A CARREGAR

Type to search

Istanbul tinge-se de cores com as tulipas em flor

A capital da Turquia dá as boas-vindas à primavera com estas joias da natureza, símbolo da localidade e de todo o país, e que dão cor a lugares como a praça de Sultanahmet, Emirgan Grove, ou o parque Gülhane ou Yildiz Grove.

Todos os anos em abril, alguns dos lugares mais populares de Istanbul são decorados com coloridas tulipas primaverais, transformando a cidade num enorme festim visual de brilhante beleza. Por exemplo, na praça de Sultanahmet desdobra-se um extenso tapete de tulipas através do método de aquacultura. Este impressionante espetáculo cativa tanto locais como os visitantes estrangeiros. Vistas similares podem ser encontradas em Emirgan Grove, Gülhane Park, Yıldız Grove, Soğanlı Botanic Park, Beykoz Grove, Büyük Çamlıca Grove, Küçük Çamlıca Grove, Fethipaşa Grove e o Hidiv Pavillon Grove em Istanbul.

O símbolo da tulipa destaca-se na arte e cultura turcas
As tulipas foram trazidas para a Anatólia pelos turcos das montanhas Pamir da Ásia Central, lugar original da tulipa, e figuram entre os símbolos mais importantes da cultura turca. Esta planta bulbosa e herbácea é utilizada como motivo ornamental no artesanato desde o século XII e esteve na moda na época otomana com motivo de poemas, éditos, contos e pinturas em miniatura. Decoravam mesquitas, lápides e palácios, bem como tapetes e capachos, em
cafetões e cofres de dote e, inclusivamente, em moedas, capacetes de batalha e peças fundidas de canhões.
As tulipas, essencialmente flores silvestres, foram cultivadas durante o século XVI em Istanbul, a capital do Império Otomano, e plantadas por toda a cidade como flores de jardim. Esta paixão aumentou e estendeu-se durante o reinado de Solimão o Magnífico, o que levou ao desenvolvimento de diferentes variedades e cultivares da planta. Especialmente o de Istanbul, identificado com a cidade e símbolo da mesma, surgiu neste período. Durante o reinado do sultão Ahmet III, este emblema alcançou tal prominência, com quase duas mil variedades, que deu nome a uma era: a Era da Tulipa (Lale Devri) em princípios do século XVIII.

Cada cor tem um significado diferente
À medida que se cultivavam mais variedades de tulipas, estas e as suas cores adquiriam diferentes significados. As tulipas roxas simbolizavam o amor, ao passo que as brancas representavam a pureza e a inocência. As flores púrpuras denotavam «nobreza e romance» e as amarelas assinalavam «alegria» e «amor sem esperança». A insólita tulipa negra significava «inalcançável e raridade», ao passo que a tulipa raiada queria dizer: «tens uns olhos bonitos».
Esta formosa flor, que ocupa um lugar tão importante na cultura turca, foi levada primeiro para Viena (Áustria) e depois para os Países Baixos na segunda metade do século XV, introduzindo-se assim na Europa. Rapidamente alcançaram grande popularidade nos Países Baixos e chegaram a Otava, a capital de Canadá, ganhando fama mundial.
Ainda hoje são cultivadas na Anatólia inúmeras variedades desta planta. Entre as mais chamativas está a «tulipa invertida», também conhecida como «noiva chorona». Há 167 espécies de tulipas invertidas em todo o mundo. Entre elas, 43 espécies, 20 das quais são endémicas, podem ser vistas na Turquia.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo