A CARREGAR

Type to search

“Jardins Sociais – locais de encontro” tema chave para a próxima edição da Spoga Gafa

Spoga Gafa 2023 – 18 a 20 de Junho

A força unificadora dos jardins nunca foi tão importante como hoje. Juntam as pessoas, independentemente de sua origem, estatuto ou crenças. Os jardins sociais começam onde a jardinagem, as plantas ou o relaxamento ao ar livre se tornam uma interação social. Promovem a comunidade, a saúde e a regeneração e criam uma consciência para o ambiente natural.
A Spoga Gafa está focada nos jardins, varandas e terraços como lugares de encontro, diversificados e sustentáveis.

Local comum de retiro
Através de todas as fronteiras e culturas, o jardim sempre foi um lugar de desejo e união. Isso aplica-se hoje mais do que nunca, após dois anos de pandemia e diante da atual situação política global. Como um lugar de retiro os jardins e espaços verdes em geral ganham cada vez mais importância. Oferecem um lugar de refúgio para se recuperar da rotina diária acelerada e unir as pessoas. No espaço privado são para relaxar, para churrascos, para o convívio… com a família, vizinhos e amigos.
O tópico Jardins Sociais também inclui tendências de jardins, como jardinagem urbana, que é o convívio e atividades que se podem realizar em espaços semi-públicos. Além de tornarem uma cidade mais ecológica e auto sustentável, os jardins sociais ou as iniciativas de partilha também têm sempre em mente o intercâmbio entre as pessoas.

Mais do que um jardim
Hoje, jardins, varandas e terraços são pontos de encontro, assim como lotes, parques públicos e outros espaços urbanos abertos – mas também lounges ao ar livre nos terraços de escritórios ou restaurantes. Áreas externas privadas e públicas são preenchidas com vida quando atividades conjuntas são realizadas. Juntos e de uns para os outros. Pessoas de todas as faixas etárias tornam-se designers criativos, embelezam seu ambiente juntos, cultivam frutas e vegetais ou relaxam ao ar livre. Os fabricantes e o comércio estão a apoiar essa função social e o poder regenerativo do jardim com novos produtos e soluções – desde arranjos de assentos extensíveis e cozinhas ao ar livre totalmente equipadas, até ferramentas de jardim para crianças pequenas e ferramentas ergonómicas, até iniciativas de bricolage e workshops.

Novos produtos para ambientes de vida verdes
Cada produto de jardim tem, assim, uma qualidade social e interativa, além de suas características funcionais e criativas. De fato, a interação social é o que realmente dá a um jardim a sua própria magia especial: a mangueira do jardim ou o aspersor com o qual as crianças brincam ao sol; o sofá de jardim amplo em que a família relaxa; o canteiro de flores elevado que os vizinhos usam em conjunto para plantar vegetais ou a churrasqueira para confecionar e partilhar uma refeição com os amigos.
A jardinagem social é, portanto, mais do que apenas um trabalho de jardinagem – como espaço vital, o jardim oferece uma oportunidade para se reinventarem atividades em conjunto.

Os Jardins Sociais são versáteis e oferecem aos jardineiros amadores uma grande margem de manobra: sejam móveis de exterior implementados de forma versátil; plantas, substratos e solos para um design de jardim sustentável, soluções inteligentes para grelhas e churrascos ou equipamentos de jardim modernos.

Fotos: DR

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo