A CARREGAR

Type to search

Aves do meu Jardim: Toutinegra-de-barrete

Fotografia: ©Vasco de Melo Gonçalves / Portal do Jardim

Sylvia atricapilla, conhecida pelos nomes comuns de toutinegra e toutinegra-de-barrete é uma espécie de ave muito comum e difundida em toda a Europa do norte e temperada. As suas cores são únicas no género Sylvia; o parente mais próximo da toutinegra-de-barrete é a felosa-das-figueiras que tem um aspecto bastante diferente mas uma vocalização muito semelhante. Estas duas espécies, cujo habitat se estende muito mais para norte que as outras do género Sylvia, parecem constituir espécies irmãs bem distintas das outras felosas.

Descrição
É uma felosa típica, robusta, com plumagem basicamente cinzenta. Tem um comprimento de cerca de 14 cm. Tal como a maioria das espécies Sylvia, apresenta plumagens diferentes para o macho e a fêmea: o macho tem um pequeno barrete preto, enquanto que na fêmea o barrete é castanho claro. É uma ave que habita matas sombrias com vegetação rasteira para a nidificação, parques e jardins. O ninho é construído num arbusto baixo, e a postura é de 3–6 ovos. Canta normalmente escondida e o seu canto é como um agradável murmúrio, semelhante ao da felosa-das-figueiras, no entanto mais curto e a terminar com notas flauteadas, claras e fortes.
Uma subespécie desta ave, a S. a. heineken, é muito propensa ao melanismo. É típica da Madeira mas pode habitar todas as ilhas da Macaronésia assim como as costas atlânticas da península ibérica e nordeste de África. As aves melanísticas S. a. heineken forma obscura, eram a princípio consideradas uma subespécie distinta.
Esta pequena ave passeriforme é migratório, e as que nidificam na Europa central passam o inverno no sul da Europa e norte de África onde existem também populações residentes. Resiste melhor ao frio que a maioria das felosas, em parte devido ao facto de comerem com facilidade bagas, enquanto a maioria das felosas tem uma dieta exclusivamente de insectos.

1 Comments

  1. G. Esmeralda 24 de Junho de 2021

    Belas fotos!!!

    Grama Esmeralda São Carlos Santo Agostinho Bermudas Coreana Japonesa Batatais Amendoim

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo