras paragens. É importante consumir preferencialmente o que é feito em proximidade.
Esta árvore prefere solos bem drenados e tem necessidades hídricas algo significativas.

Quer ter a sua árvore no jardim ou horta? Pensamos ser uma excelente opção
Quando comprar em vaso selecione uma variedade que seja mais adequada ao clima da sua zona e não adquira plantas demasiado grandes em relação ao vaso vão ter mais dificuldade em enraizar. O sol direto é fundamental se possível 6 horas por dia. O solo bem drenado que seja rico e profundo para receber o torrão. A drenagem escassa provoca podridão radicular.
Caso o clima seja demasiado frio aconselhamos que plante o abacate (no interior) em estufa , nesse caso selecione variedades anãs.

Plantação e manutenção
Depois de comprar a sua árvore tal como indicamos é altura de plantar para isso basta escavar um buraco com duas vezes a largura do torrão de terra e ligeiramente mais fundo, junte o adubo à terra que extraiu. No fundo do buraco forme um cone de terra para que a base da árvore fique elevada em relação ao terreno.
Incline o vaso e extraia a planta. Se tiver dificuldade é preferível cortar o vaso, de seguida desembarace as raízes. Coloque a árvore no buraco e compacte com as mãos de forma a eliminar as bolsas de ar, regue bem para estabilizar o solo fazendo com que a terra absorva a água lentamente. As árvores jovens precisam de muita água aos contrário das plantas já enraizadas que necessitam de um solo superficialmente seco.

©Marge Nauer

Estação a Estação
No Inverno é altura de podar – Elimine os ramos secos e pode os outros ramos para manter a dimensão desejada. As árvores suportam podas drásticas se depois se tratar o tronco com cal para prevenir a queimadura solar
Na Primavera
Cobertura com matéria vegetal. Distribua folhas secas até 30 cm da base do tronco para manter o solo húmido.
No Verão
É altura de fertilizar. Recomendamos em baixo o Adubo Granulado da Siro ideal para este efeito.
A distribuir o adubo enriquecido com azoto por baixo de toda a copa. Deve ser um fertilizante de duração lenta para intervir apenas uma vez por estação.

Doenças
Embora seja uma árvore bastante resistente a mosca branca pode infestar com as suas larvas as folhas do abacate. Os predadores naturais podem ajudar a combater.

Dá frutos no Verão, Outono e Inverno, cerca de 50 a 100 kg por planta.
Os frutos colhem-se quando muda a cor da casca e a polpa está suave mas firme. Devem ser apanhados com a ajuda duma tesoura.
Para acelerar a maturação dos frutos coloque-os num saco de papel com uma maça ou uma banana maduras.
Fácil de cultivar, está sempre verde e pede sol direto.
Pode atingir entre os 6 a 18m de altura e a largura entre os 7,5 m e os 10 m.

Em Portugal o consumo tem sido bastante elevado sem grande preferência pelas variedades que se apresentam disponíveis na grande distribuição.
No nosso país existem produções significativas já com dimensão nomeadamente no Alentejo e Algarve.
Grande parte é para exportação o que obriga os consumidores a comprarem abacates provenientes de outras paragens. É importante consumir preferencialmente o que é feito em proximidade.
Esta árvore prefere solos bem drenados e tem necessidades hídricas algo significativas.
Atualmente é uma das frutas mais consumidas a nível mundial. O abacate pode ser usado tanto em receitas doces como salgadas. Com propriedades medicinais importantes é rico em fitonutrientes que ajudam o organismo na prevenção de doenças cardiovasculares e, até mesmo, alguns tipos de câncer. Tal como noutros culturas o ideal é serem de produções biológicas em que produtos químicos não estejam presente.

Salada. ©Steve Buissinne

Galinha. ©Anne Dahl

Informações importantes
Os fitonutrientes presentes no abacate descobertos em pesquisas científicas, são o betassitosterol e a glutatoína. O betassitosterol auxilia na redução dos níveis de colesterol, enquanto a glutatoína age como um antioxidante em defesa do organismo. “Os antioxidantes ajudam o corpo a neutralizar a ação dos radicais livres, os quais têm sido apontados como um dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares e do cancro. O abacate é uma das melhores fontes de glutatoína e pode oferecer certa proteção contra o cancro oral, de garganta e outros tipos.
Os abacates, assim como outras frutas e vegetais, contém vitaminas A e do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e o fósforo. Eles são ricos em vitaminas E e C, potentes antioxidantes e também protegem os tecidos do corpo de danos oxidativos. Além disso, a presença de vitamina do complexo B no abacate promove o desenvolvimento saudável das células e dos tecidos.

Produto recomendado

SIRO AGRO 4 “GRANULADO”
Tipo de Produto: Adubo Orgânico
Embalagem: Saco 25 kg
Vocacionado para fertilizações de fundo ou de cobertura Hortícolas, Pomares, Florestais, Vinha, Ornamentais e Jardinagem

Vantagens do produto
Produto natural; Elevado teor de Matéria Orgânica estabilizada; Valor fertilizante e biologicamente ativo; Elevado teor de macronutrientes e oligoelementos naturais que proporcionam uma nutrição equilibrada, prolongada e gradual ao longo do desenvolvimento das culturas.
Proporciona um aumento da produção das culturas; Elevado padrão de qualidade; Isento de infestantes e patogénicos

Informações
Siro Agro 4 é um ADUBO ORGÂNICO NPK 4-3-3 peletizado (Ø 6mm) com elevado padrão de qualidade. Eficaz e rentável para adubações de fundo e cobertura. A sua gama de macro e micronutrientes estáveis proporciona uma nutrição prolongada e gradual ao longo do desenvolvimento das plantas. É um produto natural sem adição de químicos.
Composição: 70% de estrume maturado de aves e 30% de Húmus de biomassa florestal.
Características físicas/químicas
Azoto total (N) – 3.9 %
Azoto orgânico – 3.6%
Fósforo total (P2O5) – 3.3 %
Potássio total (K2O) – 3.3 %
Cálcio total (CaO) – 3.4 %
Razão Carbono /Azoto – 9
Humidade – 9 %
Matéria orgânica – 60 %
pH 6.0-7.5
Condutividade elétrica – 10.4 mS/cm
Massa volúmica aparente – 0.5 kg/dm3
Culturas e doses aconselhadas
Doses indicativas. Dependem do estado do solo, da cultura e do estado fenológico da planta.
Modo de aplicação
Espalhar uniformemente no terreno, nas linhas de cultura ou caldeiras em redor das árvores e incorporar superficialmente com o solo.
Rega
A sua apresentação em pellet facilita a sua distribuição uniforme, manualmente ou com distribuidores automáticos.
Saiba mais em www.siro.pt

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo