A CARREGAR

Type to search

As minhas Plantas: Pelargonium zonale

A sardinheira, nome vulgar da Pelargonium zonale, é uma planta que me acompanha desde infância. Na altura não gostava muito dela por duas razões distintas, o aroma intenso pouco agradável e cor das suas folhas que, para mim, não tinham um verde brilhante! Contudo gostava das suas flores e da suavidade, ao tato, das suas folhas…

Fotografia: Vasco de Melo Gonçalves

A evolução da forma de ver o mundo vegetal fez-me ver uma planta que tem a sua elegância, interessante do ponto de vista decorativo (formas e cores variadas) e que está presente em muitas casas portuguesas, quer em vasos como em canteiros.
Estas plantas são muitas vezes incorretamente chamadas gerânios. São aparentadas com gerânios rústicos, mas muito diferentes em diversos aspetos, um dos quais é serem sensíveis às geadas.

Ao nível do cultivo são plantas que gostam de solo fértil e bem drenado, sendo que a grande maioria gosta de sol direto mas toleram alguma sombra. Devem ser alimentadas com um fertilizante rico em potássio durante o Verão (abundância de flores).
As folhas arredondadas têm marcas anulares escuras (castanhas ou bronze), as flores são singelas ou muito dobradas e com cores que podem ir do branco ao escarlate passando pelo rosa, laranja e roxo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo