A CARREGAR

Type to search

Convenção Nacional Stihl Portugal sob o lema “Consolidamos o nosso futuro juntos”

Desde o primeiro momento do Portal do Jardim (cerca de 17 anos), que temos acompanhado de forma próxima a Stihl em Portugal e no Mundo. A capacidade de coesão da equipa e ligação à rede de concessionários impressiona pela proximidade e por olhar para cada um deles como sendo único e verdadeiro embaixador da marca. Num mundo em que tudo é decidido sem um rosto, esta forma de estar faz a diferença.

Texto: Luisa Gonçalves Fotos: Stihl Portugal

Na Convenção Nacional que teve lugar em Fátima estiveram mais de 230 pessoas e o equivalente a 70% da rede de concessionários em Portugal.
A rede de concessionários está no topo da lista de prioridades da marca e isso faz sentido. São os concessionários que permitem a continuidade e o incremento de vendas a que temos assistido ao longo dos anos. 55000 concessionários em todo o mundo e com 39% destes em exclusividade.

Hans Klose

Foi o momento de ouvir Hans Klose Diretor de Vendas para a Europa Ocidental, que expôs perante um vasto auditório de concessionários a nível nacional e imprensa da especialidade, a realidade que a marca está a viver a nível global.
O grande desafio é sem dúvida identificar o potencial do mercado. Com tudo o que se passou de 2020 até hoje, estamos a falar num espaço de 3 anos, não há dúvida de que o padrão de consumo se alterou.
Ao nível da Stihl em todo o mundo o principal revés foi mesmo o volume de pendentes acumulado que esperam ter resolvido a 100% até final de 2023.
Independentemente dessa situação a Stihl registou números surpreendentes em 2022:
5 500 milhões de euros de faturação; 10% de crescimento; 13,8 milhões de máquinas vendidas; mais de 21 000 colaboradores e cerca de 1000 vagas abertas.
Na realidade o que é impressionante é a continuidade como empresa familiar, é claramente uma vantagem percebemos o que são as necessidades das famílias se compararmos com empresas cotadas em bolsa e com acionistas.
Em 2022 o crescimento deveu-se sobretudo aos produtos para floresta, crescimento nos acessórios, peças de reposição e componentes.

Outro dado importante é o negócio a Bateria que tem um crescimento significativo na Europa Ocidental e em 2023 prevê-se a passagem de 39% para 44%.
No mercado alemão, 2023 vamos assistir ao aumento para 50% do mercado, em Portugal será de 22%; Espanha 20% e 22% nos Estados Unidos.
Na realidade nos países mais ricos estes equipamentos saem mais facilmente, e existem mais oportunidades de desenvolvimento do mercado a bateria para profissionais. Também iremos assistir a um aumento da quota em mercados emergentes nomeadamente África e Ásia.
No desenvolvimento de produto, os novos iMows e as máquinas giro zero, serão os grandes lançamentos até final de 2023 e em primeiro lugar já em Julho nos Estados Unidos.
Embora o foco seja nos produtos a bateria, vão manter e continuar a desenvolver os equipamentos a gasolina para isso continuar a investir tecnologia própria da Stihl e em fábricas, se possível em proximidade na Europa e Estados Unidos.

Hans Klose falou dos objetivos ambiciosos da marca a nível global
Expansão linhas profissionais a bateria; Formação de Concessionários; Formar equipas Stihl; Apoiar o acesso a serviços financeiros para aquisição de equipamentos; Soluções de Carregamento de várias unidades numa parceria com a bottTainer para adaptar os contentores às baterias da Stihl; aquisição da Mogatec (fábrica da gama GTA); No Tirol nova expansão da Fábrica Stihl com o objetivo da produção de mais produtos a bateria; Investimento de 50 milhões nos Estados Unidos para fabrica de guias e nova impressão das mesmas tornando-as mais económicas; Aquisição fábrica Zama para o fabrico de carburadores e reaproveitamento para fabrico de cablagens e têxteis e da US Cosmos para produção de filtros com o foco de assegurar o segmento a gasolina.

A importância da Stihl Direct
Omnicanal é o foco manter o cliente sempre dentro do universo Stihl esteja no site, na loja física, na loja online, no canal youtube…
A marca dá apoio a todos os seus concessionários eles não tem que ter loja própria, não têm que administrar mas ganham comissões sobre as vendas com clientes no seu raio de influência e inclui todos sem exceção.
O cliente está dentro do mundo Stihl com os concessionários, todos os equipamentos precisam de manutenção; acessórios algum apoio em termos de manuseamento e as lojas em proximidade dão tudo isso. Definitivamente não tira negócio e todos trabalham em conjunto.

Hans Klose fechou com as previsões para daqui a 4 anos:
– Atingir 8000 milhões de Euros de faturação.
– Duplicar a quota de vendas de produtos a bateria.
– Triplicar o número de modelos a bateria.
– Mais parceiros e aquisições de fábricas.

Juvenal Martins

Após esta intervenção Juvenal Martins responsável pela sucursal em Portugal corroborou todas estas estratégias e relembrou o centenário da marca que se aproxima (2026).
O foco na sustentabilidade e na valorização das pessoas. Relembrou a seca extrema de 2022 e a falta de produtos que teve impacto nos resultados da Stihl Portugal (decréscimo de 3%), a subida da taxa de juro e a inflação, e os pendentes que felizmente caminham para a normalização até final do ano.
Mais uma vez frisou a importância dos investimentos na rede de distribuição é muito importante; a formação; a renovação das oficinas, pontos de venda mais visíveis, uma a boa noticia é que o incremento do preço dos produtos vai ser mínimo – 0,3%.
Congratulou a rede de concessionários pela forma como colaboraram no Inquérito de Satisfação tendo colocado Portugal com uma das mais elevadas participações a nível europeu: os resultados apontam para os aspetos positivos, nomeadamente Formação; Equipa Comercial: qualidade e Alto rendimento dos produtos. Aspetos menos positivos as entregas e a nova plataforma B2B a melhorar no futuro.
Relembramos que são 180 concessionários e 130 destes com “Shop system”, um universo total de 220 postos de venda.

Para 2023
– Apoio às novas Tecnologias
– Relatório de Sustentabilidade da Stihl é uma novidade
– Marca Nº 1 em equipamentos a Bateria para Profissionais
– Marca Premiun para particulares exigentes
– Posicionamento forte com a robótica a partir dos iMow´s
– Mudança de paradigma no consumo e o comércio eletrónico.
Juvenal Martins reforçou que: “todas as máquinas vendidas online são uma fonte de rendimento. A importância do aftermarket seja pelas dicas de utilização; consumíveis; acessórios… a ligação ao cliente mantém-se e a fidelização é prioridade.

José Bouça e Juvenal Martins

Na 3ª fase desta jornada foi interessante perceber o posicionamento da marca nos meios de comunicação e saber um pouco mais sobre a estratégia da Stihl em Portugal com a intervenção de José Bouça, responsável pelo marketing e comunicação.
Não há dúvida que a empresa tem sabido adaptar-se e o investimento em TV ainda representa uma boa parte do orçamento .
É também do conhecimento geral que neste segmento jardim a Stihl é a marca que faz maior investimento em comunicação e isso acaba por ter resultados. Esta estratégia da maior fatia de orçamento ser em TV é também seguida em Espanha.
Reforço no digital está bem patente pelos resultados obtidos em Portugal. A Stihl conseguiu em 3 anos com as redes sociais ser 3º na Europa em número de seguidores. Deixa também a mensagem aos concessionários que é possível apostar nestas ferramentas e ter também bons resultados.
As campanhas de Primavera estão aí (Abril, Maio e Junho). A posta na TV, Rádio, no Digital e também a ligação da marca ao Futebol.
Para saber da sua posição os inquéritos Marktest também fazem parte das ferramentas da empresa em Portugal e surpreendentemente a Stihl é mencionada em 3º lugar no que diz respeito à notoriedade da marca.
Outro dado que surpreendeu a própria Stihl, foi o facto de na faixa dos 19 aos 25 na grande Lisboa e Porto a Stihl no que diz respeito a ferramentas para jardinagem posicionou-se em primeiro lugar. Isto significa assegurar o cliente do futuro.
Numa mensagem que nunca é demais repetir José Bouça falou nas Boas Práticas, na oferta de serviços, iniciativas próprias proporcionar experiências ao clientes, fazer eventos de proximidade e na manutenção da boa apresentação dos espaços loja, torná-los atrativos.

Após esta intervenção foi o momento de entrega do Prémio de Marketing Digital atribuído ao concessionário Treem World pela qualidade do Marketing Digital de comunicação com base na newsletter da empresa.
Houve ainda oportunidade de saber todas as novidades relativas aos equipamentos, conhecer a equipa Ibérica, Espanha e Portugal trabalham em estreita colaboração na gestão de produto.
Nas ilhas montadas no exterior houve oportunidade de experimentar e saber tudo sobre as novidades da marca.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo