A CARREGAR

Type to search

Plantas silvestres na Serra do Açôr – Linaria triornithophora

Observar plantas silvestres na Serra do Açôr, em Portugal, é uma experiência rica e imersiva para quem aprecia natureza, botânica e paisagens serranas autênticas. A serra, localizada no centro do país (entre os concelhos de Arganil, Pampilhosa da Serra e Covilhã), faz parte da rede Natura 2000 e é conhecida pela sua biodiversidade, com especial destaque para espécies endémicas, relíquias botânicas e habitats de grande valor ecológico.

Texto e Fotografia: Viver com Gosto

Planta herbácea, glabra, verde-azulada, que pode durar mais de 2 anos. Caules: os férteis são erectos, simples ou ramificados (50 a 130 cm); os estéreis são mais curtos. Folhas: as dos caules férteis são verticiladas (3,5) e sésseis, lanceoladas ou ovado-lanceoladas, agudas; as dos caules estéreis são menores e igualmente verticiladas. Inflorescências: flores rosadas/rosa-purpúreas, zigomórficas, dispostas em cacho (3 a 25), inseridas, em geral, em verticilo de 3 a 5, e sustentadas por pedicelos erectos; corola (33 a 57 mm) formada por 5 pétalas soldadas formando um tubo que se abre ao exterior por dois lábios (bilabiada), lábio superior erecto com dois lóbulos separados, lábio inferior trilobado, em que o palato (amarelo) fecha quase completamente a garganta do tubo (fauce); tubo cilíndrico, prolongado, na base, por um esporão linear, ligeiramente encurvado; cálice composto por 5 sépalas lanceoladas; androceu constituído por 4 estames inclusos, iguais dois a dois (didínamo); gineceu com ovário bilocular, com estilete erecto. Fruto: cápsula. Floresce de Abril a Setembro. Fonte: Museu Virtual da Biodiversidade

Linaria triornithophora / Esporas bravas
Espécie: Linaria triornithophora
Descritor(L.) Willd.
Género: Linaria
Família: Plantaginaceae
Ordem: Lamiales
Sub-classe: Lamiidae
Classe: Magnoliopsida
Sub-divisão: Magnoliophytina (Angiospermae)
Divisão: Spermatophyta
Tipo Fisionómico: Hemicriptófito
Distribuição Geral: Península Ibérica
Nome(s) comum: Esporas-bravas
Habitat/Ecologia: Na orla de matagais, bosques caducifólios (carvalhais), sebes. Em locais geralmente sombrios e siliciosos.
Ripícola
Época Floração: Abril – Setembro

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo