A CARREGAR

Type to search

Jardim da Praça do Império reabre após requalificação

Intervenção agora concluída recuperou o conceito original deste jardim histórico, da autoria do arquiteto Cottinelli Telmo, retomando características do desenho de 1940, e procurando intensificar a relação com o Mosteiro dos Jerónimos.

Fotografias: Portal do Jardim

Jardim da Praça do Império
O renovado jardim foi inaugurado a 14 de fevereiro, com a presença do Presidente da República e do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.
Recuperar o conceito original deste jardim histórico, da autoria do arquiteto Cottinelli Telmo, foi o principal desígnio desta intervenção. Nela foram retomadas características do desenho de 1940: manteve-se a exata geometria baseada no quadrado original, foi reposta a acessibilidade ao tanque central e aos brasões esculpidos na Fonte Monumental e replantaram-se, à cota do tanque, os quatro conjuntos de árvores baixas.
A obra agora concluída contemplou um aumento da área verde permeável, com a ampliação do jardim para sul e a plantação de novas árvores, o que se traduziu num acréscimo muito significativo das áreas ensombradas. A adaptação do jardim às alterações climáticas passou igualmente por aspetos como a otimização do sistema de rega, a introdução de pavimentos permeáveis-drenantes e a melhoria da eficiência hídrica e energética da Fonte Monumental.
Esta intervenção, desenvolvida pela Câmara Municipal de Lisboa de acordo com um projeto de ACB-Arquitetura Paisagista, procurou ainda intensificar a relação com o Mosteiro dos Jerónimos. Para tal, foi aqui criado um jardim de plantas, com espécies vegetais representadas em escultura na pedra daquele monumento.
Finalmente, esta obra de requalificação incluiu a reinterpretação dos brasões das capitais de distrito em calcada artística, numa solução que foi definida em 2019. A criação de um percurso com 32 brasões procurou valorizar a arte do calcetamento e, em simultâneo, preservar a memória dos desenhos florais plantados para as comemorações Henriquinas de 1961.
Num futuro próximo, a autarquia pretende que a rega deste jardim passe a ser realizada com água para reutilização, através da extensão da rede de Água+ proveniente da Fábrica de Água de Alcântara. Está também prevista a requalificação da rede de iluminação exterior, com a substituição das atuais luminárias por tecnologia LED e a instalação de um sistema de telegestão.

Outros dados da intervenção:
– área de jardim aumentou 5 500 m2: passou de 30 650 m2 para 36 150 m2
– desses 5 550 m2, 1.737 m2 dizem respeito à nova área verde a sul (conquistada área à circulação viária e estacionamento, aumentando as áreas de estadia e abrindo o jardim)
– não foram abatidas quaisquer árvores
– foram plantadas mais 123 árvores, 56 árvores Bauhinias, na Praça Central, e 55 ciprestes, oliveiras e pinheiros mansos
– foram usadas as cinco pedras tradicionais da calçada portuguesa: branca, cinza clara, cinza escuro, preta, rosa
Fonte: C.M. de Lisboa

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo