A CARREGAR

Type to search

Boas Ideias: “Sem polinizadores, não podemos sobreviver”

A cidade finlandesa de Lahti encomendou cinco apartamentos com vista para o lago, a autoria é do designer premiado internacionalmente Tapio Anttila. O que torna a comissão especial é o facto de os apartamentos serem do tamanho de uma caixa de sapatos e os inquilinos serem insetos. Lahti espera que os apartamentos inspirem jardineiros domésticos a atrair polinizadores aos seus próprios quintais.

”Hotel para insetos de estilo de vida ecológico”
O nome inicial do projeto era ‘espeto de kebab. Pegamos em alguns pedaços redondos de casca de árvore, fez-se um furo no meio e empilhou-se à volta de uma haste roscada. A casca é bastante robusta, depois há muitos buracos naturais que os insetos podem usar. O telhado foi inspirado no clássico quiosques de copa de estilo funcional que podemos encontrar, por exemplo, em Helsínquia.

A cidade de Lahti, na Finlândia, começou a sua campanha “Sem polinizadores, não podemos sobreviver” distribuindo pacotes de sementes de plantas de prado e placas de jardim “Eu polinizo aqui” aos cidadãos. Agora, a cidade instalou apartamentos para polinizadores cujos locais de nidificação diminuíram enormemente.
Os apartamentos polinizadores foram projetados pelo aclamado arquiteto de interiores e designer de móveis Tapio Anttila. Cinco apartamentos de design exclusivo foram colocados no pitoresco Parque Mukkula Manor de Lahti. A cidade de Lahti espera que os apartamentos inspirem os jardineiros domésticos a fazer a sua parte pelos polinizadores.
Estes apartamentos de design são exemplos elegantes de design funcional, mas natural. Em larga escala, no entanto, o nosso ambiente é muito limpo hoje”, afirma Hanna Mattila, gestor do projeto. “Precisamos de Vida positiva para a natureza” na cidade de Lahti, e continua: “Precisamos que os quintais tenham todos os tipos de cantos e recantos para insetos e polinizadores viverem. Os troncos de árvores são locais de nidificação fantásticos para polinizadores e insetos! Se, por exemplo, cortar uma árvore no seu quintal, deve deixar o tronco ou até mesmo uma pilha de galhos para eles”, sugere Mattila.

“Ninho para polinizadores fãs do funcionalismo”
Ao contrário dos outros, prendemos isto no tronco da árvore, onde se parece um pouco com um burl.”

“Para os insetos que compreendem o modernismo escandinavo”
O telhado ficou divertido porque tem uma forma muito orgânica. As ripas retangulares
tornar a estrutura muito vertical e limpa. O layout interior é em forma de lago.

“Um lugar para ficar para os insetos amantes do racionalismo
Inspiramo-nos um pouco na arquitetura de betão dos anos 70.

“A morada das criaturas que apreciam a vanguarda”
Tem um pouco da arquitetura Le Corbusier e aberturas irregulares. O quadro parece que é
feito de blocos de Lego. No topo há um telhado rústico de casca de árvore.”

Funcionalismo e vanguarda na perspetiva do sapo
Quando Tapio Anttila foi convidado pela cidade de Lahti a criar apartamentos de design para polinizadores, ele não pôde deixar de sorrir. Anttila, conhecido como arquiteto de interiores e designer de móveis, recebeu inúmeros prémios como o Kaj Franck Design Prize em 2018, vários Good Design Awards e o Top Designer Award em 2017. Projetou itens para muitos grupos demográficos, incluindo animais de estimação, mas os insetos foi uma experiência completamente nova. O projeto durou pouco mais de um mês e provou ser extremamente gratificante.
Sempre fui uma pessoa que simplesmente se apressa para as coisas se ficar entusiasmado. Consegui realmente me soltar-me com este projeto. Foi uma espécie de terapia.
Anttila explica que geralmente inicia projetos criando e passa rapidamente para a modelagem 3D, mas este projeto especial foi executado como uma oficina, que lembra as jam sessions dos músicos. Há muito pouca preparação e o processo passa pela sensação com os materiais na vanguarda.
O design naturalista dos apartamentos combina materiais ásperos como casca de árvore com diferentes tendências arquitetónicas. Anttila diz que cada apartamento se inspira em diferentes fontes, como o “Ninho para polinizadores que são fãs do funcionalismo” e o “Moradia para criaturas apreciadoras da vanguarda”, inspirado em Le Corbusier.
Além do processo e dos materiais, Anttila diz que a colocação dos apartamentos proporcionou um desafio adicional. Mesmo que os apartamentos sejam feitos para polinizadores, os humanos ainda precisavam de serem considerados: “O ângulo de visão de um objeto é extremamente importante. Olhamos para uma cadeira de cima, mas esses apartamentos devem ficar bem quando vistos de baixo, da perspetiva do sapo

 

Amigos dos polinizadores

Sementes

A oferta de pacotes de sementes de prado deu o pontapé inicial no projeto “Sem polinizadores não podemos sobreviver” da cidade de Lahti no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. Dos 10 000 pacotes de sementes produzidos, metade já foi distribuída aos residentes em Lahti. A cidade continuou a campanha produzindo 100 placas de “Eu polinizo aqui”, que foram distribuídas em meia hora no dia 18 de junho.
Além de apartamentos, sinalética de quintal e pacotes de sementes, a cidade de Lahti instalará iluminação exterior favorável aos polinizadores e organizará uma “Noite dos Polinizadores” para incentivar os cidadãos a desligarem a sua iluminação exterior desnecessária.

Para saber mais: https://www.lahti.fi/en/

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo