A Madressilva é uma trepadeira pertencente ao grupo das flores perfumadas e cujo aroma é mais intenso à noite do que de dia.
Nasce espontaneamente na Serra e no Barrocal Algarvio, predominando três espécies: Lonicera Etrusca, Lonicera Implexa e a Lonicera Periclymenum.
A madressilva é polinizada sobretudo por borboletas noturnas que são atraídas pelo forte perfume gerado ao anoitecer, explorando todo o interior das flores tubulares.
Estas estendem-se sobre outras plantas ou valados criando enormes mantos lenhosos.
Lonicera Etrusca Santi
Espécie: Lonicera Etrusca
Género: Lonicera
Família: Caprifoliaceae
Ordem: Dipsacales
Nome Comum: Madressilva Caprina
Floração: Março a Julho.
Distribuição: Sul da Europa, região mediterrânea.
Habitat: Matos, terrenos húmidos e secos, barrocal algarvio.
Fotos Recolhidas no Algarve: Barrocal – Aldeia do Monte-de-Boi e Serro Gordo (Messines)
Coordenadas: 37.248099; -8.308494
Descrição:
Planta trepadeira lenhosa, com caules flexíveis.
Pode atingir cerca de 2 m de altura.
Folhas inteiras, largamente elípticas ou ovadas obtusas.
Inflorescências terminais, com mais de 10 flores tubulares bilabiadas.
Corola com flores amarelas e branco amarelas, cujos tubos se apresentam tingidos de cor purpura. A corola é tubulosa bilabiada, com lábio superior tetra-fendido e o inferior inteiro. Tubo longo mais comprido que o limbo. Androceu com cinco estames e estiletes filiformes.
Os frutos são bagas vermelhas tóxicas.
Fonte: Wikipedia, Flora on e UTAD
Manuela Rocha é natural de Almada, formada em Engenharia de Sistemas Marítimos de Electrotecnia e Telecomunicações, especializou-se na área da electrónica marítima.
Nos seus tempos livres gosta de passear e fotografar a Natureza em todas as suas dimensões, mas o que a cativou foram as flores silvestres que de forma espontânea estão aí a surpreender com a sua beleza.
Com um levantamento de imagens feito ao longo de vários anos o Portal do Jardim vai contar com a sua preciosa colaboração partilhando connosco as suas descobertas.