A CARREGAR

Type to search

Localização: Valência, Espanha
Arquitecto: Santiago Calatrava
Ano de inauguração: 2001
Área construída: 40.000 m²
Área ajardinada: 17.000 m²

Fotografia: Vasco de Melo Gonçalves

Passeio ajardinado espetacular com uma zona expositiva que oferece vistas panorâmicas sobre o complexo da Ciutat de les Arts i les Ciències em Valência. Com mais de 17.000 metros quadrados, este miradouro permite contemplar todos os edifícios, espelhos de água, passeios e zonas verdes do complexo.

A vegetação do Umbracle é típica do Mediterrâneo, da Comunidade Valenciana e de regiões tropicais, alterando o seu aspeto ao longo das estações do ano. Para além disso, poderás apreciar uma interessante coleção de esculturas contemporâneas no Passeio da Arte, de acesso livre.

Arquitetura
Desenhado por Santiago Calatrava, o Umbracle é o pórtico monumental de entrada na Cidade das Artes e das Ciências.

Localizado na fachada sul do complexo, junto à autoestrada de El Saler, com 320 metros de comprimento e 60 metros de largura, representa uma solução inovadora que conjuga as necessidades de estacionamento do complexo com a estética dominante do conjunto.

É um passeio-miradouro formado por uma sucessão de 55 arcos fixos e 54 arcos flutuantes com 18 metros de altura.

Botânica
Está povoado por espécies autóctones que mudam de forma e cor consoante a estação do ano. A cuidada disposição das flores cria uma harmonia cromática delicada, com destaque para o vermelho, amarelo, laranja, violeta e branco.

O jardim está rodeado por mais de 80 palmeiras, 29 laranjeiras amargas, diversas variedades de arbustos típicos da Comunidade Valenciana, como estevas, lentiscos, budleias, ervas-das-pampas ou plumbagos; plantas como a Dama-da-Noite; trepadeiras como madressilvas; plantas rasteiras como lantanas; e uma centena de plantas aromáticas como alecrim e lavanda.

A imitar a natureza: A biomimética
Graças à colaboração com a empresa Biomimetiks e sob o lema A imitar a natureza, foram desenvolvidas fichas educativas com exemplos que a própria natureza oferece para criar soluções inovadoras. Após consultar estas fichas, o visitante pode observar esses exemplos no próprio complexo, ao longo do percurso pelo Umbracle, identificando formas das espécies vegetais que ilustram os princípios da biomimética.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo