A CARREGAR

Type to search

Os marmelos são frutos deliciosos da cor do sol

Libertam um perfume muito agradável mas devem ser consumidos cozidos

Árvore pequena, o marmeleiro (Cydonia oblonga) tem a sua origem na Ásia Menor e tem sido cultivado aqui desde o tempo dos Romanos que o tinham importada da Ásia.
Esta espécie de marmelo adora o calor e cresce bem em locais protegidos.
Na natureza têm porte arbustivo mas nos viveiros crescem sobre porta-excertos e desenvolvem-se como árvores.
As copas são largas e de forma irregular. As folhas verdes são cotonosas sobre a página inferior. As grandes flores simples abrem a partir de Março até Maio..
Os marmelos podem ser arredondados ou alongados, os primeiros são os mais aromáticos.
Os frutos frescos não são comestíveis e têm um sabor áspero. São consumidos cozidos sendo adequados para compotas, marmelada, gelatinas, sumos e licores. Se adicionar pedaços de marmelo à compota, o sabor torna-se mais delicado.
A maioria das variedades são auto polinizadoras, neste caso é suficiente uma única árvore para a produção de frutos. A colheita é mais abundante de estiver presente uma outra planta permitindo a polinização cruzada.

Existe uma variedade de marmelo alongado designada de Portugal, os frutos são grandes da cor da palha e de excelente sabor, a plantar precocemente, é uma variedade sensível ao gelo.
Esta e a Gigante de Vranja são as cultivares que tem mais expressão no nosso país. Esta variedade tem frutos grandes, dourados de casca com bastante feltro, o arbusto vigoroso, deve-se plantar precocemente, dá uma colheita abundante e é também sensível ao gelo.
O marmeleiro é árvore atrativa para os pássaros, pode produzir entre 10 e 50 kg por árvore, requer sol direto e solo rico em húmus. A largura da copa pode atingir os 3 m e a altura entre 2 e 5 m. São resistentes às doenças e aos parasitas mas as árvores que florescem precocemente podem ser danificadas pelas geadas pelo que é importante plantar as árvores em locais quentes, ensolarados e protegidos.
Nos primeiros quatros anos necessitam de um tutor de suporte que no entanto não deve chegar á copa.

Estação a Estação
No início da Primavera: Plantação e corte
Plante em Março-Abril; Corte os ramos danificados até um rebento mais forte. Tem fruto passados cerca de 4 anos da plantação.

Verão: Manutenção
Revestir o solo com palha ou adubo; Fertilizar as árvores mais velhas de 3 em 3 anos
Outono: Colheita
O fruto carnudo atinge a maturação em Setembro. Colha o mais tarde possível mas antes das primeiras geadas; Deixe amadurecer depois da colheita.
Os marmelos devem ser colhidos em Outubro assim que ficarem dourados. Conservar algum tempo para maturação.
Não misture com outros frutos e podem ser utilizados em Novembro e Dezembro.
Final de Inverno: Poda
Podar pouco os marmeleiros. É suficiente fazer entre Dezembro e Março uma poda de formação anual ou de manutenção para desbastar a copa ou para moldar uma forma piramidal.

E são bons para a saúde
Cada 100 gramas de marmelo oferece entre 40 a 60 calorias e este fruto é um dos melhores escudos protetores contra a diarreia, cansaço e ainda anemia. Estimula o trabalho do fígado, favorecendo ainda a eliminação do ácido úrico.
Para quem procura um estilo de vida saudável e se preocupa com a tensão arterial, o marmelo é um excelente escolha, é rico em potássio e regula a pressão sanguínea.
O marmelo possui taninos, pectinas ótimo para o bom funcionamento do aparelho digestivo. Possui ainda sais minerais, óleo gordo e também vitaminas do complexo B e C.

Produto recomendado

A SIRO tem o substrato perfeito vocacionado para hortícolas e fruteiras

Siro Horta é um substrato especial para plantar uma vasta gama de hortícolas e fruteiras. A sua fórmula equilibrada é obtida à base de matérias primas selecionadas, sustentáveis e naturais. É enriquecido com um adubo orgânico biológico – com extra de azoto, rico em nutrientes essenciais, que se libertam gradualmente favorecendo o desenvolvimento das plantas. Embalagem de 70 L.

Composição: Siro Agro 1 (Húmus de casca de pinho – certificado pela RAL), Turfa loira de Sphagnum, Siro Agro 2 (estrume maturado de cavalo) e Adubo orgânico biológico de origem animal.

Características Físico-químicas
pH em CaCl2: 5.5-6.5
Condutividade: 150-200 µs/cm
Granulometria 0-15mm
Matéria Orgânica >60%
Fertilização biológica:
NPK 9-2-2 – 4 kg/m3
Ver também
https://www.portaldojardim.com/pdj/2020/03/11/siro-humus-de-minhoca/

Próximo artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo