A CARREGAR

Type to search

Aloe Vera: Inúmeras Propriedades Medicinais

No processo de escolha da planta do mês sinto por vezes que muita coisa fica por dizer acerca da maioria das plantas e decididamente algumas mais que outras. É este o caso do Aloes sobre o qual há tanta coisa para dizer. Tentarei portanto apelar à minha capacidade de síntese.

História

O Aloe é uma planta suculenta originária da África do Sul, da Província do Cabo, da África Tropical e de Madagáscar onde algumas espécies correm sérios riscos de extinção. Existe ainda na Península Arábica, e Antilhas mas é hoje plantado um pouco por todo o mundo, onde é muito apreciado e utilizado devido aos seus múltiplos usos internos e externos. Quando cultivado em climas temperados, é necessário protegê-lo da geada. Dá-se muito bem em vasos, como planta de interior. Existem cerca de 400 variedades de Aloes, uma das variedades era já conhecida nos tempos bíblicos onde era utilizada na extracção de madeira. Na Malásia e Índia é utilizada uma outra variedade no fabrico de incenso. Nos países islâmicos simboliza a paciência. Era conhecida dos Gregos e Romanos e diz-se que Cleopatra utilizava as folhas frescas diariamente nos seus tratamentos de beleza. A variedade que aqui nos interessa é Aloe vera ou Aloe barbadensis. O Aloes do Cabo, ou Aloe ferox, é muito cultivado nas Antilhas. No Brasil é conhecida por babosa. O Aloes envasado tem um teor mais baixo de antraquinonas (aloína).

Descrição botânica

O Aloe vera é uma das cerca de 400 variedades do Aloe. Foi durante muito tempo considerada da família das Liliáceas, mas estudos recentes classificam-na como pertencente à famílias das Asphodeláceas. É uma planta vivaz, de folhas suculentas, longas e espessas, de cor verde claro. Atinge cerca de 60 centímetros de altura, espigão com flores amarelas ou laranja. Resistente às secas e sensível às geadas. Gosta de solos secos e bem drenados. É também conhecida como Cacto-dos-Aflitos e Cura-Câncros.

Composição

Traquinona (aloína e aloe-emodina), mucilagem, resinas, taninos, polisacáridos, aloectina-B, cálcio, fósforo, cobre, magnésio, ferro, potássio, zinco, vitaminas A, B1, B5, B6 e B12, C. Ácidos gordos (gamalinoleicos), prostanglandinos que ajudam a diminuir a inflamação e aumentam o poder cicatrizante das feridas.

Propriedades

Externamente é utilizado fresco e directamente sobre a pele no alívio de queimaduras solares e outras, incluindo queimaduras de radiação devido à sua acção refrescante, anti-inflamatória e regeneradora do tecido celular restituindo rapidamente os líquidos nas três camadas dérmicas, aliviando a dor e nutrindo a pele devido à sua riqueza em aminoácidos e vitaminas. Utiliza-se ainda em picadas de insectos e feridas várias, como cicatrizante, anti-bacteriano e antiviral. De um modo geral alivia quase todos os problemas de pele que requeiram um remédio calmante e adstringente, como por exemplo em casos de varizes. É um excelente regenerador celular acelerando o crescimento de novas células eliminando as velhas, por isso tem sido utilizado com sucesso na cura de vários câncros de pele e outros. É vaso-dilatador, dilatando os capilares, e aumentando o fluxo sanguíneo. É útil no tratamento do reumatismo e artrite. Úlceras pépticas e estomacais, hipertensão, pé-de-atleta (antifungico), anemia e acne. É ainda utilizado para aliviar aftas e doenças das gengivas, verrugas e estrias.

A melhor forma de utilizar o Aloe vera é cortar uma folha na longitudinal, abrindo-a, e aplicar o gel transparente sobre a pele ou couro cabeludo, tendo o cuidado de não utilizar a parte amarela da base da folha que é muito amarga e pode causar irritação da pele em pessoas mais sensíveis. O resto da folha que não se utilize pode ser guardado no frigorífico ou congelador e utilizado como emplastres frescos. Conservam-se assim vários meses quando cortado na perpendicular à folha.

Para uso interno, é necessário ter muito cuidado e seguir aconselhamento médico, pois existem muitas adulterações no mercado. Estas adulterações existem sobretudo nos produtos utilizados nas extracção e estabilização do gel. Este gel amargo é um potente laxativo, causando contracções do cólon, e originando movimentos intestinais 8 a 12 horas após a sua ingestão. Em doses baixas estas propriedades amargas estimulam a digestão e em doses altas são purgantes.

Cosmética

O Aloe é muito utilizado em cremes de beleza e shampoos, mas aqui mais uma vez é necessário ter a atenção as marcas. O melhor mesmo é ter sempre à mão uma planta e utilizá-la fresca.

Contra indicações

O Aloe não deve ser consumido internamente durante a gravidez dadas as suas características purgativas. Também não deve ser utilizado em caso de hemorróidas ou doenças renais.

Tags:

120 Comments

  1. josé joaquim 6 de Novembro de 2011

    Eu tenho vários pés de aloé vera semiado no quintal,se houver alguem enteressado posso oferecer alguns.já agora quero deixar o meu testemunho sobre esta planta:eu tinha o psa elevado e fui ão médico para fazer o exame rental e o médico preguntou-me se eu andei a tomar medicação para baixar a prostata,e eu nem seque me lembrei de lhe dizer que andei a tomar a aloé vera ,portanto não tenho duvidas esta planta é mesmo muito boa para este tipo de problemas e continuo a fazer o charope cá em casa e tomo 3 vezes ão dia.

    Responder
  2. liana Souza 14 de Novembro de 2011

    Ola Sr José Joaquim, li sua msgem oferecendo aloe vera, eu moro na Suecia aki nao encontro mesmo esta planta.
    Sera q sr poderia por favor me arrumar algumas folhas destas??? Quando eu for a Portugal?
    MEU EMAIL É LIANACOSTASOUZA@YAHOO.COM.BR
    mUITO oBRIGADO. liana.

    Responder
  3. liana Souza 14 de Novembro de 2011

    OLA SR JOSÉ JOAQUIM, POR FAVOR ENTRE EM CONTATO COMIGO, POR FAVORRR.
    LIANACOSTASOUZA@YAHOO.COM.BR

    OBRIGADO. LIANA

    Responder
  4. maria joao b luzia 17 de Novembro de 2011

    olá! a minha mae viveu atormentada durante anos com uma ulcera numa perna que medicada nao sarou nunca.Com a aloe vera em 2 semanas sarou com as folhas abertas e colocadas directamente na ferida.
    Como eu tenho varios pes desta maravilha,todas as manhas corto um pouquinho só de polpa e junto a um copo de agua e bebo em jejum…Com 57 anos nao tomo um comprimido para nada.
    As folhas da verdadeira aloe vera cresce na vertical e não enrolam.
    Na zona de Torres Vedras oeste de Portugal existem uns frades que vendem o milagroso charope de aloe vera,como tambem vendem a verdadeira planta por um preço simbólico.cumprimentos.

    Responder
  5. beatriz 21 de Novembro de 2011

    porcaria e seca

    Responder
  6. Antonio de Sousa Lopes 22 de Novembro de 2011

    Bom dia sra. Maria João, será possivel cederme a direção destes Frades que vendem a verdadeira Aloé Vera, ou numero de telefone, gostava de adquirir 1 pé desta planta. ou a Sra. cesder me um pequeno rebento de uma das suas plantas, agradecia que me respondesse á minha menssagem, obrigado, Antonio.

    Responder
  7. maria ferreira 27 de Novembro de 2011

    tantas opinioes diferentes mas como diz o ditado a fe e que nos salva tenho uma filha na inglaterra ha 2 meses descobriu que tinha cancer no peito no figado e no osso da perna corri para la minha amiga me falou nessa planta me enssinou a fazer com toda a fe minha filha tem tomado eu sei que a quimio tambem trabalha mas as 2 coisas juntas gracas a deus o temor do peito e do figado estao a diminuir de tamanho eu sou de opiniao que tratem com essa planta natural nao e tao mau de tomar e assim a minha receita que veio da zona de torres vedras da zona dos frades que a cultivam somente o jel de 3 folhas de aloe vera meio quilo de mel e um trago de brand(quer dizer um pouquinho) bate com a trituradoura guarda no frigorifico num frasco e toma antes da refeicao 1 colher assim me enssinaram e esta e a minha fe e esperanca que ajude a minha filha que deus vos melhor a todos maria

    Responder
  8. Maria do Céu 7 de Dezembro de 2011

    Boa tarde, em Lisboa no Largo da Luz nº11 no seminario dos Franciscanos vende-se o xarope preparado naturalmente por eles cada garrafa custa 8€50, o nº de telefone é 217140515, vende-se também perto de Torres no Varatojo no convento do Varatojo o contacto telefónico é 261314120
    Cumprimentos e as melhoras para todos

    Responder
  9. vera regina 11 de Dezembro de 2011

    Gostaria de saber se tem alguem que faz garrafada de aloevera em portugal se tiver alguem que faz por favor entre e contacto deixo o meu e-mail.
    veraregfernandes@hotmail.com

    Responder
  10. Zemira Amara Nery da Costa 13 de Dezembro de 2011

    Há muitos anos minha avó já usava a Babosa para curar queimaduras, em qualquer um de nós. Os efeitos são maravilhosos não deixam nem as cicatrizes, o importante é limpar bem o ferimento para aplicar a polpa da planta. Colocar medicamento sobre a região suja, compromete o processo da cura podendo muitas vezes apresentar inflamção, pois a camada de impurezas não permite que o gel da babosa penetre, e possa agir com seu efeito benéfico. Zemira Costa

    Responder
  11. Manuel Apolinário 15 de Dezembro de 2011

    Sofro duma dermatite no peito há mais de vinte anos e estou cansado de utilizar produtos convencionais, receitados por diferentes dermatologistas, sem qualquer resultado.
    Alguém me pode ajudar, explicando-me se posso ou não utilizar Aloé Vera e como para melhorar a minha situação.
    Grato pela atenção dispensada, obrigado, Manuel.

    Responder
  12. felismina 17 de Dezembro de 2011

    Sofro de miomas no utero ja tomei mais de 300 comprimidos danazol neste ano. sempre que faco consultas os medicos dizem que os miomas tem pequena dimenssao e que os tais comprimidos irao solucionar o problema. alguem pode me ajudar explicando-me se posso tomar o aloe vera para resolver o meu problema.
    Muito obrigado

    Responder
  13. Maria Veloso 28 de Dezembro de 2011

    Quero dar os parabéns á autora do artigo sobre aloé vera, que originou esta vasta participação…e não posso deixar de lançar um alerta para produtos comercializados sem certificação, o aloé vera é realmente muito benefico em város aspectos e a sua toma recomenda-se para imensos casos (desde que não possua aloina e para isso a sua estabilização terá que ser por metodos de estabilização a frio).
    Sou consumidora do suco de aloé vera há já 8 anos e consumo-o diariamente…além de ter resolvido os meus problemas, tenho vindo a ajudar imensas pessoas a resolverem os delas. Pra mais informações disponham do site acima mencionado.

    Responder
  14. Joaquim Magalhaes 1 de Janeiro de 2012

    Faço em minha casa um preparado com Aloe. 95% Aloe e 5% aromatizantes.

    Aplica-se nas artroses (joelhos e dedos) As dores são francamente atenuadas e assim se evitam tomar anti inflamatórios que prejudicam a nossa saude. São frascos de 300 mls e vendo a 30 euros. Se alguem estiver interessado envie pedido por mail para o seguinte endereço: ria639@sapo.pt

    Responder
  15. rosa varanda 24 de Janeiro de 2012

    Eu tenho alguns, vasos de aloé vera para as queimaduras é maravilhoso

    Responder
  16. Emilia Reis 3 de Março de 2012

    Estou maravilhada com o que li,sobre aloe vera.Sou enfermeira e gostava muito de poder ajudar os meus doentes ,tanto com o xarope,como com algum creme ou aplicação directa para curar feridas,de diabeticos ou outras.gostava de me informar até á exaustão (atraves da leitura ,ou testemunhos de pessoas que resolveram seus problemas de doenças).onde poderei adquirir o aloe barb.
    miller,para ter no jardim.obrigada

    Responder
  17. Andréa 7 de Março de 2012

    Fernanda, obrigada pelas informações!
    Concordo com que gestantes não podem utilizar a planta in natura. Atualmente tem produtos confiáveis para que as mamães possam ingerir, mas tudo necessita de acompanhamento médigo. FATO REAL: Na Bolívia, quando uma mulher está dando a luz e o bebê está com dificuldade para sair, cortam uma folha de aloe vera ao meio, a parteira coloca na horizontal na altura no ventre, o bebê sai com facilidade. Isso foi contado a mim e ao meu marido por uma senhora boliviana que reside no Japão. Método utilizado em povoados por parteiras. Portanto é perigoso o uso in natura, preparação em casa.
    Como também em Japão, o suco estabilizado de aloe vera de uma empresa especializada, é 28 anos o mais consumido por gestantes, com permissão médica.
    As pessoas precisam ter bom senso, informar-se bem e não utilizar tudo que vê pela frente sem consultar o médico.
    Mais uma vez obrigada pela suas informações, vou utilizá-la se me permitir.

    Responder
  18. Augusta Pereira 8 de Março de 2012

    eu tenho a expriencia de que o aloe vera trata rapidamente uma queimadura,uma ferida aberta,e lhe garanto que sei de homens que estavam para ser operados a prostata e depois de um mes de tratamento foram ao seu medico e comfirmaram que estavam curados esta planta e milagrosa

    Responder
  19. Vera 11 de Abril de 2012

    Boa Tarde
    Foi diagnosticado um cancro da mama na minha mãe à 2 semanas, estamos a aguardar data para cirurgia que vai retirar por completo o peito.
    Gostava de saber a planta aloe vera seria bom para a minha mãe tomar, como se faz esse chá e em que doses.

    Cumprimentos
    Vera

    Responder
  20. anabela teixeira 15 de Abril de 2012

    como é que o aloe vera é contra- indicado nas gastrites e nas hemorroidas se este cura hemorroidas gastrites? não estou a perceber as contradições e quanto à planta são todas iguais a aloe vera é só uma e a que existe selvagem também é boa. que

    Responder
  21. Claudia 21 de Abril de 2012

    Ola.
    Eu ja a alguns anos que tenho um equizema na mao direita, é um pouco chato ter esquizema ,pois faz com que eu sinta a minha pel (a mao ) seca e irritada.
    Tenho um cato de Aloe Vera em casa, mas uma vez utilizei esse cato porque disseram.me que fazia bem a pel e fazia secar as borbulhas, mas a mim fez.m foi mais borbulhas … sera que sou alergica a esse cato ?
    Sera que me faz bem ao equizema ? :s

    Responder
  22. maria rocha 21 de Abril de 2012

    boa noite tenho lido que aloe vera fáz bem a muita coisa gostaria de saber se pode ser usado no liquem escloroso vulvar ,pois uso pomadas e não tenho grandes melhoras obrigado Maria rocha.

    Responder
  23. Missao Tanizaki 27 de Abril de 2012

    Para “PQP” os NÃO–ÉTICOS da HUMANIDADE

    Prezados INTERNAUTAS deste BRASIL & Demais PAÍSES,

    Os Meus 5 FILHOS foram VÍTIMAS de MALES da TIREOIDE.

    A 1ª CAÇULA (1º Relacionamento), hoje com 24 anos, no ano passado teve que retirar, CONTRA a Minha Vontade (Tive que Engolir SECO), a Sua TIREOIDE – EU tenho um ”Bocado de EXPERIÊNCIA” em Alimentação SAUDÁVEL e Seus Efeitos MALÉFICOS / BENÉFICOS ao ORGANISMO, desde meus 7 a 8 anos, sempre procurei estudar / ler muito a respeito de tudo que fosse IMPORTANTE, de FATO, para CONSEGUIR/ALCANÇAR (Nasci Raquítico / Frágil: Minha MÃE provavelmente apresentou Carências Nutricionais quando EU estava em Seu VENTRE) uma VIDA SAUDÁVEL.

    A 2ª CAÇULA, hoje com 14 anos, no ano passado teve ligeiro “ENGROSSAMENTO” do PESCOÇO – A MÃE pediu para levar ao MÉDICO, levando me apresentar reação imediata de SER CONTRA, com PÉ no CHÃO, porque Muito NOVO, já bem CONSCIENTE, aprendi que NÃO se deve ACREDITAR / CONFIAR na Maior Parte do que a Medicina Brasileira tem “VENDIDO” neste PAÍS. Algo semelhante, também ocorreu com o CAÇULO.

    A Minha FILHA Mais VELHA, também VÍTIMA de um dos MALES da TIREÓIDE teve a sua GLÂNDULA removida por CIRURGIA.

    O Meu FILHO Mais VELHO recentemente apresentou um EMAGRECIMENTO SÚBITO, com Perda da Massa Corpórea de 8 Kg – foi atrás dos Recursos da MEDICINA, mas pelo VISTO não podemos esperar pelas SOLUÇÕES ALMEJADAS que é o Seu Restabelecimento da SAÚDE, Sem SEQUÉLAS.

    Todos os MALES acima apresentado teriam sido EVITADOS se a SAÚDE PÚBLICA fosse CUIDADA observando–se a ÉTICA, priorizando a VOZ da SABEDORIA & Os Conhecimentos MILENARES.

    Neste BRASIL, como nos Demais PAÍSES do MUNDO, a Maioria das PESQUISAS são concluídos em CURTÍSSIMO TEMPO se comparados com os Conhecimentos MILENARES – A Maioria dos RESULTADOS das PESQUISAS são utilizados pela Classe Empresarial que pouco ou nada preocupam com as CONSEQUÊNCIAS DANOSAS que possam AFETAR os Seus CONSUMIDORES.

    No caso dos Produtos Farmacêuticos é considerado NORMAL lançar Novos Produtos, sem Informações de Contra Indicações por FORÇA dos LUCROS a Qualquer CUSTO – ACREDITE nessa AFIRMAÇÃO ! ! ! ! ! !

    Para não deixar qualquer DÚVIDA informo que as Contra Indicações só passam a constar nas BULAS, após Submeter a Sociedade Brasileira como COBAIA (Toda Sociedade Brasileira está sendo USADA ! ! ! ! ! ! ) – Com ISSO recomenda–se que a Máxima PRUDÊNCIA com Lançamento de Novos Produtos no Mercado, certo que REDUZIRÁ os RISCOS de se tornar VÍTIMA & PRESA FÁCIL e assim, estará, também, contribuindo para re–estabelecer as ORDENS ÉTICAS em toda HUMANIDADE.

    Notícias recentes circulam na INTERNET sobre mais um ABSURDO das “MENTIRAS tornando– se VERDADES”: a BABOSA & DERIVADOS (Bebidas / Suplementos / ETC.) estão PROIBIDOS de serem COMERCIALIZADOS neste BRASIL induzidos pelos INDIVÍDUOS ABUSADOS NÃO–ÉTICOS – AQUI deixo a Minha DICA / RECADO: toda Sociedade Brasileira pode / deve realizar a Busca com a Palavra Chave: “Supplement””Aloe Vera” e tirar Suas CONCLUSÕES.

    Aos Cidadãos Brasileiros, também, cabe se informar que OMISSÃO é CRIME – o Mais GRAVE para os Seus FILHOS & NETOS, mas para a Sociedade Brasileira, como um todo, corre Grande RISCO de ver a IMAGEM BRASILEIRA MANCHADA por Muitas DÉCADAS, capaz de COMPROMETER SERIAMENTE o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do BRASIL, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    OBSERVAÇÃO: temos recomendado, com PÉS no CHÃO, ampla utilização do MAGNÉSIO, BABOSA (Aloe Vera), Alimentação / Nutrição / Dieta capazes de contribuir na ALCALINIZAÇÃO do ORGANISMO, Uso CAUTELOSO de FIBRAS Alimentares porque podem inibir absorção de Gorduras, mas podem causar CARÊNCIAS de outras Sustâncias de que necessitamos, Redução Sensível no Consumo de Carnes / Derivados (Porque, além de serem ACIDIFICANTES do ORGANISMO, na atualidade estão nos proporcionando EXCESSOS PERIGOSO de Minerais, Vitaminas, entre Outros) e quando for utilizá–los recomenda–se os Produtos ORGÂNICOS.

    NOTA Filosófica 01: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – Dê Um Passo em sua Filosofia de VIDA, apresentando– nos as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.).

    NOTA Filosófica 02: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZES no Dia a Dia ! ! ! ! ! !

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missaotanizaki@yahoo.com.br (PRINCIPAL)
    missao.tanizaki@yahoo.com.br (Alternativa NÃO–USUAL)
    OSCIPE (*) – Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    (*) REF.: Definições do SEBRAE

    Responder
  24. celina menezes santos 30 de Maio de 2012

    minha neta tem dermatite atopica grave e esta na crise alias percebo que esta crise nunca cessa soube que somente sete tipos da aloe nao sao toxicas
    qual devo comprar aonde e como aplicar ?
    ha postado em 04/12/09 pelo sr mario azevedo que sua filinha de 4 meses teve uma melhora ,porem me parece que ha contra indicações inclusive informou ate o post para consulta nao consegui abrir e tambem gostaria desta resposta informomeu @ ate mesmo porque gostaria de trocar informaçoes com o sr mario a respeito da atuação e desjar boa sorte no combate a esta doença
    certa de sua atençao obrigadacelininhamenezes@yahoo.com.br

    Responder
  25. Manuel Araujo Ferreira 28 de Julho de 2012

    Boa tarde D. Fernanda. Tenho uma pequena mancha avermelhada no centro do peito e, depois de utilizar vários cremes receitados por demartologistas, gostaria de experimentar o Aloevera. Pelo que a cabei de ver no seu blogue esta planta tem caracteristicas quase milagrosas.
    Como o Sr. José joaquim se disponibiliza para ceder algumas, será que não me poderia fazer o favor de informar o seu contacto, a fim de lhe poder fazer o pedido directament?
    Ficar-lhe-ia muito grato.

    Responder
  26. Nadja Silva 4 de Setembro de 2012

    Prezados Senhores,

    Aceito e respeito as colocações de vocês em relação a restrição do uso da Aloe Vera em pessoas com problemas renais, mas conheço 02 pessoas que estavam desenganadas pelos médicos e já faziam hemodiálise, souberam do poder curativo da babosa e começaram a usar os produtos da Forever (aliás todos compostos de aloe vera) e num dos casos os médicos lhe disseram: “Simplesmente não sabemos o que o senhor está fazendo, continue pois está dando certo” suas funções renais voltaram ao normal e eles usam o produto apenas para munutenção. Sem mencionar outros casos em que os pacientes tinham cancer de bexiga ou do rim, acredito que todas as literaturas médicas não são atualizadas, será necessário rever a opinião dos médicos em relação a esses novos desfechos.

    Atenciosamente,

    Nadja Silva

    Responder
  27. eliane 12 de Setembro de 2012

    gostaria de saber se aloevera e realmente bom para quem tem algum tipo de cancer,e para quais doença serve esse santo remedio.obrigado sou do rio de janeiro brasil

    Responder
  28. Manela 11 de Outubro de 2012

    Boa tarde D.Fernanda, agradecia que me informasse se quem tem vários problemas tais como: insuficiencia renal,anemia cronica,tuberculose osseae infecções urinárias constantes,pode tomar Aloe Vera?

    Responder
  29. Cris 12 de Outubro de 2012

    Aloe Vera tem contra indicações ?

    Responder
  30. Antonio 15 de Outubro de 2012

    Excelente conteudo nesta pagina ! Sem duvida as propriedades do Aloe Vera sao inumeras e as suas aplicaçoes tambem! Para informaçoes sobre os beneficios deste produto para problemas de acne pode visitar http://www.aloveraforacne.net ! Mais uma vez grande conteudo sobre as propriedades desta fantastica planta!

    Responder
  31. Carlos Costa 10 de Novembro de 2012

    Gostaria de saber se o Aloé é indicado para curar úlceras de pressão, pois tenho feitos todos os tratamentos com a medicina convencional e não tenho conseguido resultados satisfatórios.

    acarlosvc@sapo.pt

    Responder
  32. Fernando Ladeira 4 de Dezembro de 2012

    Dona Fernanda,
    Obrigado pelo seu interesse pelo Aloé Vera. Não vou entrar em polémicas sobre os poderes curativos do Aloé mas não posso deixar passar certos erros.
    1) O ALOE BARBADENSIS Miller (ou A.Vera Linné) é uma planta originaria da Africa do Norte. Não confundir com o A.Ferox e o A.Barbadensis, esses sim, da RSA.
    2) continua a pertencer à familia das Liliaceae ou Asphodelaceae ou ainda Aloaceae (segundo os paises).
    3) A Foto nao representa um Aloé Vera. Porquê? Porque na foto pode observar espinhos por baixo das folhas coisa que não existe no A.Vera.
    Cultivo 6 variedades de Aloés, das quais o A.Vera ha cerca de 20 anos. Nao é o melhor mas também não é por acaso que lhe chamam o “médico verde”.

    Um abraço e sempre ao seu dispor.
    Fernando

    Responder
  33. F. Ladeira 6 de Dezembro de 2012

    Obrigado, amigo, por não ter deixado meu comentario…

    Eu sei que é mais facil vender produtos (quimicos) à base de Aloés que vender plantas verdadeiras. Mas esperava no minimo, que o amigo tivesse a coragem de nao se esconder quando vende “publicidades” e…vento!

    Veja se encontra uma foto de Aloé Vera mas, nao diga a ninguem que se enganou porque parece mal, ta?

    Um abraço

    Responder
  34. Alvaro 4 de Janeiro de 2013

    Bom dia
    Alguém me pode ajudar.
    Gostaria de saber onde poderei adquirir plantas (em vaso ou não) de aloés na região de LIsboa.
    Também gostaria de saber onde poderei obter formação ou mais informação sobre o cultivo dos aloés.
    Muito obrigado

    Responder
  35. Aida Rocha 28 de Janeiro de 2013

    Tenho uma queimadura provocada com água a ferver e disseram-me que o cato Alo Vera ajudava a cicatrizar e ficar sem marcar.É verdade? Como utilizar esse cato?

    Responder
  36. Cristina Silva 30 de Janeiro de 2013

    É triste ler muitos dos comentários escritos são de uma carga narcisista (do eu é que sei) se sabem assim tanto e com tanta certeza, criem um espaço Vosso e divulguem as ‘Vossas’ informações e respeitem quem só quer partilhar conhecimento.

    Parabéns Fernanda pela partilha de conhecimento!

    Responder
  37. Fernando Ladeira 6 de Fevereiro de 2013

    Ola, amigo Alvaro!
    Em Lisboa é muito facil encontrar Aloés mas, antes de comprar, um conselho:
    Informe-se num jardim botanico para evitar erros como esse da foto. Não ha nada tão parecido com um Aloé como outro Aloé (esse da foto é provavelmente um hibrido).
    Espero ter-lhe sido util,
    un abraço!

    Responder
  38. Fernando Ladeira 6 de Fevereiro de 2013

    Comentado por: F. Ladeira em 6 de Dezembro de 2012 às 10:45:29

    Obrigado, amigo, por não ter deixado meu comentario…

    Eu sei que é mais facil vender produtos (quimicos) à base de Aloés que vender plantas verdadeiras. Mas esperava no minimo, que o amigo tivesse a coragem de nao se esconder quando vende “publicidades” e…vento!

    Veja se encontra uma foto de Aloé Vera mas, nao diga a ninguem que se enganou porque parece mal, ta?

    Um abraço

    So hoje me apercebi que esta resposta se dirigia a uma célebre revista Brasileira…desculpas e “mea culpa”

    Responder
  39. Conceição Martins 9 de Maio de 2013

    O verdadeiro Aloé Vera, é inconfundivél, tenho lido nos comentários que se encontra fácil mas não é fácil encontrar.Os que se encontram nas bermas das estradas aí por cascais, não são verdadeiros.
    Tenho uma plantação de aloés que cultivo á vários anos, pois para obter as propriedades do verdadeiro aloé tem de ser colhido a partir de 3 anos.
    se alguém estiver interessado, podem contactar:conceio.martins@gmail.com

    Responder
  40. Ralitsa 17 de Julho de 2013

    Olá,

    algem sabe onde posso encontrar babosa (aloe arborescens) em Cascais ou Lisboa? Fiz um remedio para tratar cancro no colo do útero com aloe, mel, uisque e água, mas não tenho a certeza se estou a utilizar aloe babosa. Foi um amaiga que me deu aloe que ela tinha plantado no jardim há mais de 5 anos atrás. Obrigada!

    Responder
  41. rosa 22 de Julho de 2013

    Olá,
    Gostaria de saber onde compra a babosa, não quero muda e tem que ter nais de cincos . Sou do Rio de Janeiro. Grata

    Responder
  42. Maria João 16 de Dezembro de 2013

    Boa tarde,
    Tenho um cacto aloe vera num vaso. Entretanto tirei os rebentos pequenos do vaso e meti noutros para o grande ficar à vontade. Acontece que os rebentos pequenos estão amarelos. Deve-se a quê eles ficarem assim?
    Obrigada

    Responder
  43. diamantino santos 24 de Março de 2014

    gostaria de saber se me podem enviar, um vaso de cato de aloés, agradeço, obg, Diamantino

    Responder
  44. Joaquim Caldas 22 de Maio de 2014

    Gostaria de saber se o paciente que realiza hemodiálise pode fazer uso desse xarope?

    Responder
  45. Filomena 13 de Junho de 2014

    Eu tenho a planta e posso repartir com quem pretender. O aloé reproduz-se muito. No entanto, para estar em condições de ser usado, é preciso que a planta tenha mais de 3 anos. E deve ser apanhado no escuro.
    Agora, com o calor, é normal a planta não ficar muito verde. No Inverno, sim; as folhas ficam gordas.
    O bom é o feito em casa; não tem químicos e é puro.
    Quem pretender, entre em contacto comigo e eu envio um rebento, por correio, desta planta milagrosa.
    Que Deus vos abençoe.

    Responder
  46. KArin MEndoza 14 de Julho de 2014

    Boa tarde

    onde posso comprar aloe estado natural, eu moro na Vila Sônia, você conhece um lugar nas proximidades, onde eles vendem aqui?
    Muito Obrigada

    Responder
  47. duarte 28 de Dezembro de 2014

    vendo folhas de aloe vera

    Responder
  48. duarte 28 de Dezembro de 2014

    vendo folhas de aloe vera duartemelogomes@ live.com.pt

    Responder
  49. Maria Julieta 28 de Janeiro de 2015

    Agradecia que me informassem qual a diferença entre estas duas variedades de Aloé.São ambas benéficas?
    Grata pela atenção.
    Maria Julieta

    Responder
  50. Maria Julieta 28 de Janeiro de 2015

    Não consegui anexar fotos,no entanto eu vou tentar mencionar como as vejo.Uma tem as folhas viradas para cima e creio que dá flor amarela.A outra tem as folhas viradas para baixo e é mais escura que a 1ª e dá flor alaranjada/vermelha.Desta última tenho muito em casa e uso na pele ,principalmente para aliviar varizes e dores nas pernas.Posso afirmar que tem sido uma utilização com êxito.No entanto ouvi dizer que para uso interno é prejudicial.
    Grata pelo esclarecimento

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo