A CARREGAR

Type to search

Dicas para encontrar inspiração e seguir um conceito na projeção do seu espaço verde

Texto: Catarina Gonçalves, Disciplina Garden Design / Fotografia: D.R.

A melhor maneira de recolher informação e seguir um conceito único na projeção do jardim é fazendo uma pesquisa minuciosa sobre os diferentes elementos que gostaria de incluir no seu espaço exterior e, em seguida, escolhendo um tema ou conceito que unifique tudo. Pode começar por procurar inspiração em revistas, livros, sites especializados, visitas a jardins públicos ou privados, e até mesmo redes sociais como o Instagram ou o Pinterest.
Durante o processo de pesquisa, pode fazer uma lista dos elementos que mais lhe agradam, como plantas, mobiliário, materiais, entre outros. Depois, tente escolher um tema ou estilo que unifique esses elementos e reflita a sua personalidade e gosto pessoal. Por exemplo, se gostar de um estilo mais minimalista, pode optar por um jardim com linhas retas e poucos elementos decorativos. Se preferir um estilo mais rústico, pode optar por materiais naturais e uma vegetação mais exuberante.
Um conceito no design de jardins é uma ideia central que orienta todo o processo de design e a escolha de elementos que serão incluídos no jardim. Ele pode ser baseado em vários fatores, como o estilo arquitetónico da casa, a topografia do terreno, as preferências pessoais do proprietário ou até mesmo uma história ou tema específico.
O conceito pode ser expresso de várias maneiras, como através da escolha de materiais, cores, formas e texturas, bem como pela seleção de plantas que se adequam ao tema ou estilo escolhido. Ter um conceito bem definido desde o início pode ajudar a tornar o processo de design mais focado e coerente, garantindo que todos os elementos do jardim sejam cuidadosamente selecionados para se complementarem e criarem um espaço único e harmonioso.
Lembre-se que um jardim é um espaço vivo e em constante evolução, por isso, não tenha medo de experimentar e fazer alterações ao longo do tempo. O importante é que o seu jardim reflita a sua personalidade e lhe proporcione um espaço de conforto e relaxamento para si e para a família.

Visite jardins públicos e privados: Dê uma volta pela sua cidade ou região e visite alguns jardins públicos e privados para ter ideias. Preste atenção aos estilos de jardim, combinações de plantas, cores e texturas.
Pesquise na internet: Existem muitos sites e fóruns de jardinagem que oferecem inspiração, ideias e dicas. Procure por imagens de jardins em plataformas como Pinterest e Instagram, ou blogs especializados.

Folheie revistas e livros sobre jardins e design: Os livros e revistas especializadas são uma ótima fonte de inspiração e ideias para projetar seu próprio jardim. Aqui pode encontrar dicas úteis sobre design, combinações de plantas, materiais e muito mais.
Consulte um profissional: Se você estiver com dificuldades para encontrar inspiração ou não tiver certeza de como começar o projeto, um profissional pode ajudar. Eles podem fornecer ideias personalizadas e ajudá-lo a criar um plano para o seu jardim.
Observe a natureza: Observe a natureza ao seu redor para ter inspiração. Preste atenção às plantas nativas, às cores e texturas do ambiente natural, bem como aos movimentos e fluxo das formas.

Faça um curso: Os cursos são uma ótima maneira de aprender sobre as melhores práticas de design de jardins, combinações de plantas e materiais. Além disso, eles oferecem muitas oportunidades para aprimorar suas habilidades e encontrar inspiração.
Visite festivais de jardins: Os festivais de jardim são uma ótima maneira de encontrar inspiração para projetar o seu próprio jardim. Esses eventos muitas vezes contam com jardins criados por paisagistas profissionais e amadores, com uma variedade de estilos e abordagens diferentes, o que pode ajudar a expandir suas ideias e perspetivas sobre o que é possível em um jardim. Além disso, os festivais de jardim muitas vezes também oferecem palestras e workshops sobre design de jardim, plantas, cuidados e manutenção, o que pode ser muito útil para quem está a começar a projetar o seu próprio jardim.
O próximo tópico será sobre como analisar o meu espaço.

Sobre o curso online:
Está pronto para transformar o teu espaço exterior em um oásis verdejante? O meu novo curso online de design de jardins é a solução perfeita para quem procura aprender a criar o seu próprio jardim desde o início.
Desde o sonho até à implementação, abordaremos tópicos como análise do terreno, projeto de design, escolha de materiais e estruturas, plantas e estilos de plantações, mobiliário e decoração. Junta-te a mim nesta jornada e aprende a transformar o teu espaço exterior em um oásis verdejante!
Saiba mais sobre o nosso curso online em https://courses.gardendesignsofttools.com/courses/garden-design-no-seu-jardim. Os leitores do Portal do Jardim têm 20% de desconto no curso usando o código de cupão: portaldojardim2023 durante o checkout na plataforma do curso.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo