A CARREGAR

Type to search

Arrábida Walking Festival 2022: No trilho da flora

Mais de quarenta atividades, entre passeios pedestres, workshops, aulas de botânica e experiências gastronómicas e enoturísticas, realizam-se, no final de março, no Arrábida Walking Festival 2022, no Parque Natural da Arrábida, zona de Setúbal.

O evento, organizado pela Biotrails em parceria com as câmaras municipais de Palmela, Sesimbra e Setúbal, reforça, nesta segunda edição, subordinada ao tema “No trilho da flora”, a cumplicidade entre o turismo de natureza, o lazer e o bem-estar.

José Cunha

O festival tem mais do que a intenção de caminhar pela natureza. Tem a intenção de partilhar conhecimento. E há tanto para aprender e partilhar sobre este parque natural”, sublinhou José Cunha, da Biotrails, na apresentação oficial do evento, esta manhã, na Quinta de Alcube.
A lista de caminhadas inclui 18 propostas que exploram diferentes vertentes e locais da Serra da Arrábida, tanto diurnas como noturnas e com graus de intensidade que variam entre baixo, médio e alto, sendo que a lista de sugestões fica mais extensa ao se incluírem propostas pensadas para crianças, rotas complementares, visitas a adegas, workshops de gastronomia e fotografia e passeios desenhados especificamente para pessoas com deficiência visual.
À imagem da primeira edição, o Arrábida Walking Festival (AWF) mantém a “Grande Rota Arqueológica” como o tema catalisador para as caminhadas mais desafiantes do programa, uma vez que, “apesar de não ser o tema central do evento, não é possível ignorar a importância dos vestígios arqueológicos no Parque Natural”, sublinhou José Cunha.
O festival conta com a colaboração de diferentes especialistas em flora, responsáveis por muitos dos conhecimentos a partilhar com os participantes durante os passeios, como são os casos da Sociedade Portuguesa de Botânica, de Francisco Rasteiro, do Núcleo de Espeleologia da Costa Azul, e do especialista em orquídeas silvestres da Arrábida Armando Frazão.
A primeira edição, realizada em 2021 em condições mais restritas do que as atuais, devido à gravidade da pandemia que se vivia na altura, praticamente esgotou e a segunda, a decorrer nos dias 25, 26 e 27 de março, já tem várias atividades com as reservas todas preenchidas.
José Cunha, da Biotrails, acrescentou que, “na tentativa de proporcionar uma oferta mais completa, além das caminhadas, conjuga-se património e gastronomia, o que se tem revelado uma receita muito interessante e atrativa para o público, traduzindo-se na grande procura que se tem registado”.
A edição de 2022, focada no tema “No trilho da flora”, constitui uma oportunidade para ver e ficar a conhecer algumas das 1400 espécies de plantas que se encontram no Parque Natural da Arrábida, 22 das quais consideradas exóticas e 102 com características medicinais e aromáticas.
O programa pode ser consultado na íntegra em www.biotrails.pt/awf, onde também é possível adquirir os passes e bilhetes para as atividades.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo