A CARREGAR

Type to search

Município de Vila de Rei intensifica combate à Vespa Asiática

O Município de Vila de Rei tem, ao longo dos últimos dias, vindo a intensificar o despiste e combate à Vespa Velutina, também conhecida por Vespa Asiática, ao repor e renovar o líquido que atrai estes insetos para as armadilhas.

Estas armadilhas encontram-se colocadas principalmente em redor das aldeias do Concelho e em alguns dos locais mais visitados e frequentados pela população, de modo a conseguir rapidamente proteger as pessoas em caso de deteção deste inseto.
A vespa asiática tem-se propagado pelo nosso País, sendo uma espécie invasora que constitui uma preocupação séria devido à sua ação predadora que põe em perigo as abelhas autóctones. Este inseto é ligeiramente mais pequeno que a Vespa Europeia, com as rainhas a medirem cerca de 30mm, os machos 24mm e as obreiras 20mm. Apresenta patas amarelas, tórax castanho ou preto e abdómen castanho. A cabeça é preta e face amarela.
Os ninhos de Vespa Asiática apresentam grandes dimensões e, geralmente, são construídos em pontos altos e isolados. No Concelho de Vila de Rei foram já detetados e destruídos alguns ninhos de vespa asiática.
O Município apela aos Vilarregenses que se mantenham atentos a esta situação e que, em caso deteção ou suspeita da existência destes ninhos, entrem em contacto com a Proteção Civil de Vila de Rei (912 263 895) ou com os serviços camarários (274890010). Uma das preocupações a ter é não mexer nos ninhos, devido a eventuais ataques por parte destes insetos.

Em www.cm-viladerei.pt, pode ver os passos necessários para criar uma armadilha caseira. O líquido é composto por 3 litros de água, 1 quilo de açúcar branco, 50 gramas de fermento de padeiro e groselha, até o líquido ficar com um aspeto rosado. A entrada do garrafão é pintada de amarelo, para se tornar mais atrativo à vespa asiática.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo