A CARREGAR

Type to search

Madeira vive a icónica Festa da Flor

De 05 a 29 de maio, o Funchal volta a festejar um dos mais memoráveis eventos da Região. Turistas e locais vão poder desfrutar de uma manifestação artística de tradição secular complementada por muita animação, dança, música, exposições, desfiles e iniciativas em várias zonas da ilha.

 

@Nuno Andrade

Eduardo Jesus, Secretário Regional de Turismo e Cultura e Presidente da Associação de Promoção da Madeira, convida todos a experienciarem este evento único. “É com muito orgulho que a Madeira celebra a sua icónica Festa da Flor. Este ano há ainda mais cor, música, animação, alegria e aroma floral a encher a nossa ilha e a presentear todos, de locais a turistas, com um dos mais belos eventos que poderão experienciar. Esta é uma mostra ímpar da beleza natural da Região, mas também da excelência dos artesãos locais, dos artistas locais e do saber receber dos Madeirenses.

A Placa Central da Avenida Arriaga vai receber os festejos principais, decorada com a profusão da flora madeirense, que se desdobra entre decorações e tapetes florais feitos à mão por artesãs de inigualável talento. Esta tradição nasceu na decoração das procissões religiosas e, graças à sua incontestável beleza e minúcia, os tapetes de flores passaram a alegrar as ruas por ocasião desta Festa, constituindo-se como um dos grandes contributos para magnificência dos festejos. As flores também se vão vestir por intermédio das Estátuas Vivas da Flor, atores com figurinos, trajes de cores vivas e adereços originais que vão animar todos.

O Mercado das Flores e dos Produtos Regionais (domingo a quinta, 10h00 às 22h00, e de sexta a sábado, 10h00 às 24h00) convida a uma experiência imersiva nas muitas espécies florais e decorativas que existem na Madeira. Neste ambiente pitoresco e tradicional é possível adquirir flores, artigos da gastronomia local e bebidas típicas.

Todos os dias, em diferentes horários, o Palco dos Concertos vai receber concertos musicais que incluem vários Grupos de Folclore que celebram as tradições da região e bandas que mostram os talentos da nova geração.

@Nuno Andrade

No dia 07, das 10h00 às 13h00, a Praça Municipal é palco do Muro da Esperança, onde as crianças são convidadas a depositar uma flor num muro verdejante num apelo simbólico à Paz.

O evento mais esperado acontece no dia 08, às 16h30. O Cortejo Alegórico da Flor vai invadir com música, cor e muitas flores a baixa funchalense com o desfile de carros alegóricos que, harmoniosamente, conjugam múltiplas espécies florais com decorações repletas de criatividade. Realizada desde 1979, esta iniciativa conta com sumptuosos carros alegóricos e este ano terá cerca de 1.400 figurantes de todas as idades, divididos por 13 grupos.

A 14, 21 e 22, os grupos participantes do cortejo alegórico da Festa da Flor atuarão no Heliporto exibindo os seus trajes e coreografias. Distribuídas por 3 dias em 2 fins de semana, as atuações celebram as flores, a beleza e a alegria, em ambiente de festa. Os bilhetes para acesso a estes espetáculos são gratuitos e serão disponibilizados no Posto de Informações do Turismo, sito à Avenida Arriaga, e limitados à lotação do local onde serão realizados.

@Nuno Andrade

No dia 15, entre as 16h30 e as 17h30, há o regresso da Madeira Flower Classic Auto Parade com o desfile, pelas avenidas da baixa da cidade, de muitos automóveis clássicos. Os veículos ficarão depois em exposição, na Avenida Sá Carneiro, até às 18h30.

Fora da zona central, mas numa extensão do convite para viver esta festa, há mais para descobrir. Na Praça do Povo é possível visitar a 67ª Exposição da Flor Pavilhão, uma continuação da exposição que se realizava no Ateneu Comercial do Funchal, iniciada nos anos 50. Aqui podem ser apreciados os mais belos exemplares, dos mais variados tipos de flores produzidas em toda a Madeira. As flores em exposição são avaliadas nas suas diversas categorias e as melhores são distinguidas por um júri especializado.

@Nuno Andrade

De 19 a 22 de maio, há quatro concertos musicais a acontecerem em espaços emblemáticos da ilha da Madeira com o propósito de descentralizar as festividades e reforçar a oferta de animação, integrada no programa da Festa da Flor. Estes concertos decorrem num ambiente com uma envolvência única, onde o público – turistas e residentes – podem desfrutar de momentos musicais de elevada qualidade num cenário de beleza ímpar, rodeado da diversidade da flora madeirense. Para obter os bilhetes, registe-se em www.retoica.com.

Nos dias 27 (18h00 às 23h00), 28 (10h00 às 23h00) e 29 (10h00 às 18h00), a Praça do Povo vai receber o Madeira Classic Car Revival. Organizado pelo Clube de Automóveis Clássicos da Madeira, com o propósito de mostrar e premiar os melhores e mais elegantes veículos antigos e clássicos da Região, é um espetáculo imperdível para amantes de automóveis e curiosos por veículos históricos.

@Nuno Andrade

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo