A CARREGAR

Type to search

AJH convida a conhecer os jardins históricos de Portugal

29 Jardins Históricos juntam-se e criam 12 experiências turísticas únicas

Ir à descoberta dos jardins históricos de Portugal. Este é o desafio da AJH – Associação Portuguesa de Jardins Históricos que acaba de lançar 12 Garden Experiences no Norte e Centro de Portugal. Trata-se de um produto turístico inédito em Portugal que junta um total de 29 jardins, na sua maioria privados, e que foi desenhado como resposta à pandemia que afetou as visitas aos jardins, muito dependentes do mercado externo. Agora o desafio é outro, chegou a vez de os portugueses descobrirem os best kept secrets de Portugal.
A pandemia desafiou os portugueses a redescobrir o seu país e a ir ao encontro da natureza. “A ideia surge associada aos longos períodos de encerramento que estes lugares viveram com a pandemia e agora pretende-se oferecer uma experiência de proximidade, mais intimista, com mais tempo, orientada para pequenos grupos num tempo em que mais do que nunca compreendemos a necessidade de nos ligar e nos reconciliar com a natureza. É isto – visitem os jardins históricos de Portugal”, desafia, Teresa Andresen, Presidente da AJH.
Com esta iniciativa a AJH pretende promover a conservação e a valorização do património. “São espaços muito belos e muito amados. Mas, são frágeis e reclamam uma continuada manutenção. São muito diversos e, de um modo geral, oferecem produtos complementares a uma visita de qualidade como seja a possibilidade de dormir, provar vinhos e produtos gastronómicos, contactar com os próprios proprietários e jardineiros. Naturalmente que esta oferta configura uma forma de procurar apoiar a recuperação e a conservação do nosso património”, remata Teresa Andresen.

De Vidago a Coimbra há histórias e jardins para descobrir
Estas propostas são a melhor opção para celebrar a primavera com os jardins floridos. Jardins formais, bosques e matas, lagos e jogos de água, canteiros e flores, grutas, e miradouros árvores notáveis… Da Ribeira-Lima, ao Douro, passando pelo Tâmega, Minho e Dão, de Vidago a Coimbra, há histórias e jardins para descobrir. Como sublinha Teresa Andresen, “Os jardins históricos de Portugal, sejam estes uma cerca conventual ou uma quinta de recreio, são muito significativos para compreendermos a nossa identidade cultural. Conservam em si testemunhos muito antigos e devidamente perpetuados de vários momentos da nossa história ao longo de várias gerações. Estando associados ao recreio, a maioria deles estão integrados em estruturas produtivas e essa integridade mantem-se. Sem ela é difícil entender a nossa arte paisagista!
Às visitas guiadas dos jardins sobre a sua história e as pessoas que os construíram, amaram e transmitiram juntam-se paisagens, provas de vinhos e gastronómicas, passeios de barco, turismo rural. Experiência exclusivas e distintivas, criadas para esta iniciativa e que convidam a conhecer um jardim chamado Portugal.
Os packs foram concebidos de forma diversificada, com durações diferentes, em modo flexível pois fica ao critério do visitante adicionar mais tempo ou mais lugares à sua experiência. Os packs incluem visitas guiadas pelos próprios proprietários ou seus representantes, mas se o visitante quiser explorar por si o tem, também, sugestões para visitar novos lugares ou revisitá-los agora num contexto novo”, acrescenta a presidente.
Associadas a estas propostas turísticas estão duas agências de viagens que comercializam estes packs: a ClubTour, e a TravelTailor.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo