A CARREGAR

Type to search

Destino Madrid: El Capricho de La Alameda de Osuna

Este belo jardim (situado no bairro de Barajas e aberto apenas aos fins de semana e feriados) é um dos parques mais bonitos e, paradoxalmente, mais desconhecidos de Madrid (especialmente o seu bunker da Guerra Civil).

Texto e fotografia: Viver com Gosto

Construída entre 1787 e 1839 para os duques de Osuna, teve como principal promotora a duquesa, senhora María Josefa de la Soledad Alonso Pimentel. Protetora dos artistas, toureiros e intelectuais, a Duquesa criou um verdadeiro paraíso natural que foi frequentado pelas mais ilustres personalidades da época e onde trabalharam os mais prestigiados artistas, jardineiros e cenógrafos.
Após a morte da Duquesa, iniciou-se o seu declínio, que foi imparável até que a Câmara Municipal de Madrid comprou o parque em 1974 e iniciou a sua recuperação, que terminou em 1999. O parque alberga uma importante riqueza botânica, escultórica e artística. Contém templos, ermidas, fontes, pracinhas e o palácio dos duques, que em breve acolherá (após a conclusão das obras de restauro) um espaço interativo, com projeções 3D, salas de conferências e exposições permanentes, onde será apresentada a figura da duquesa, verdadeira protagonista.
O jardim oferece três estilos diferentes: o parterre ou jardim francês, a paisagem inglesa e o giardino italiano. Em frente à fachada poente do palácio estende-se o canteiro, com as suas sebes recortadas como se de um bordado no chão se tratasse. Na parte baixa encontra-se o Italiano, o espaço mais antigo da herdade, que mistura sebes com árvores onde se pode apanhar sol no inverno ou abrigar-se à sombra do sol de verão. Perto dali, o labirinto, pensado para brincadeiras amorosas e esconderijos, é feito de louro e respeita os planos daquele plantado durante a vida da Duquesa. Por fim, o resto do parque é concebido como um típico jardim inglês, evocando a natureza no seu estado mais puro, convidando a passear e a parar nos recantos mais escondidos.

Enquadramento
As características naturais e artísticas do jardim “El Capricho” permitem-lhe desfrutar de um ambiente cheio de sensações e repleto de histórias em cada um dos seus recantos. Artistas iluminados construíram pavilhões, traçaram percursos, organizaram lençóis d’água e criaram salas que aliavam beleza, grandiosidade e singularidade e representavam para o espetador a festa, o jogo, o amor e as obras da natureza.
Bosques de lilases e amoreiras
conferem ao jardim um lindo colorido primaveril. Nos seus prados e passeios é possível observar notáveis exemplares de carvalhos, pinheiros, ciprestes, teixos, cedros, plátanos e castanheiros-da-índia. Esta riqueza vegetal alberga uma fauna muito variada, destacando-se entre as aves: melros, pombos-torcazes, pica-paus, chapins, tordos, rouxinóis, etc., bem como cisnes negros e patos e entre os mamíferos: esquilos vermelhos, musaranhos, ratos comuns e ratos de campo.

Informação útil
Horário
De 1 de outubro a 31 de março, sábados, domingos e feriados das 9h às 18h30.
De 1 de abril a 30 de setembro, sábados, domingos e feriados das 9h às 21h.
Nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro o parque está fechado ao público.

Localização
Paseo Alameda de Osuna, 25 28042 Madrid
Bairro / Distrito: Alameda de Osuna / Barajas

Transporte mais próximo
Metro: El Capricho (linha 5)
Autocarro: 101, 105 e 151

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo