A CARREGAR

Type to search

Os meus Jardins: Palácio dos Biscainhos

Em 1755 o jardim do Palácio dos Biscainhos, edifício cuja origem remontará ao século XVI / XVII, surge representado no Mappa (D) da Cidade de Braga Primas com um desenho e uma organização espacial idênticos aos que encontramos atualmente, constituindo-se como um dos mais um expressivos testemunhos do jardim Barroco, com notáveis introduções em estilo Rococó, que sobreviveram em Portugal.
A riqueza patrimonial dos Jardins da Casa dos Biscainhos é reforçada em 2020 com a atribuição, pela Associação Portuguesa dos Jardins Históricos, do Selo de Qualidade de Jardim Histórico, elevando o seu estatuto e passando a integrar a “Rota dos Jardins Históricos do Baixo Minho”.

Texto e fotografia: Viver com Gosto

No coração da cidade de Braga temos um dos jardins mais representativos do Barroco, em Portugal. O Jardim da Casa dos Biscainhos é espaço muito interessante de se visitar e um autêntico oásis na cidade. Nele conseguimos abstrairmo-nos do rebuliço da cidade e mergulhar num espaço de contemplação e rico ao nível botânico. O espaço, de aproximadamente um hectare, está dividido no “terreiro”, “jardim formal”, “patamares do pomar e das hortas” (“parterres”), “recinto das muralhas”, “canavial” e “largo do pombal”, estando enriquecido com diversas fontes e esculturas barrocas.
O “jardim formal” apresenta um traçado labiríntico de canteiros de buxo. A embelezá-lo, existem janelas e portões ornamentais, encimados por pináculos ou por meninos com charamelas, esculturas decorativas, painéis de azulejos polícromos, cinco fontes de repuxo, um pavilhão de jardim, um mirante e duas monumentais e paralelas casas de fresco (construídas por árvores vivas) de japoneiras oitocentistas com chafarizes no interior.
Dentre as várias árvores existentes, a mais notável é um majestoso tulipeiro da Virgínia (“Liriodendron tulipifera”) plantado no século XVIII.

O jardim
O portal da SIPA (Sistema de Informação para o Património Arquitetónico) descreve os jardins da Casa dos Biscainhos num trabalho atualizado, em 2007 por Luísa Estadão, da seguinte forma “… Cerca de um hectare nas traseiras da casa foi rodeado de muros e dividido em terraços ajardinados. Do lado oposto foi dada ao muro uma implantação poligonal que, associada ao seu coroamento com ameias e à presença de guaritas nos ângulos, lhe confere um aspeto de fortaleza quinhentista. No interior desse simulacro de baluarte foi construído um templete com cúpula e lanternim que contém lajes sepulcrais de parentes dos senhores da casa. A quinta está dividida em três terraços, descaindo ligeiramente da casa para poente, separados por muros coroados de alegretes e revestidos de azulejos. Latadas, sustentadas por decorativas colunas de granito, estão dispostas ao longo dos muros, e terraços da quinta. Destes, os dois inferiores são cultivados com horta e pomar, divididos em quarteirões ladeados de banquetas de buxo. O superior é ocupado pelo jardim propriamente dito e por um terreiro que o separa da casa. Este ocupa um terraço retangular rodeado por um muro cujo revestimento de azulejos e decoração de pirâmides, urnas e estátuas de cantaria, nas ombreiras dos portões de acesso, nos mirantes laterais e nos ângulos, juntamente com o rendilhado dos canteiros debruados a murta, lhe confere o aspeto de um tabuleiro decorado a filigrana. No interior dos canteiros, cinco taças com repuxos de água, ao gosto das que na Península introduziram os invasores muçulmanos do século 8, testemunham o estilo Rocaille”.

Contactos:
Rua dos Biscainhos 4700 – 415 Braga / +351 253 204 650 / mbiscainhos@culturanorte.gov.pt

O acesso ao jardim é gratuito.

Horários
Abertos de terça a domingo
das 10h00 às 12h30 e das 14h00 17h30

Para visitar ao Jardins é permitida a entrada até às 12h20 e 17h20, devendo ser respeitado o horário de encerramento do complexo patrimonial.

Encerra nos seguintes feriados:
1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1º de Maio e 25 de Dezembro

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo