A CARREGAR

Type to search

Tags:

Coentro (Coriandrum sativum)

Com uma flor muito bonita, o coentro (Coriandrum sativum, do grego κορίαννον) é uma planta glabra, da família Apiaceae, de flores róseas ou alvas, pequenas e aromáticas, cujo fruto é diaquênio e cuja folha, usada como tempero ou condimento, exala odor característico.

Embora de origem incerta, sabe-se que os antigos egípcios já a utilizavam para embalsamar os corpos e como planta medicinal (a ele se atribuíam propriedades digestivas, calmantes e, quando usado externamente, para alívio de dores das articulações e reumatismos). É provavelmente originária da bacia do Mediterrâneo onde os gregos e os romanos a utilizavam em pratos e bebidas.

O coentro é muito utilizado na cozinha indiana e árabe. Em Portugal, é muito utilizado no Alentejo, para enriquecer pratos tais como as açordas e as tradicionais sopa de cação e carne de porco à alentejana, é utilizado também para temperar saladas. Mais a Sul, no Algarve, a sua utilização é pouco frequente. Na região da grande Lisboa o seu uso era também limitado no entanto, e desde há algum anos, também aquela zona do país se rendeu ao seu aroma perfumado e passou a integrá-lo na sua alimentação.
No Brasil, o coentro é muito utilizado na culinária brasileira nordestina e também na região Norte.

A planta e como plantar
Planta glabra, fétida, anual, até 60 cm. Folhas inferiores 1-pinadas, lóbos lineares. Umbélias na maioria terminais, pendunculadas; raios 3-5(-8); brácteas ausentes; 3 bracteolas, lineares, geralmente reflexas. Frequentemente só algumas flores na umbélia são hermafroditas, as restantes são macho. Frutos com 2-6 mm, globosos, mericarpos não se separam logo quando maturação. Floração de Junho a Agosto.
O coentro pode ser plantado em jardineiras, vaso e até mesmo em copos de 200 ml, mas nesse último caso o desenvolvimento é um pouco prejudicado. A colheita poderá ser feita após aproximadamente 50 dias da plantação da semente. O ciclo de produção dessa hortaliça é relativamente curto, se comparado ao de outras plantas como a salsa.

Fotografia: Hans Braxmeier

Segundo o Cantinho das Aromáticas, o coentro “…combina bem com sopa fria, açorda, ameijoa, saladas, guisados, molhos, doces. Muito utilizados na culinária portuguesa, os coentros fazem parte da dieta mediterrânica. Utilizam-se na prevenção de gripes e constipações por serem anti-sépticos. Têm uma acção bactericida e fungicida. Precisa de luz e não aguenta o vento pois seca e morre.
No interior, o seu crescimento é limitado e leva algum tempo. Para um sucesso garantido pode transplanta-lo para o seu jardim durante os meses de calor…”
https://www.cantinhodasaromaticas.pt/produto/coentros-coriandrum-sativum-3/

Ficha da planta
Espécie: Coriandrum sativum
Descritor: L.
Família: Apiaceae
Ordem: Apiales
Sub-classe: Magnoliopsida
Classe: Asteridae
Sub-divisão: Magnoliophytina (Angiospermae)
Divisão: Spermatophyta
Tipo Fisionómico: Terófito
Distribuição Geral: N África e W Ásia; naturalizada S Europa
Nome comum: Ceandro; Coendros; Coentros; Coriandro;
Habitat/Ecologia: Terrenos cultivados
Ruderal
Sinonimias: Não tem
Época Floração: Maio – Junho

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo