A CARREGAR

Type to search

O dia é da criança vamos jardinar

Assim como muitos adultos apreciam a oportunidade de desfrutar dos seus jardins, é muito importante passar este gosto às crianças.

Muitas empresas de sementes relataram vendas recordes de sementes de ervas e vegetais à medida que aproveitamos a oportunidade para iniciar ou desenvolver uma horta. As empresas que vendem sementes orgânicas foram particularmente beneficiadas.
Esta é uma oportunidade ideal para envolver as crianças também na horta e aprenderem os benefícios do “cultive você mesmo”.

Seguir todo o processo de cultivo de coisas simples como beterraba, alfaces ou tomates pode ser uma ótima maneira de aprender a ter paciência e talvez também fazer com que sejam consumidos regularmente. Aprender que os alimentos precisam ser cultivados e não aparecem embrulhados em plástico no supermercado, como por magia, pode ser muito gratificante. É muito divertido ajudar a encher potes grandes ou canteiros elevados com composto e usar o regador.

Sujar as mãos com a terra é uma forma vital de nos conectarmos com os nossos sentidos e as crianças vão recordar com muito mais nitidez quando estiverem envolvidas. Tente incluir diferentes texturas nas escolhas de plantas. Folhas felpudas, como sálvia num jardim de ervas, pequenas suculentas podem ser agrupadas numa tigela rasa para fazer um mini jardim e até mesmo fazer coleções de diferentes folhas para colar num livro pode ser divertido e constituir um primeiro herbário.
Para aqueles de nós que tivemos a sorte de ter os jardins dos nossos pais e avós desde tenra idade nas nossas vidas, agora parece óbvio o que fazer com as sementes e mudas, é por isso muito importante passar essa vivência para a próxima geração.
Outra maneira fácil de começar a horta é comprar as lindas plantas em vaso que estejam disponíveis. Jogos clássicos como medir o girassol ou cultivar favas num frasco de geleia com papel absorvente ou papel de cozinha para ver a raiz e o rebento desenvolverem-se contra o vidro são fascinantes. Até cortar a casca de uma cenoura e colocando num pires com água para que as folhas cresçam novamente … com certeza todos nós já fizemos isso!

Não é preciso muito espaço ou esforço para colocar de lado um ou dois vasos grandes para as crianças ajudarem a plantar, mesmo uma cor mais duradoura pode vir com bolbos de plantas anuais enterrados na terra. como malquereres e uma ou duas plantas de morango.0
Para se divertir ainda mais, por que não começar um balde de compostagem ou até mesmo uma fazenda de minhocas ou hotel de insetos?
Se tiver algo que possa conter adubo, pode fazer um jardim, usar recipientes incomuns, como bules velhos, botas de borracha ou baldes coloridos.

Contar sementes, pesar produtos e procurar receitas contribuem e muito para a componente pedagógica do cultivo de alimentos. Fazer uma salada simples com folhas e flores comestíveis pode ser uma ótima atividade para todas as idades. Flores comestíveis como capuchinha, violetas, rosas, borragem, jasmim e malva-rosa, bem como alecrim e madressilva. Existem alguns recursos excelentes disponíveis online com receitas fáceis para fazer geleias e bebidas refrescantes usando ingredientes simples do jardim. Num jardim mediterrânico, temos uma gama completa de plantas aromáticas como tomilho, erva-cidreira, manjericão, sálvia e orégão para adicionar ao nosso projeto de jardinagem.
Outro vantagem de passar tempo ao ar livre é a oportunidade de observar de perto os insetos, os pássaros e entender todo o ciclo de vida associado às plantas e jardins.
Se já tem algumas frutas e vegetais no jardim, então está em vantagem pode envolver as crianças durante o tempo em casa, promovendo o apanhar comida para a mesa e ajudar na rega e remoção de ervas daninhas. São oportunidades para desacelerarmos e nos concentrarmos em realizar pequenas tarefas em família.
E lembre-se, mesmo um resultado confuso é um bom resultado quando adultos e crianças se sentem menos stressados e mais envolvidos com o mundo ao seu redor. E mais importante de tudo – a diversão!

mgapsec@gmail.com
www.mediterraneangardeningportugal.org
Veja também https://www.portaldojardim.com/pdj/2010/04/10/jardinagem-para-criancas/

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo