A CARREGAR

Type to search

Tags:

Reenvasamento de Plantas

Uma ação imprescindível para plantas em vaso.

As plantas prosperam quando têm espaço e terra fresca. Ter em conta que a dimensão do vaso deve ser adequada a cada planta.

Porquê reenvasar
Quando transferimos uma planta para um vaso maior ou renovamos a terra, estamos a dar-lhe uma nova vida. Todas, das árvores aos arbustos, das perenes às plantas aquáticas e bolbos, em algum momento beneficiam deste tratamento.
Também as plantas comunicam e dizem quando devem ser reenvasadas: raízes emaranhadas, crescimento difícil, poucas flores e necessidade excessiva de água são os sinais. Plantas com alguns anos que não conseguem crescer ou mesmo plantas jovens, mas cujas raízes saem pelos furos de drenagem, precisam desta operação.

Quando reenvasar
A melhor altura para reenvasar é durante o repouso vegetativo ou antes do recomeço do crescimento, ou no final da estação. As plantas caducas são reenvasadas quando já perderam todas as folhas enquanto as perenes, no final de Outono ou início da Primavera. As plantas ornamentais devem ser reenvasadas quando não têm flor.

Como reenvasar
As plantas extraem-se inclinando o vaso e puxando com delicadeza o caule principal. Se o torrão de terra não se move deve inserir uma faca ao longo dos bordos.
Uma vez extraída liberte as raízes da terra e pode depois as fibrosas em cerca de um terço.
Neste momento coloque a planta num novo vaso 5-8 cm maior. Se for de barro deve colocá-lo de molho durante uma noite.
Se a planta tiver atingido a maturidade pode usar o mesmo vaso depois de bem lavado.
Colocar no fundo do vaso uma camada de terra leve e estéril e coloque a planta ao centro.
Junte mais terra procurando não deixar bolsas de ar, até encher o vaso. No final regue abundantemente e matenha a planta à sombra durante uma semana.
Note que o reenvasamento prevê limpeza a fundo do vaso anterior para futura utilização, pode esterilizar com uma solução 10% de água e lixívia.

Reenvasar no mesmo vaso ou em vaso maior
Se reenvasar no mesmo vaso regue bem antes de retirar o torrão, desembarace as raízes. Podar as mais longas. Tapar furos de drenagem com barro encher com terra e regar.
Se reenvasar em vaso maior, liberte o torrão de terra, separe as raízes e coloque terra fresca no fundo e nos lados, regue no final.
Como alternativa e em vez de reenvasar pode renovar a terra substituindo uma camada superficial de 5 a 10 cm com terra fresca. Cuidado com as raízes superficiais jovens.

Outono
Reenvasamento
Nas zonas com Invernos amenos, as plantas caducas são reenvasadas no Outono. Nas zonas com Invernos frios deve esperar-se pela Primavera. Desta forma as raízes têm tempo de voltar a estabelecer-se. Podem reenvasar-se arbustos, bolbos, coníferas e perenes de floração Primaveril.

Primavera
Transferência
Transfira as plantas jovens para vasos maiores no início da Primavera antes de começar o crescimento. Depois da última geada, reenvase os bolbos, as coníferas, perenes e anuais com florações no Verão ou no Outono.

Reduza o stress das plantas reenvasadas durante o período mais quente fornecendo-lhes água abundante, mantendo-as à sombra ou protegendo-as do sol usando telas e colocando-as ao abrigo do vento, que pode secar em excesso. Mantenha as raízes sempre húmidas.

Manutenção
Se durante o reenvasamento alguns caules forem danificados ou partidos é necessário cortá-los logo acima de um rebento foliar para não deixar pedaços e tecido mortos. Pode a planta para manter a forma.
Quando recomeça o novo crescimento certifique-se que a planta tem vigor. Fertilize com uma solução leve, de 2 em 2 ou de 3 em 3 semanas, sobretudo antes da floração.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo