A CARREGAR

Type to search

Plantas repelentes de mosquitos e outros insetos no quintal e no jardim

Não são apenas mosquitos, moscas que picam, formigas e outras pragas podem tirar a diversão de qualquer atividade ao ar livre.
Os mosquitos também não se limitam a ser um incómodo, existem doenças transmitidas por mosquitos.

O truque é bloquear os recetores de perfumes destes pequenos animais
Os mosquitos e muitos outros insetos são atraídos pelos odores e muitas vezes até 30 m de distância.
Felizmente, os cheiros de menta, frutas e até mesmo chocolate podem bloquear os recetores que os insetos usam para nos encontrar.
Já que muitas plantas exalam essas fragrâncias naturalmente, por que não plantá-las no seu quintal ou colocar alguns vasos na varanda e terraço? Obviamente não vai ficar completamente livre de insetos mas ajuda a reduzir sua presença.

Plantas que repelem mosquitos e outros insetos
Aqui estão algumas plantas que realmente ajudam a repelir os insetos que nos incomodam

Capim Limão

Capim-limão tem capacidade comprovada de repelir mosquitos. Como é resistente apenas em zonas tropicais, plante o seu num vaso e leve-o para dentro quando a temperatura cair, se pretender mantê-lo durante o Inverno.
Já que estamos a falar do limão, existem algumas outras plantas com uma fragrância forte e cítrica que vão manter os insetos longe. Experimente tomilho-limão ou erva-cidreira. A erva-cidreira é da família das hortelã, portanto, plante-a em vaso para evitar que se espalhe loucamente.

Os gerânios com aroma de limão são frequentemente comercializados como “plantas mosquito”, mas há poucas evidências de que tenham muito efeito. Prefira as outras plantas com aroma de frutas cítricas.

Erva Cidreira

A lavanda tem um cheiro forte que repele mariposas, moscas, pulgas e mosquitos. Use fresca ou seca. Pode pendurar algumas das flores pela casa ou coloque em saquinhos junto da roupa para manter os insetos longe.
O alho afasta mais do que os vampiros. Também repele mosquitos e traças do repolho.
O alecrim pode evitar que moscas e mosquitos estraguem um churrasco. Se os insetos forem realmente agressivos sobretudo ao cair da tardes, coloque alguns ramos de alecrim na grelha e o fumo aromático vai cumprir a missão de afastar os insetos.
O manjericão é outra erva culinária que também repele moscas e mosquitos. É uma das ervas mais picantes sendo conhecida pela sua eficácia.
A hortelã-pimenta exala uma fragrância forte que as formigas, os mosquitos e até os ratos não gostam. Cultive-o em um vaso para conter seu crescimento desenfreado.
As mentas do gato, incluindo a erva-dos-gatos, são ainda mais eficazes do que o DEET para repelir mosquitos e formigas. Há que colocá-la longe de plantas que não devam ter a visita de todos os gatos da vizinhança.
Os malmequeres há muito são os companheiros do jardineiro para repelir nematoides prejudiciais (vermes microscópicos) que atacam as raízes dos vegetais do jardim, mas também podem afastar os mosquitos.
Convém não depender só de algumas plantas para tornar o jardim livre de insetos. Uma das coisas mais eficazes que você pode fazer para reduzir a população de mosquitos é eliminar qualquer água parada, terreno propicio para as suas larvas viverem.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo