Perto de Millenium Bridge, Londres, Inglaterra
[i]Fotos: Catarina Gonçalves[/i]
A água está cada vez mais escassa e cara com os Verões cada vez mais longos e calorentos. Existem pequenas actividades práticas que se podem fazer como a recolha de água das chuvas no Inverno e Outono e a utilização de sistemas de rega nos canteiros pode poupar muita água.
Aplicar as plantas certas para a região onde estamos é muito importante especialmente em regiões de mais calor. As plantas têm que ter a capacidade de sobreviver a períodos de fortes temperaturas e seca, a rega só deve ser feita muito cedo de manhã ou ao final da tarde quando fica mais fresco, a relva no jardim pode-se deixar um pouco mais crescida para que não necessite de tanta água.
A água também está presente no jardim como elemento decorativo, pela sua pureza e claridade.
Existem dois tipos de elementos com água que se podem aplicar num jardim, um é formal na aparência e método de construção o outro é mais natural na sua forma e o método de construção é mais flexível.
Seja qual for o tipo de construção utilizado, a água como elemento é muito terapêutico e cria uma nova atmosfera no jardim.
Existem medidas de segurança que se têm que utilizar especialmente quando crianças vão utilizar o jardim também, por isso se deve sempre consultar um especialista.
Fontes e pequenos lagos são bastante populares, podem ser tratados com químicos em que a água parece mais transparente e limpa, ou podem usar-se plantas como certas algas e plantas aquáticas, nomeadamente Calla, Iris ou Juncus para fazer a limpeza da água assim de forma muito mais ecológica do que com a utilização de químicos.
Fontes e pequenas cascatas são muito utilizadas pelo som que a água produz que é muito relaxante, um método usado por algumas filosofias e para meditação.
Não é sempre uma condição contratar alguém, mas é importante saber as limitações a nível criativo e de construção, um designer ou arquitecto podem fornecer uma gama de ideias que no imediato não pensamos.
Parceria:
Licenciada em Garden Design BA (Hons) pela Universidade de Greenwich. Viveu em Inglaterra durante 6 anos em Tonbridge, Kent e voltou para Portugal em 2007, em Setembro desse ano foi publicado o primeiro número da revista Tudo Sobre Jardins, revista Portuguesa dedicada ao garden design e paisagismo. Em 2008 começou o seu próprio atelier de Garden Design, CatarinaGDesigns. O seu objectivo principal é dar a conhecer o mundo do Garden Design, uma disciplina incrível e ideal para aqueles que querem trabalhar no mercado residencial, num contacto mais próximo com o cliente e para quem gosta, para além das plantas claro, muito de decoração e complementos exteriores.
Actualmente participa regularmente neste Portal com artigos na área paisagística e é responsável editorial da revista Tudo Sobre Jardins. Website CatarinaGDesigns e Garden Design Tools.